COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 29-10-22

NOVA NISSAN FRONTIER ATTACK TEM VISUAL E CONTEÚDO

A picape Nissan Frontier tem fama de robusta, tem motor muito confiável e seu novo design fez aumentar o desejo daqueles que querem uma picape média não só para o trabalho mas para também desfilar nas ruas. Testei a versão Attack que tem visual mais esportivo, rodas de liga leve de 17” e estribo lateral.

A nova Frontier tem um design bem característico que exprime uma sensação de muita robustez principalmente pelo desenho da grade dianteira de grandes dimensões, na cor preta e com logo da Nissan também em preto mas com aro cromado. Seu motor é 2.3 L, bi turbo diesel de 190 cavalos. Ela tem tração 4X4, com seleção de tração em forma de botão rotativo, e câmbio automático de 7 velocidades com função manual sequencial. O motor é silencioso e com isso as viagens ficam mais agradáveis.

A cabine tem espaço, ótimos porta-objetos e destaque para dois porta-copos nas extremidades do painel junto das saídas do ar condicionado fazendo com que a bebida fique por mais tempo gelada. Os instrumentos estão numa tela de 7” e no centro do painel a tela de 8” do multimídia que exibe as informações do computador de bordo.

Alguns itens de confortos importantes: Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) com comandos no volante; Saídas de ar condicionado para o banco traseiro; 3 Tomadas de 12V + 3 Entradas USB-A (3) + 1 Entrada USB-C + 1 Entrada Auxiliar e um  sistema de áudio com antena no teto. Na segurança alguns itens são importantes: 6 Air bags: frontais para o motorista e passageiro, laterais e de cortina; alarme com sistema imobilizador; ABLS – Bloqueio de Diferencial Eletrônico; HDC – Controle automático de descida; VDC – Controle de estabilidade e tração; Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) e HSA – Sistema de auxílio de partida em rampa.

A Nova Frontier é confortável e a posição de dirigir é boa. O consumo de combustível segundo o Inmetro é de 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Andei mais no circuito urbano e o consumo ficou semelhante ao dos testes realizados pelo Inmetro. 

Fabricada na Argentina a Nissan Frontier Attack custa R$274.890. A Nissan disponibiliza por R$244.290 uma versão para os produtores rurais e ainda a versão top denominada Platinum por R$323.890.  

PICAPE FIAT TORO ULTRAPASSA A MARCA DE 450 UNIDADES

Desde 2016, o mercado de picapes não é o mesmo. Em fevereiro daquele ano, a Fiat revolucionou o segmento com o lançamento da Toro, que estreou o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP), ao combinar a força e a robustez das picapes com o conforto, tecnologia e a dirigibilidade dos SUVs. De lá para cá, o modelo ganhou diversas premiações, inovações e novas versões. Agora, a Fiat Toro conquista mais um feito relevante: chegou à marca de 450 mil unidades produzidas no Brasil. Esse sucesso da Toro pode ser comprovado em números.

Ela é a segunda picape mais vendida do Brasil, atrás apenas da Fiat Strada, e possui mais de 80% de mercado em sua categoria em 2022. Vale reforçar que a marca é líder em picapes desde 2005, ou seja, há 17 anos possui a liderança absoluta. A chegada da Toro também foi responsável por consolidar ainda mais a Fiat como referência do segmento. Tanto é que a marca tinha 33,1% de market share de toda a categoria de picapes em 2015 e passou para cerca de 53% atualmente, ou seja, uma a cada duas picapes vendidas no Brasil é Fiat.

Um dos motivos que fez com que a Toro conquistasse o consumidor brasileiro foi seu design autêntico. Ela é vencedora de inúmeros prêmios nacionais e internacionais relativos ao seu projeto, como o iF Design Award e o Red Dot Design Award. No total, a Toro já venceu quase 30 premiações desde que foi lançada. Além dos troféus por seu design, ainda levou para casa outros como o de Melhor Picape da revista Autoesporte (Carro do Ano) na edição de 2016, logo que foi lançada, e de Maior Valor de Revenda. Fabricada no Polo Automotivo de Goiana (PE), a Toro não para de evoluir.

Em 2018, por exemplo, passou a contar com a versão Ranch que segue no portfólio e alia força, design arrojado e itens de série exclusivos. No ano seguinte foi a vez da Toro passar a contar com o conceito italiano S-Design, que traz um visual mais sofisticado, e com a versão Ultra com capota rígida de série. Em 2021, ganhou sua mais importante evolução desde o lançamento. Com isso passou a ser equipada com o Turbo 270, motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil, e ainda estreou o Fiat Connect Me, a inovadora plataforma de serviços conectados da marca.

E não para por aí: recentemente, a Fiat Toro em sua linha 2023 trouxe pela primeira vez na gama Fiat, juntamente com o Pulse, a nova identidade sonora aplicada aos veículos da marca, uma nova experiência para o usuário que oferece ainda mais prazer ao dirigir. Além disso, também chegou com atualizações em todas as versões, trouxe de volta o pack opcional S-Design, além de novo volante e cores, entre outras novidades. 

ALIANÇA COLOCA MAIS CARROS ELÉTRICOS NAS RUAS DE SP

Como parte das iniciativas da Aliança pela Mobilidade Sustentável, ação liderada pela 99 e que conta com 11 empresas do setor automotivo e de energia, a CAOA CHERY, disponibiliza seu novo modelo de carro compacto 100% elétrico aos usuários do aplicativo da 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência. Os iCars começaram a circular na cidade de São Paulo no dia 24 de outubro. 

O iCar nasceu como um projeto 100% elétrico e, por isso, possui características inovadoras que envolvem até os materiais utilizados. Conta com autonomia de 282 quilômetros e sua carroceria é majoritariamente composta por alumínio de aviação e polímeros de alta resistência. A bateria do iCar pode ser carregada completamente em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos rápidos), ou em menos de cinco horas em sistema de carregamento portátil e em onze horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.

O modelo possui motor com potência máxima de 45 kW (61 cv) e torque máximo de 15,3 kgf.m (150 Nm). Criada em abril de 2022, a Aliança pela Mobilidade Sustentável já conta com empresas ligadas ao setor de energia (Enel X Way, Raízen, Tupinambá Energia e Zletric), montadoras (CAOA Chery e BYD), locadoras (Movida e Unidas), uma instituição financeira (Banco BV) e outras. A iniciativa integra o DriverLAB, centro de inovação 100% focado nos motoristas parceiros da 99, que tem investimento previsto de R$250 milhões nos próximos 3 anos, sendo R$100 milhões somente em 2022.

Uma das metas da 99 para a Aliança é  ter 300 carros eletrificados (híbridos e elétricos) rodando na cidade de São Paulo ainda esse ano e 10 mil até 2025. Além disso, a Aliança visa aumentar a participação dos veículos elétricos e híbridos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje em 2%) e criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 1.500).

BARCOS DO BRASIL SÃO DESTAQUE NOS ESTADOS UNIDOS

Até domingo, dia 30 de outubro, os olhares dos apaixonados por náutica no mundo inteiro estarão voltados para a Flórida, nos Estados Unidos, onde será realizado o Fort Lauderdale International Boat Show (FLIBS), maior feira de barcos na água do planeta.

A edição deste ano deve reunir mais de mil expositores, entre eles o estaleiro brasileiro Triton Yachts, que atua na América do Norte por meio da marca Hanover em parceria com o Blueride Marine LLC Group, dealer exclusivo.

Durante os cinco dias de evento o público poderá conhecer de perto as embarcações Hanover 375 (Triton 370HT) e a Hanover 377 (Triton Flyer 38 T-Top).

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