A Honda relança Africa Twin que é destaque em grandes competições

16YM CRF1000L Africa TwinRevisitar o passado tem sido uma tendência no mercado de duas rodas. Assim como levar para as ruas modelos que se destacam em grandes competições. A Honda seguiu ambas as premissas e relançou neste ano a Africa Twin, linha que saiu de produção em 2003 com o fim da XRV750. O título que homenageia o Rally Paris Dakar – a motocicleta original, a XRV650, foi campeã três vezes antes de entrar em produção, em 1988 – vai para a CRF 1000L. E sua produção está confirmada em Manaus a partir do primeiro trimestre de 2016, para exercer uma função importante no Brasil: disputar espaço entre as maxitrails.

Com a crise econômica, os segmentos que atuam em faixas de preços superiores passaram a ganhar mais atenção das fabricantes em geral. E a Honda andava carente de uma maxitrail por aqui, depois de tirar de circulação a VFR 1200X Crosstourer, há poucas semanas, a XL 700V Transalp, no ano passado, e a XL 1000V Varadero, em 2009. A CRF 1000L Africa Twin chega então em boa hora, pronta para preencher essa lacuna mercadológica.

Nesta nova geração, o motor é de 998 cc, com cilindros paralelos e refrigerado a líquido, com quatro válvulas por cilindro. Ele é capaz de entregar 95 cv a 7.500 rpm e torque de 10 kgfm a 6 mil rpm. Além da opção de câmbio manual de 6 marchas, há transmissão de dupla embreagem, DCT, igual à da VFR, com modo de funcionamento específico para o uso off-road. Ele permite a condução em modo 100% automático ou semi-automático, com trocas feitas por botão na manopla esquerda. O piloto também pode contar com sistema de controle de torque, que atua como um sistema eletrônico de tração.

É possível diminuir o efeito de arrasto nas trocas de marchas – para o câmbio manual, a embreagem é antideslizante. Ou adotar modo S, que aguça a esportividade da maxitrail. Nesse caso, são três níveis de “agressividade”: S1, S2 e S3. Além disso, o DCT identifica a inclinação da moto para facilitar seu desempenho no ambiente aventureiro. Nas configurações com freios ABS, esse sistema pode ser desligado na roda traseira, para facilitar o desempenho no off-road.

O tanque recebe 18,8 litros de combustível. De acordo com a Honda, é o suficiente para garantir uma autonomia de até 400 km de percurso. A altura do assento pode variar entre 85 cm e 87 cm e o peso, em ordem de marcha, vai de 228 kg a 242 kg, dependendo dos opcionais adquiridos.

Esteticamente, a CRF 1000L Africa Twin chama a atenção por seus traços altos e linhas agressivas. Na frente, o destaque é o conjunto óptico, o para-brisa esguio, assento elevado com acabamento nas cores das carenagens e escape com saída dupla e formato robusto. O chassi é de aço com berço semi-duplo, suspensões dianteiras invertidas e traseira do tipo monoamortecida, com possibilidade de ajustes na pré-carga da mola. Os freios são a disco duplo na dianteira e disco simples na traseira, com ABS.
por Márcio Maio
Auto Press

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