PRIMEIRA VOLTA – Volvo XC40 Recharge Plus 2023

Por Marcus Lauria (texto)Fotos: Marcus Lauria / Divulgação

Em um evento da Volvo Cars do Brasil, do qual fui convidado de participar tive a chance de andar no nono XC40 P6 e de “lambuja” conhecer os postos de recarga rápida para veículos 100% elétricos da marca no interior do Rio de Janeiro. O evento teve início na concessionária AB Gotlhand localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio com destinoa Barra Mansa, um trajeto com cerca de 2 horas.

A Volvo Car Brasil tem investido cada vez mais em eletrificação e se posicionando como uma empresa de eletromobilidade no país. Com oito eletropostos rápidos e mais de 1000 wallbox instalados em todo o Brasil. “A rota Rio-São Paulo é muito importante para nossa estratégia que busca permitir viagens interestaduais para cada vez mais longe. Barra Mansa é um local estratégico tanto para quem está indo a São Paulo quanto para o Rio de Janeiro”, ressalta Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Car América Latina e Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil.

Este é o 9ª eletroposto rápido instalado pela marca, localizado no Posto Metano – Rod. Pres. Dutra, s/n – Km 275 – Boa Sorte, Barra Mansa – RJ, 27338-000. Só na primeira fase serão 13 pontos e, na recém-anunciada segunda fase, mais 15 locais, totalizando 10.000 km de estradas cobertas em sete estados. Todos eles têm monitoramento 24h por dia, 7 dias por semana, garantindo um pleno funcionamento dos equipamentos e dando tranquilidade para os clientes que forem utilizar.

“Mais do que oferecer o produto, temos que oferecer a segurança de que esses consumidores possam viajar tranquilos usando seus Volvo 100% elétricos. Por isso, desde que anunciamos a eletrificação da marca no país, essa vem sendo uma preocupação da companhia, que está se posicionando cada vez mais como uma empresa de eletromobilidade”, comenta Rafael Ugo, diretor de Marketing Volvo Car América Latina.

Até o momento, oito eletropostos rápidos já estão em funcionamento, ligando São Paulo ao interior e aos estados do Paraná e Minas Gerais. Com eles, já foram realizadas 2.383 recargas com um consumo de 54.375 kWh. “A energia utilizada nesses eletropostos é suficiente para um veículo como o XC40 Recharge Ultimate rodar 244 mil quilômetros. Essa distância equivale a 20 voltas na Terra”, afirma Rafael. “E tudo isso sem emitir poluentes.” Até o fim do primeiro semestre, todos os 13 carregadores da primeira fase estarão em funcionamento.

Na oportunidade de ir lá conhecer pessoalmente o posto de Barra Mansa, tive a oportunidade de andar pela primeira vez o Volvo XC40 Recharge Plus 2023 com o powertrain Single Motor e isso aconteceu na volta para o Rio de Janeiro. O XC40 P6 como é conhecido tem uma bateria de 69 kWh, que é capaz de gerar uma autonomia de cerca de 420 quilômetros. O modelo tem tração FWD e um motor elétrico de 231hp, que gera 330 Nm de potência.

Outro destaque deste SUV é o interior totalmente livre de couro, incluindo volante e manopla de câmbio. Ele recebe as atualizações visuais em linha com os outros modelos da marca e ganha novos faróis, rodas exclusivas e um para-choque dianteiro remodelado.

Por dentro, o interior traz o acabamento Topography, com detalhes translúcidos em formas de mapas topográficos, inspirado no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia. Retro iluminada e tridimensional para os ocupantes. Outra novidade é a cor Fjord Blue, que adiciona um design distinto ao interior e teve sua inspiração nas geleiras escandinavas.

O XC40 Recharge Plus também é equipado com o sistema multimídia Google Automotive Services. O sistema repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável. O assistente também pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. Além disso, possui atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente.

PRIMEIRA VOLTA

Barra Mansa/RJ – Em um percurso de aproximadamente 135,4 Km na BR116 de Barra Mansa até o Rio de Janeiro, tive a chance de aproveitar a ótima estrada com asfalto liso e sem muito trânsito o Volvo XC40 Recharge Plus, versão de entrada do SUV 100% elétrico da marca Sueca. Ao sentar no ótimo banco com acabamento Topography e bem aconchegante e que não cança na viagem. EM conjunto com o volante de ótima empunhadura com regulagem completa, fica fácil achar a posição de dirigir, ponto alto do modelo. Devido a sua redução de peso na ordem de 158 kg, menor potência e configuração diferente, o P6 ainda tem uma autonomia de 418 km com uma carga pelo padrão WLTP.

Após todos os ajustes, vamos para a estrada e ver como se desenvolve o motor 100% elétrico do SUV, além da suspensão, câmbio e todo o resto de seus componentes que serão usados nessa hora. No primeiro momento me preocupei em testar a sua aceleração e seu comportamento em curvas. Pontos esse que passaram com louvor, mesmo menos potente que o P8 (possui dois motores que entregam 408 cv e 66,7 kgfm), o P6 dá conta do recado em ultrapassagens ou arrancadas, seus 231hp, que gera 330 Nm de potência são suficientes para empurrar o SUV e o câmbio automático não dá trancos e muito menos atrapalha a evolução das acelerações na estrada.

Em relação a suspensão, o P6 é muito bem acertado, seja em curvas mais fechadas, mas rápidas ou mesmo as mais lentas o seu comportamento é exemplar, mantém o tempo todo o SUV no lugar, mesmo sem a tração permanente do P8. Além de deixar tanto motoristas e passageiros mais confortáveis e seguros o tempo todo. O interior é muito bem acabado, posso dizer até que é luxuoso, tem espaço de sobra para até 5 ocupantes e um porta-malas do tamanho ideal.

A versão avaliada custa R$ 329.950, preço médio encontrado entre seus concorrentes elétricos no mercado e vem equipado e possui ar-condicionado automático de duas zonas, sistema de áudio premium Harman Kardon, sistema multimídia baseado em Google, conectividade com smartphones por Bluetooth, teto-solar panorâmico, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de permanência em faixa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera auxiliar traseira, alerta de pontos-cego, porta-malas com abertura e fechamento automático, entre outras comodidades. Comparado ao P8, ele fica sem a câmera de 360º, o assistente de estacionamento e chega com rodas menores, aro 19″, em vez de aro 20″.

*FICHA TÉCNICA:

Bateria 69,0 kWh (67,0 kWh efetivos) íons de lítio – NCM

Suspensão Tração dianteira

Motor Motor síncrono de imã permanente

Autonomia elétrica 420 km (WLTP)

Preço de entrada R$ 329.990

Velocidade Máxima 160 km/h

Aceleração 7,4 segundos

Potência e torque 170 kW (231 cv)

Torque máximo 33,6 kgfm

Tipo de tomada Type 2 / CCS – 11 kW AC / 136 kW DC

Consumo de combustível 5,88 km/kWh cidade; 5,5 km/kWh estrada

Comprimento e entre-eixos 4425 mm

Altura 1652 mm

Largura 1873 mm

Peso 2030 kg

*Dados do fabricante

error: Conteúdo protegido !!