Duque de Caxias celebra dia do patrono com evento no museu

O Dia do Soldado, 25 de agosto, data em que o município comemora o nascimento de seu Patrono, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, terá celebração antecipada para a próxima terça-feira (22), no Museu Histórico, no bairro Taquara, terceiro distrito. A programação festiva começa às 8h, com atividades e serviços que serão oferecidos aos alunos das redes pública e privada e para moradores.

A partir das 10h, militares do Comando Militar do Leste prestarão homenagem ao militar que nasceu em 1803, naquele local, com leitura do texto alusivo à data. Haverá também exposição de viaturas de combate, formação de militares do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado e apresentação da banda do 1º Batalhão de Infantaria Motorizado. A solenidade contará com a presença de autoridades civis e militares.

As homenagens ao patrono do município e do Exército volta este ano, após a paralisação por dois anos por conta da pandemia do coronavírus. O Museu Histórico Duque de Caxias está localizado na Avenida Automóvel Clube, na área da antiga Fazenda São Paulo. No local, os visitantes encontram armas da época, utensílios domésticos da família, além de ferramentas e cópia de documentos históricos. O Museu fica aberto durante o ano para visitação guiada e agendada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Durante toda a manhã, as Secretarias de Educação, de Cultura e Turismo, Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos promoverão atividades e serviços. As crianças poderão participar de jogos pedagógicos das oficinas “pinta cara” e de caricatura e pintura, além de ouvir histórias e conhecer o que é produzido pelos artesãos do município. A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal vai distribuir mudas de espécies nativas e fará doação de filhotes de animais. Haverá, também, orientações sobre trabalho infantil e informações sobre Cadastro Único para os programas sociais do governo federal, entre outros serviços.

error: Conteúdo protegido !!