COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 30-09-2023

CHEVROLET MONTANA RS É A TOP DE LINHA

Testei a Chevrolet Montana RS, versão topo de linha, que tem motor 1.2 L, turbo, flex, de 133 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades. Os bancos, volante, apoios de braço e o painel são revestidos de couro com costura em vermelho.

O interior tem também detalhes em Black Piano. No painel se monitora o computador de bordo, o consumo de combustível e até a pressão dos pneus. O sistema multimídia tem tela de 8″, monitora a câmera de ré, e acessa o wi-fi nativo para até 7 dispositivos com sinal 12 vezes mais forte porque usa a antena do carro, o MyLink, OnStar e toda a conectividade em que a Chevrolet dá banho. Para facilitar a vida a bordo tem entradas USB tipo A e C e carregador sem fio para smartphone. Para segurança são 6 air bags, regulagem da altura dos faróis que são de LED e alerta de ponto cego.  

No design destaque para a grade frontal e a marca da Chevrolet na cor preta. Os retrovisores externos também são pretos como também o rack de teto que é na cor Black Piano. A caçamba é denominada Multi-Flex e tem capacidade de 874 litros de carga e a tampa abre de forma tradicional ou seja, para baixo e não para os lados, em duas partes, como a da Fiat Toro, com quem concorre a Montana no mercado. Tem 8 ganchos para amarração além de capota marítima com a melhor vedação contra água da categoria. A caçamba também possui divisórias Multi-Board com seis configurações para melhor acomodar a carga.

O Santo Antônio possui design exclusivo e é da cor cinza. As rodas são de liga leve e de 17” com desenho exclusivo. Gostei de andar nessa picape que tem dimensões ótimas para uma picape urbana. Nas acelerações e retomadas é uma sensação diferente por causa de uma pequena vibração do motor 3 cilindros mas não chega a incomodar.

Andei mais no perímetro urbano mas pego sempre uma serra para ver como o câmbio se comporta e as trocas foram acertadas sem comprometimento do desempenho.

O consumo usando só etanol é de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Já com gasolina fica em 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. A arrancada de 0 a 100 km/h fica em 10,1 segundos.

A GM quer ganhar o consumidor pelo preço e esta versão que é a top custa quase o mesmo preço da versão mais barata da Fiat Toro com câmbio automático.

A Chevrolet Montana RS custa R$151.890 e tem 3 anos de garantia.

100% ELÉTRICO BYD DOLPHIN GANHA MAIS DUAS VERSÕES

Eu estava afirmando que a chinesa BYD estava vindo contudo e agora vou dizer que ela já chegou. A definição da fábrica em Camaçari, Bahia, o anúncio do Centro de Desenvolvimento em Salvador, também na Bahia, e os lançamentos que a marca vem fazendo indicam isso.

Seu veículo 100% elétrico, o Dolphin, é mais vendido da história do Brasil e ganhou novas versões. O BYD Dolphin Plus (FOTO) e o BYD Dolphin Diamond chegam para mexer de novo com o mercado e oferecer mais opções ao consumidor brasileiro. Para quem gosta de cores mais sóbrias, o BYD Dolphin Diamond é uma versão na cor preta do modelo que conquistou os brasileiros. 

Já o BYD Dolphin Plus chega para agradar quem tem espírito de piloto, sem abrir mão de autonomia para circular na cidade. O BYD Dolphin Plus é o modelo perfeito para quem prefere uma versão mais esportiva e potente. Possui teto panorâmico, duas cores na parte externa, rodas 17” com design exclusivo e um motor de 204 cavalos. Além de uma melhor performance, o modelo também vai longe.

Com bateria de 60,48 kWh, possui autonomia de 427 quilômetros no ciclo WLTP*. O novo modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h. 

BYD Dolphin Plus chega ao Brasil com o preço especial de lançamento de R 179.800,00. 

O modelo possui 4 opções com cores duplas: Azul Surfing com Cinza Dolphin, Preto Delan com Cinza Atlantis, Rosa Afterglow com Cinza Dolphin e Branco Ski com Cinza Dolphin. Já o BYD Dolphin Diamond, que eu achei muito bonito e chic, custa o mesmo do Dolphin no seu lançamento, R$159.800.

NOVA BMW R 1300 GS TEM O MOTOR MAIS POTENTE DA HISTÓRIA

No momento em que completa 100 anos a BMW apresenta o motor boxer em produção mais potente da história na Nova BMW R 1300 GS que é a “GS de próximo nível”, com o novo motor boxer e nova suspensão, além de peso significativamente reduzido e maior capacidade GS em todos os aspectos.

O seu novo design é mais compacto, graças a uma caixa de câmbio localizada sob o motor e a uma nova disposição do eixo de comando. Com exatamente 1.300 cc, produz uma potência de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm.

Isso o torna, de longe, o motor boxer BMW mais potente já produzido em série. A data da chegada do modelo no Brasil ainda não foi anunciada.

MERCEDES-BENZ TEM NOVO CENTRO DE TREINAMENTO

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil apresenta o novo Centro de Treinamento para Automóveis e Vans no país. Localizado em Limeira, no interior do Estado de São Paulo, integrado ao Centro Logístico da marca, lançado em abril deste ano, o local conta com mais de mil metros quadrados. Serão ministrados mais de 20 diferentes programas de treinamento, como lançamento de novos produtos, capacitação técnica, serviços e treinamentos com o foco em gestão.

O novo Centro de Treinamento recebeu um investimento de mais de quatro milhões de reais e terá a capacidade de gerar até 40 mil horas de treinamento durante o ano para a Rede de Concessionários de Automóveis e Vans, colaboradores da empresa, com o gerenciamento do time de sete instrutores certificados por um processo rigoroso em nossa matriz pelo Global Training. 

Toda área foi concebida para oferecer a melhor experiência para consultores de Vendas, Customer Service, Diretores e Gerentes dos mais de 200 concessionários da marca. Além dos treinamentos presenciais, algumas salas foram acusticamente preparadas para os treinamentos virtuais.

O espaço conta também com peças em corte para estudo, como motor, suspensão, entre outros, bem como área de descompressão para a interação entre os profissionais.

CONECTCAR OFERECE TAG FREE FLOW GRÁTIS

AConectCar, uma das principais empresas de meio de pagamento automático do Brasil, anuncia o lançamento da Tag Free Flow, primeira solução modelada para o novo sistema de pedágios sem cancela. A tag, que é isenta de mensalidade, foi desenvolvida para facilitar o dia a dia das pessoas, atender à população que passa ou passará pelos pórticos Free Flow e descomplicar o processo de pagamento das tarifas, que se dará de forma automática.

Dessa forma, os motoristas não precisam se preocupar em efetivar a quitação após a viagem, além de evitar multas e economizar por meio dos descontos exclusivos, que podem chegar a 95% do valor da tarifa. Em operação desde março deste ano na rodovia Rio-Santos, a chegada da nova tecnologia, já teve efeito sensível sobre a demanda pelas tags.

Comparando o 1º semestre de 2022 com o mesmo período de 2023, a ConectCar teve um aumento de 43% no número de pedidos de tags registrados na região da Rio-Santos.

EXPEDIÇÃO FORD RANGER VAI PERCORRER O BRASIL

A Ford deu a largada na Expedição Ford Ranger, programa que vai percorrer todas as regiões do Brasil convidando os clientes a conhecer e dirigir a nova geração da picape, que chegou para redefinir o segmento. Até o final de novembro, a expedição vai visitar 14 cidades e rodar um total de 11.000 km, promovendo a experimentação em circuitos urbanos e off-road especialmente selecionados para demonstrar o desempenho e as tecnologias exclusivas da Nova Ranger.

A ação, promovida pela Ford em parceria com a sua rede de concessionárias, tem como objetivo promover a experimentação da picape em grande escala, superando mais de 1.500 test-drives em oito semanas. Ela vai chegar também a outros estados e cidades em 2024, abrangendo os principais mercados consumidores de picapes do país.

Cada local terá uma programação diferente, seja na própria revenda ou em espaços especialmente preparados, incluindo também atrações como música, entretenimento e gastronomia.

TRIUMPH APRESENTA SUA MOTO DE 250 CC PARA O SUPERCROSS

A nova moto de motocross de 250cc da Triumph foi revelada ao público na final do Campeonato Mundial de SuperMotocross, no sábado, dia 23 de setembro, no Los Angeles Memorial Coliseum, na Califórnia, USA. A tão aguardada moto foi pilotada por Jeff ‘Six Time’ Stanton, que venceu seu último campeonato no Coliseum e é o atual gerente da Adventure Experience da Triumph nos EUA.

A revelação completa da nova moto, acontece no dia 28 de novembro de 2023, e foi anunciada em telões espalhados pelo estádio. Para marcar o momento, a Triumph também lançou seu novo site e redes sociais Triumph Racing. Acompanhe a ação @OfficialTriumphRacing no Instagram e Facebook.

VOLVO VAI ENCERRAR PRODUÇÃO DE MOTORES A DIESEL

A Volvo tem o compromisso de, até 2030, produzir e comercializar apenas carros elétricos e, até 2040, ser uma empresa 100% neutra para o clima. Para se aproximar desses objetivos, a empresa anunciou, durante a Semana do Clima de Nova York (entre os dias 17 e 24 de setembro), que irá produzir no início de 2024 seu último carro a diesel. 

Com esse anúncio, a Volvo se torna uma das primeiras empresas do setor automotivo a dar esse passo e comprova que os objetivos da companhia de se tornar 100% elétrica não são apenas ambiciosos, mas estão em pleno desenvolvimento. O anúncio segue a decisão do ano passado de parar o desenvolvimento de novos motores à combustão.

“Motores elétricos são o futuro, e são superiores a motores a combustão: eles geram menos barulho, menos vibração e menos custos de manutenção e zero emissões”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “Nós estamos 100% focados em criar um vasto portfólio de carros premium 100% elétricos que entregam tudo o que nossos consumidores esperam de um Volvo – e são uma parte importante da nossa resposta à mudança climática”. 

error: Conteúdo protegido !!