Visão Geral – 23/04/2015

Bola Cheia

As Escolas da Rede de Ensino de Nova Iguaçu discutirão as metas do Plano Municipal de Educação (PME) nos dias 27,28, 29 e 30 deste mês. Nesse período, a orientação da Secretaria de Educação é que as unidades escolares funcionem em horário reduzido para que toda comunidade escolar possa realizar leitura do documento base elaborado pela Comissão Técnica de Adequação do Plano.
Bola Murcha

O estado da maioria das calçadas ao longo da Avenida Abílio Augusto Távora, antiga Estrada de Madureira, via que liga o centro de Nova Iguaçu ao Km 32 é de dar pena. Para se ter ideia, há trechos que a buraqueira é tanta que é preciso ter cuidado para não torcer o pé. Há quem afirme que a causa principal da destruição é o uso do espaço para estacionamento de carros.

Lula, o caça corruptos

150422 H41“O que eu fico chateado é que eles nunca vão reconhecer que, nunca antes na história deste país, um governo criou instrumentos para combater a corrupção como estes 12 anos de PT. Pergunte para qualquer Procurador-Geral da República, diretor da Polícia Federal, Controlador-Geral da República ou qualquer funcionário”. (Trecho do discurso do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Congresso Nacional dos Metalúrgicos, que aconteceu na terça-feira (14), em Guarulhos-SP, e que continua dando o que falar nas redes sociais).

Ratos e mosquitos

Na segunda (20), agentes do setor de Controle de Vetores da secretaria de Saúde de Mesquita, realizaram mais uma ação de combate aos roedores e ao mosquito da dengue. O local foi a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) d de Edson Passos. Os agentes colocaram iscas para ratos no pátio da UPA, nos arredores e na Escola Municipal Roberto Silveira, que fica na Avenida Presidente Castelo Branco. A desratização é continuidade do trabalho iniciado nos estádios e campos de futebol da cidade, além das margens rios e canais.

Ratos e mosquitos (2)

Os agentes também aplicaram pedras parafinadas e iscas para ratos nos bueiros dos arredores da unidade e do colégio e visitaram imóveis em todo o quarteirão. A ação contou com a participação de 15 agentes de combate a roedores e dois da dengue, incluiu técnicas de combate ao mosquito Aedes aegypti adulto. “Estamos com os chamados costais de prevenção, uma máquina que os agentes penduram nas costas para pulverizar a área e exterminar os mosquitos”, explicou o chefe do controle de Roedores, Flávio Perrota.

Sonho de Lisboa

A ciranda política em Nova Iguaçu não perde o gás. No feriadão bondoso de Tiradentes e São Jorge, alguns sinais foram percebidos nas conversas de botequins entre pessoas da raia miúda, pois a graúda preferiu roteiros mais chiques no período. Um dos correligionários do deputado estadual Rogério Lisboa garantiu à coluna que o parlamentar não abandonou a ideia de ser candidato a prefeito no próximo ano. Nem a incerteza se poderá contar com coligações na proporcional está desanimando o rapaz.

Vales Sociais em Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, entregou no final de semana mais um lote de Vales Sociais para moradores da cidade. Ao todo, somente no mês de Abril, 323 pessoas receberão o benefício, que assegura transporte gratuito para portadores de necessidades especiais e pessoas com doenças crônicas que estejam em tratamento de saúde.
O vale pode ser utilizado por adultos e crianças em ônibus de linhas municipais de Belford Roxo e intermunicipais, além de barcas, metrô e trens. Para solicitar o Vale Social é só comparecer ao posto de atendimento, na Funbel (Rua Adélia Sarruf, n°39 – Areia Branca), com documentos e laudos médicos do proponente. Boa ação em prol das comunidades.

Fundo Partidário faz mal

É do deputado federal Miro Teixeira (PROS-RJ) a seguinte observação: “O dinheiro do Fundo Partidário estragou os partidos políticos e criou uma volúpia de criação de novos partidos. Dessa maneira, sempre vai ter que aumentar o fundo, o que é absolutamente insano. Sem falar que esses recursos são negociados em troca de secretarias, para fazer coligações entre contrários, para repartir o governo e em seguida lotear o poder. Mais: o país precisa de muito dinheiro para Segurança, Habitação, Saúde e Educação. Não vejo como explicar ao povo que ele vai pagar milhões a campanhas para que os eleitos ganhem altos salários e possam nomear muitos assessores. Esse fundo não deveria nem existir. Os partidos têm que representar a população, e a população tem que estar engajada”.

Menor infrator

Enquanto uma comissão especial na Câmara discute a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o debate sobre o aumento do tempo de internação de adolescentes infratores que atingirem a maioridade penal chega ao plenário da Casa. Uma comissão geral discutiu o assunto e ouviu especialistas. O relatório do deputado Carlos Sampaio aumenta de três para oito anos o tempo de internação do jovem infrator se ele cometer crimes considerados hediondos, como participação em quadrilha ou crime organizado.

……………………………………………………………………
Nota 6

Menor infrator (2)

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sérgio Luiz Kukina, se colocou extremamente contrário à proposta. Segundo ele, o Estatuto da Criança e do Adolescente já estabelece as condições de punição dos menores infratores e não há a necessidade de alteração das regras de pena máxima de três anos em regime fechado. O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, disse que o governo vê a proposta com bastante preocupação. Ele pediu que fossem discutidos pontos que vão desde uma abordagem sistêmica até a definição de quais crimes podem, de fato, gerar uma internação desses menores infratores.

Menor infrator (3)

Ele ainda lembrou que o Brasil tem hoje 23 mil adolescentes privados de liberdade, o que significa 0,08% do total de adolescentes no país, número, segundo ele, muito pequeno. A comissão que analisa o projeto foi criada em 2013, depois de uma série de crimes violentos que comoveram o país, como o do jovem assassinado na porta de casa em São Paulo por um garoto que completou 18 anos apenas três dias após o crime.

error: Conteúdo protegido !!