Itaperuna faz palestras sobre ‘DST, saúde do homem e saúde mental’

Em Itaperuna, RJ, uma série de ações e palestras vem sendo realizadas em diversos espaços no município, entre eles, empresa, unidades de saúde, feira livre, associações e afins.

Nesta semana, a equipe do Programa Saúde do Trabalhador (PST), com o apoio de profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Noroeste Fluminense (CEREST-No), além de profissionais do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais e do Setor Saúde do Homem marcaram presença no Frigorífico Charque 2000.

Durante o evento foram abordadas palestras com as temáticas “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), saúde do homem e saúde mental”.

As DSTs representam um desafio significativo para a saúde pública. A falta de educação e conscientização sobre práticas sexuais seguras, bem como o estigma associado às DSTs, contribuem para sua propagação. É importante promover a educação sexual abrangente, incentivar exames regulares e o uso de métodos de prevenção, como preservativos.

Já em relação à saúde do homem, vale destacar que os homens enfrentam desafios únicos, desde questões relacionadas à saúde sexual até problemas de saúde mental e preconceitos sociais que podem dificultar o acesso aos cuidados de saúde.

Promover a conscientização sobre a importância dos exames preventivos, adotar hábitos de vida saudáveis e incentivar um ambiente onde os homens sintam-se confortáveis, em procurar ajuda profissional, são questões cruciais para melhorar a saúde masculina.

Ainda é importante mencionar que a saúde mental é um componente essencial do bem-estar geral de uma pessoa. Estratégias de autocuidado, terapias, intervenções comunitárias e acesso facilitado a profissionais de saúde mental são fundamentais para enfrentar desafios como ansiedade, depressão e estresse.

A Secretaria Municipal de Saúde possui profissionais qualificados e atentos a todas essas questões, promovendo importante trabalho preventivo e educativo em saúde. Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

error: Conteúdo protegido !!