COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 20/01/2024

PORSCHE 911 É O ESPORTIVO MAIS VENDIDO NO BRASIL

O carro esportivo mais vendido no Brasil em 2023 foi o Porsche 911 com 1.053 unidades emplacadas. O modelo comemorou 60 anos em 2023 quando lançou uma série especial (FOTO).

Na 2ª posição vem o Ford Mustang com 343.

Em 3º Porsche Boxster com 326, em

4º mais um Porsche, o Taycan elétrico com 322 e na

5ª posição o BMW M3 com 268 unidades.

A Porsche registrou um crescimento robusto no ano de 2023 com 320.221 carros comercializados em todo mundo. Isso representa um aumento de três por cento em relação a 2022.

O Porsche 911 que liderou o mercado dos esportivos no Brasil teve um total 50.146 unidades entregues nos diversos mercados onde é comercializado. 

JEEP COMMANDER CHEGA A 50 MIL UNIDADES E LIDERA

Agora vou falar do SUV que lidera o segmento de 7 lugares. No mercado há pouco mais de dois anos o Jeep Commander acaba de conquistar a marca de 50 mil unidades produzidas.

Primeiro Jeep projetado e desenvolvido no Brasil, o Commander é orgulhosamente produzido no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco. Considerando que o seu segmento é o premium, essa marca de 50 mil unidades produzidas do Commander se destaca ainda mais.

Como já falei, o modelo é o carro de 7 lugares mais vendido no Brasil e também lidera a venda dos SUVs grandes pelo segundo ano consecutivo.

FORD IMBATÍVEL NO MERCADO DE PICAPES DOS EUA

A Ford liderou, mais uma vez, a venda de picapes e vans na América do Norte em 2023, com um crescimento de 13% e o total de 1.081.777 unidades. A Ford Série F, além de ser a picape mais vendida pelo 47° ano, foi o veículo mais vendido do mercado norte-americano pelo 42º ano consecutivo.

Com um crescimento de 15% e mais de 750.000 unidades, ela superou em mais de 200.000 unidades a segunda colocada que é a Chevrolet Silverado. A Ford F-150 Lightning foi a picape elétrica mais vendida dos EUA, com um crescimento de 55%.

Já a Ford Maverick Hybrid liderou as picapes híbridas no continente, com um crescimento de 67% e mais de 52.000 unidades, ficando a F-150 Hybrid no segundo lugar, com crescimento de 41% e mais de 50.000 unidades comercializadas.

Lá nos Estados Unidos a Ford é imbatível quando o assunto é picapes.

MAIS NOVIDADES QUE VEM POR AÍ

Na edição passada nós adiantamos 10 lançamentos de carros que vão chegar as concessionárias durante o ano de 2024. Hoje temos mais alguns.

A marca Chevrolet está completando 99 anos de Brasil e anuncia 6 novidades. Uma delas é o Novo Spin que ganhará evoluções de design, conteúdo e performance e tem a Blazer EV com motorização 100% elétrica.

A Nissan vai trazer o modelo X-Trail híbrido e entre os 100% elétricos teremos também o BMW iX2 e o Hyundai Ioniq 5.

Serão muitas novidades chegando em 2024. 

CUIDADO COM O GOLPE DO FALSO MECÂNICO

Agora o assunto é segurança nas estradas onde está acontecendo muito o golpe do falso mecânico. O golpe é muito antigo mas nem todo mundo conhece. Alguém joga alguma coisa na traseira de um carro que está passando, uma pedra ou um pedaço de madeira, e quem está dentro do carro se assusta com o barulho. Na sequência vem um outro veículo, pode ser um carro ou uma moto, que passa por esse carro sinalizando que está vendo um problema, as vezes até gritando que está saindo uma fumaça. Depois vem outro carro e faz a mesma coisa.

O motorista acaba acreditando que realmente tem algo errado com seu carro e para no acostamento. Aí chega um terceiro veículo da gangue com um falso mecânico que se oferece para consertar o carro. Pede para ver o motor e acaba desligando alguma coisa. Aí conclui o golpe, oferecendo troca de alguma peça, que não precisa ser trocada, e depois cobra a peça e a mão de obra.

Tem até locadora de automóveis alertando seus clientes para esse golpe.

Quer saber mais! Entra no Google e escreve golpe do falso mecânico.

A turma do mal é criativa e tem várias derivações do golpe. Para sua segurança nunca aceite ajuda de estranhos. 

HYUNDAI CRETA FAZ SUCESSO NO VAREJO

O Hyundai Creta foi o líder geral em vendas no varejo do mercado brasileiro em 2023 com 59.080 emplacamentos, conforme os dados atualizados pela Fenabrave que é a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Nesta modalidade, são consideradas as vendas para o consumidor final, sem os volumes comercializados para empresas, como locadoras e frotas. Esta foi a primeira vez que um utilitário esportivo fecha o ano na liderança do ranking geral de varejo.

Entre os os utilitários esportivos, o Creta assegurou seu quarto ano seguido como líder absoluto em emplacamentos, sempre no varejo.

FÁBRICA DA BMW EM MUNIQUE VAI PRODUZIR SÓ ELÉTRICOS

Uma nova era está surgindo na fábrica do BMW Group em Munique: a partir de 2026, a icônica fábrica-mãe produzirá o sedã Neue Klasse. Apenas um ano depois, a planta fabricará apenas modelos totalmente elétricos, tornando a fábrica de Munique o primeiro local de produção existente do BMW Group a concluir com sucesso a transformação para mobilidade elétrica a partir do final de 2027.

Ao longo de uma história de mais de 100 anos, a fábrica do BMW Group em Munique passou por muitas mudanças e se reinventou repetidamente. Juntamente com a conversão da produção de motores de aeronaves para a construção de automóveis, a introdução bem-sucedida da Neue Klasse na década de 1960 é um marco na lista de mudanças ao longo da história da empresa.

A transformação total da fábrica é fruto de um investimento de 650 milhões de euros e compreende quatro edifícios, incluindo uma nova linha de montagem de veículos com áreas logísticas e uma nova oficina.

JAC FAZ PARCERIA COM SEM PARAR

O Sem Parar e a JAC Motors acabam de se unir para simplificar a jornada de seus clientes. A partir de janeiro, os quatro modelos 100% elétricos da JAC Motors: o compacto E-JS1, o sedã premium E-J7, o SUV E-JS4 e a picape iEV330P comercializados no Brasil serão entregues aos donos com uma tag Sem Parar embarcada.

A parceria garante aos motoristas a vantagem de uma tag com 12 mensalidades grátis do plano em Todo Lugar Conveniência mais assistência auto Sem Parar, com suporte especializado para socorro mecânico, reboque ou acidente, reboque após pane seca ou seja ‘zerar’ a carga elétrica, além de chaveiro e de troca de pneus.

GWM ORA 3 SKIN MANTÉM PREÇO MESMO COM NOVO IMPOSTO

Apesar do governo ter aumentado a taxa de importação do carro elétrico a GWM anuncia que em janeiro será possível comprar um GWM ORA 3 Skin, com financiamento especial, em qualquer concessionária da marca ou na plataforma Mercado Livre.

A promoção é válida até 31 de janeiro ou até o fim dos estoques. Além disso, o cliente ganha recarga de bateria grátis em mais de 1.000 postos em todo o Brasil durante todo o ano de 2024. Notícia boa! Vamos de música e na sequência mais informação para quem curte o mundo dos veículos.

BYD PATROCINA O FUTEBOL NA EURO 2024

A BYD chegou com tudo no Brasil mas também está entrando na Europa com disposição. Ela acaba de fechar o patrocínio da UEFA EURO 2024 que é o campeonato de seleções europeias que acontece de quatro em quatro anos.  

É a primeira vez na história que a UEFA estabelece parceria com um fabricante de veículos de energia limpa.  

error: Conteúdo protegido !!