Bola Cheia
Ontem, cerca de 30 produtores rurais de Queimados deram a largada para aprender a criar galinhas caipiras. Eles integram o programa de incentivo à agricultura familiar, Rio Rural, e iniciaram o curso de avicultura da Emater-Rio. Em parceria com a Prefeitura, as aulas vão beneficiar agricultores da Bacia Hidrográfica de Rio dos Poços, no Parque Ipanema e Vista Alegre.
Bola Murcha
Em Meriti, a colocação de ‘barricadas’ pelo tráfico em alguns bairros para impedir a entrada do caminhão da coleta do lixo deixou moradores sem saber o que fazer para vazar as porcarias acumuladas. “Até a PM desobstruir a passagem, nossas narinas sofreram com o fedor”, conta Chris, 32, cobradora de ônibus, e mãe de um casal de filhos.
Pezão sanciona lei que proíbe
uso de animais para frete
Na última sexta-feira (8, o governador Luiz Fernando Pezão sancionou, a Lei 7.194/16, que proíbe o uso de animais de tração para transporte de materiais, cargas ou pessoas em charretes, carroças e demais materiais usados para tração no Estado do Rio. A norma não se aplica aos animais utilizados em áreas rurais e turísticas. De acordo com o texto, o poder público é obrigado, através de seus órgãos competentes, a recolher os animais utilizados em transportes de cargas, materiais ou pessoas, atividades caracterizadas como maus tratos, com exceção das áreas rurais e turísticas. Nas áreas urbanas, também ficam excluídas da lei as localidades onde seja necessário o transporte por meio animal.
Quem descumprir a Lei será penalizado de acordo com a legislação vigente relacionada a maus tratos aos animais.A nova legislação já está em vigor e, quando constatado o crime, qualquer cidadão poderá comunicar aos órgãos competentes e de proteção animal.
Refis prorrogado
A Prefeitura de Mesquita prorrogou o prazo para os contribuintes do município aderirem ao Programa de Refinanciamento Fiscal (Refis), destinado às pessoas físicas e jurídicas. A iniciativa possibilita a renegociação fiscal, em até 100 parcelas, ou anistia de juros e multas àqueles que tiverem débitos tributários como IPTU, ISS e outras taxas, exceto ITBI e contribuição de melhoria. Até o dia 30 de março, os interessados poderão comparecer ao posto de atendimento instalado na sede da prefeitura, que fica na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Refis prorrogado (2)
Para o atendimento, será preciso apresentar o carnê do imposto, identidade, CPF e comprovante de residência. Uma equipe de funcionários especializados realiza os cálculos da dívida de cada contribuinte e as simulações de parcelamento. O objetivo é dar ao contribuinte a oportunidade de avaliar qual é a melhor opção de pagamento, de acordo com suas condições financeiras. “O prazo foi prorrogado devido à grande procura da população”, explicou o subsecretário de Fazenda, Newton Barbosa. Mais informações pelo telefone 3763-9755 ou 2696-7286.
Ontem, o juiz Federal Sérgio Moro autorizou a ida do empresário e pecuarista José Carlos Bumlai da carceragem da Polícia Federal para o Hospital Santa Cruz, em Curitiba. O pedido foi feito para Bumlai fazer exame de urina e tomografia computadorizada destinada diagnosticar distúrbios urológicos. Os advogados de Bumlai alegaram que o empresário apresentava sangramento na urina antes de ser preso, mas não procurou o médico para comparecer à CPI do BNDES. Ontem, Bumlai teve novo sangramento o que levou os médicos do pecuarista a pedirem os exames.
Nova Iguaçu, linda aos 183 anos
Em seu último mandato de deputado federal, Nelson Bornier (PMDB-RJ) aprovou no Congresso Nacional seu projeto de lei, sancionado pela Presidente Dilma Roussef no apagar das luzes do ano passado, que conferiu a Nova Iguaçu, da qual hoje é prefeito pela terceira vez, o título de Capital Nacional da Indústria de Cosméticos, desbancando Diadema (SP). É nesta cidade-mãe da maioria dos municípios da região da Baixada Fluminense que estão localizadas a Loreal, a Embelleze, Aroma do Campo, Skaf e o Grupo Suissa, entre outros gigantes da indústria da beleza. O título e resistência à crise mexe com o orgulho de Nova Iguaçu na semana em que a cidade festeja, sexta-feira agora (15), 183 anos de fundação.
Marcos Valério
O operador do mensalão do PT, Marcos Valério, condenado a mais de 30 anos de prisão por conta do esquema de corrupção instalado no primeiro mandato do ex-presidente petista, Luiz Inácio Lula da Silva, pode ser mais um delator da operação Lava Jato da Polícia Federal. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de domingo (10), a defesa de Valério propôs a delação aos procuradores da Lava Jato, e há a possibilidade de ele revelar ligações entre os dois escândalos. O caso terá que ser analisado pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, pois todos os réus do mensalão foram julgados pelo STF.
Marcos Valério (2)
Valério afirmou em depoimento prestado em 2012 à Polícia Federal que foi informado pelo ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira que José Carlos Bumlai havia captado empréstimo de R$ 6 milhões no Banco Schahin e que esse montante foi transferido para Ronan Maria Pinto, empresário que estaria chantageando o ex-presidente Lula e os ex-ministros José Dirceu e Gilberto Carvalho no episódio envolvendo o assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT) em 2002. Bumlai admitiu que o empréstimo de R$ 12 milhões junto ao banco Schahin foi repassado ao ‘caixa 2’ do PT e que metade da quantia foi destinada a Ronan.
Oposição dos aliados
Como em todo início de ano eleitoral nas cidades, Nova Iguaçu não foge à regra. A ‘oposição’ ao prefeito Nelson Bornier começa a mostrar as mangas, com críticas, que até pouco tempo atrás fazia vista grossa. Para analistas políticos locais, as ações visam beneficiar a pré-candidatura de Carlos Ferreira, o petista Ferreirinha, a prefeito. A volta do recesso parlamentar promete, pois os ‘coringas’ de todos estão agasalhados em cargos na prefeitura. Imagine quando Bornier resolver passar o rodo na praia de seus ainda aliados!