Dom Luciano celebra missa pelos 183 anos de Nova Iguaçu

Solenidade foi realizada na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no Centro de Nova Iguaçu Fotos: Alziro Xavier

Solenidade foi realizada na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no Centro de Nova Iguaçu
Fotos: Alziro Xavier

Em comemoração pelo aniversário de 183 anos de Nova Iguaçu, foi realizada, na manhã de ontem, uma missa solene na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no Centro da cidade. A celebração foi feita pelo bispo Dom Luciano Bergamin e contou com as presenças do prefeito Nelson Bornier e a vice-prefeita Dani Nicolasina.
A missa teve início ainda do lado de fora da catedral, para que Dom Luciano Bergamin anunciasse o ano da misericórdia e convidasse a todos para passar pela porta santa. “A misericórdia é um gesto concreto que o Papa Francisco propõe, não só em Roma, mas em cada Diocese que haja uma porta especial, chamada porta santa. Todas as pessoas que passarem pela porta serão abençoadas”, disse o bispo.
Durante a solenidade, Bornier fez um balanço dos três anos do governo, apresentou o novo secretário de saúde, o ginecologista e obstetra Emerson Trindade da Costa a população e anunciou que nos próximos meses irá inaugurar quatro grandes escolas. Ele também aproveitou a oportunidade para agradecer pelas mensagens de carinho e apoio pelo falecimento de seu pai, Nelson Nunes, vítima de pneumonia na última quarta-feira (13).
“Gostaria de agradecer a presença de todos, e também o apoio que eu e minha família temos recebido pela passagem do meu pai. Celebrar o aniversário da cidade é um motivo de muita honra, apesar do momento difícil que a cidade enfrenta. Com essa crise nacional, temos que pedir a Deus que nos ilumine para que neste ano eu e minha equipe possamos honrar com nossos compromissos. Continuarei investido em todos os setores da cidade, assim como já fizemos. Temos muitos projetos para esse ano, como o de mobilidade urbana, por exemplo, e contamos com o apoio do Governo Federal, para seguir enfrente”, destacou o prefeito Nelson Bornier.

Liturgia tem participação do governo

O prefeito Nelson Bornier e a vice, Dani Nicolasina, participaram do ofertório Fotos: Alziro Xavier

O prefeito Nelson Bornier e a vice, Dani Nicolasina, participaram do ofertório
Fotos: Alziro Xavier

Quem assistiu a missa solene, ganhou um cartão postal da cidade com fotos assinadas pelos fotógrafos Alziro Xavier, Charles Souza e Thiago Loureiro. O mimo, que tem como objetivo estimular a cidadania e a autoestima do iguaçuano e ainda divulgar as belezas naturais e a história do município, não gerou custo para os cofres municipais.
O governo participou de toda a liturgia da missa. Nelson Bornier e Dani Nicolasina participaram do ofertório, o secretário de Comunicação Social, Paulo Cezar Pereira, fez a primeira leitura, a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma leu as preces da assembleia.
Após a celebração, o prefeito, secretários e vereadores foram à Praça da Liberdade, no Centro, e colocaram flores no busto do Comendador Francisco Soares, fundador de Nova Iguaçu.
Encerrando a comemoração, neste domingo (17), acontece a tradicional corrida e caminhada de cinco quilômetros, que reunirá dois mil atletas profissionais e amadores na Via Light. Os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino ganharão troféus e todos os inscritos que completarem a prova receberão medalha.
O evento tem largada prevista para às 8h30.
Para a realização da corrida, que tem largada prevista para às 8h30, a Prefeitura de Nova Iguaçu irá interditar o tráfego de veículos em alguns trechos da Via Light, no Centro, da meia-noite às 13h. A interdição será feita no trecho entre as ruas Coronel Francisco Soares e Capitão Sena, sentido Pavuna.

error: Conteúdo protegido !!