Peugeot 205 GTi é o melhor “hot hatch” de todos os tempos
Em uma votação que vai ter muita discussões e papo para o ano inteiro. O Peugeot 205 GTi foi considerado o melhor esportivo compacto, leia-se “hot hatchback”, de todos os tempos.
A escolha foi da revista “AutoCar” e o do site “PistonHeads.com”, juntamente com a Landsail Tyres, que decidiram criar a votação entre os seus leitores para escolher o modelo. Os editores fizeram a lista dos 50 melhores e entregaram a decisão aos leitores que votaram naquele que, na sua opinião, foi o melhor esportivo compacto da indústria automotiva.
O vencedor foi o Peugeot 205 GTi. O compacto francês bateu modelos como o Lancia Delta HF Integrale, Ford Escort RS Cosworth e o Volkswagen Golf GTI de primeira geração.
Entre os dez mais votados, a Renault foi o construtor mais representado. Ao todo, três, dos quais dois Clio, (Clio Williams e o mais recente Clio RS Trophy). O outro, o R5 GT Turbo. Lançado em 1984, o Peugeot 205 GTi foi oferecido com motores 1.6 e 1.9, este último com 130cv. Pesava apenas 850 kg. Foram produzidas 294.514 unidades durante 10 anos.
Os dez mais votados:
1. Peugeot 205 GTi
2. Lancia Delta HF Integrale
3. Ford Escort RS Cosworth
4. Volkswagen Golf GTI MK1
5. Renault Clio Williams
6. Renault Clio RS 182 Trophy
7. Volkswagen Golf GTI MK2
8. Renault 5 GT Turbo
9. Ford Focus RS MK1
10. Talbot Lotus Sunbeam
BMW comemora 30 anos da tração nas quatro rodas
A BMW, uma das maiores fabricantes de automóveis premium do mundo, também oferece a seus clientes, a opção de modelos com tração nas quatro rodas. E é nesse segmento que a marca comemora 30 anos no mercado Mundial. De acordo com a marca, um a cada três automóveis BMW vendidos no mundo são equipados com o sistema xDrive, com tração em todas as rodas.
A marca não é conhecida somente pelos modelos BMW X, mas também pelos modelos com tração nas quatro rodas baseados em automóveis de outras séries, do BMW Série 1 ao BMW Série 7. E a BMW também passa a oferecer o BMW xDrive, combinando tecnologia híbrida a uma plataforma de tração na roda dianteira. Hoje, a BMW oferece mais de 110 modelos – com todos os tipos de transmissão – com o sistema BMW xDrive em 12 séries de modelos diferentes, assim como a tecnologia híbrida no modelo esportivo BMW i8 e no compacto BMW 225xe, com tração integral nas rodas elétricas.
A marca iniciou no mercado de tração nas quatro rodas, com o lançamento do BMW 325i “Allrad”, no Salão do Automóvel de Frankfurt (ALE), em 1985. A atual geração deste sistema é administrada pelo sistema de Gerenciamento de Chassi Integrado (ICM), que garante que a tecnologia xDrive sempre responda de maneira ideal imediatamente ao ser solicitado, baseado em um sensor de alta precisão de resposta e capaz de monitorar as condições de direção em tempo real.
As intervenções na condução podem ser feitas pelo BMW xDrive, de forma integral, ou pelo xDrive combinado com o Controle de Estabilidade Dinâmica (DSC), ou o Controle de Desempenho Dinâmico (DPC). A distribuição de tração é rápida e precisa e garante as características de dirigibilidade mesmo diante de condições extremas.
Nissan Rogue Warrior sobe a montanha
A Nissan divulgou um novo vídeo de um protótipo extremo, desenhado especialmente para o forte inverno canadense. Trata-se do Rogue Warrior (ou o Rogue “Guerreiro”, em português), é o produto mais vendido da Nissan no Canadá. O modelo foi transformado em um protótipo extremo só para o vídeo.
O Rogue Warrior é uma camionete com rodas para neve que medem 76 cm de altura, 122 cm de comprimento e 38 cm de largura. Que pode enfrentar qualquer obstáculo na neve intensa. É capaz de entregar até 100 km/h subindo superfície de 45 graus de inclinação coberta por neve espessa, tendo uma distância do solo de 58cm.
No clipe, o Rogue Warrior – uma unidade de produção em série equipada com rodas especiais para andar na neve – mostra seu potencial ao mergulhar em uma camada de 40 centímetros de gelo rapidamente a uma inclinação de 30 graus. A ação ocorreu em um resort de esqui no norte da cidade de Quebec. O vídeo pode ser visto nesse endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=pyFSJxma2II
Koenigsegg Agera RS tem suas 25 unidades vendidas!
Em apenas dez meses, desde sua apresentação oficial, foram vendidas todas as 25 unidades do Koenigsegg Agera RS. Trata-se do modelo mais rápido da marca e o que teve sua produção esgotada em menos tempo na fábrica da Koenigsegg.
O Koenigsegg Agera RS possui um motor de 1.160 cv extraídos do V8 biturbo de 5 litros, este novo “monstro” da marca sueca de supercarros chega aos 300 Km/h em apenas 14 segundos; e faz de zero aos 400 Km/h em apenas 20 segundos.
As 25 unidades do Agera RS serão distribuídas pelos quatro cantos do mundo, para países como Tailândia, Singapura, Malásia, Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes, Estados Unidos, Japão e China.
As primeiras unidades serão entregues ainda no decorrer de 2016, as últimas apenas em 2017. O preço de cada exemplar é de um milhão e meio de euros, sem impostos.
Depois do DS 5 e do DS 4 é a vez do DS 3 vestir a nova identidade da marca Premium do grupo PSA. O modelo chega em fevereiro. O menor dos DS segue a linha dos seus “irmãos”, com destaque para os novos faróis, grade e a logo DSD em destaque. O tamanho foi mantido, assim como a característica Coluna C.
O interior foi alvo de algumas alterações, com a adoção de materiais de melhor qualidade e a inclusão do MyDS, uma aplicação móvel compatível com iOS/Android. Os motores são os mesmos, com destaque para o 1.2 Turbo Puretech com 110 e 130 cv, além dos Diesel 1.6 BlueHDI com 100 e 125cv. Esta será a última atualização do DS 3, antes do lançamento de uma nova geração, prevista para 2018.
Audi consegue direitos de utilizar os nomes Q2 e Q4
A Audi e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) chegaram a um acordo para a marca alemã utilizar os nomes Q2 e Q4 nos seus futuros modelos. A informação foi confirmada pelo CEO da Audi, Rupert Stadler.
Os acordos do negócio não foram explicados. Stadler garante apenas que não houve dinheiro envolvido com a FCA, admitindo que cada uma das partes “ficou com alguma coisa que precisava”, sem adiantar detalhes.
“Já tínhamos tentado (adquirir os direitos) há alguns anos, mas eles diziam sempre que jamais cederiam. Só que não existe nunca no mundo dos negócios, e neste ano fiz uma proposta que os agradou e finalmente chegamos a um consenso”, limitou-se a dizer.
A Audi pretendia utilizar as nomenclaturas Q2 e Q4, já que eram as únicas, entre o Q1 e o Q9 que a marca ainda não detinha. A letra Q é utilizada nos crossovers ou SUVs da marca. Esta decisão, permite, assim, que o SUV compacto que a Audi pretende lançar no último trimestre do ano seja realizado, ele chega para concorrer com o BMW X1, e talvez seja batizado de Q2.
Já o Q4 deverá ser um crossover com formato cupê do Q3, para concorrer com o BMW X4 e Mercedes GLC Coupé. Na Fiat, as siglas Q2 e Q4 eram utilizadas para a utilização de um diferencial autoblocante e identificar as versões com tração integral dos Maserati Ghibli e Quattroporte.
Poster oficial de ‘Velozes e Furiosos 8’ é divulgado
Foi divulgado pelo ator Vin Diesel, em seu Instagram, o primeiro poster oficial do filme “Velozes e Furiosos 8”. A sequencia tem estreia marcada para abril de 2017. No pôster, é possível ler a frase e, inglês “New Roads Ahead” (novas estradas no horizonte) e Nova Iorque como pano de fundo.
O ator Vin Diesel, já tinha adiantado que o oitavo episódio da saga tem estreia marcada para 14 de abril de 2017 e que contará, entre outros, com Dwayne ‘The Rock’ Johnson e Kurt Russel. Quanto ao cenário, Nova Iorque foi o escolhido, algo que também já tinha sido confirmado pelo ator.
“O que as pessoas não sabem é que o primeiro filme surgiu de um artigo da Vibe sobre corredores de rua em Nova Iorque”, explicou. Confirmado foi também que este não será o último filme da saga. Pelo menos mais dois filmes serão rodados.