COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 25-01-2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

NETA AUTO INAUGURA 1ª CONCESSIONÁRIA PLENA NO BRASIL

A NETA Auto do Brasil inaugurou sua primeira concessionária plena no País. Com cerca de 2 mil metros quadrados, a NETA Auto Potenza, localizada no bairro do Recreio, no Rio de Janeiro, conta com toda a infraestrutura necessária para oferecer uma experiência ao cliente NETA diferenciada: equipe de vendas treinada, serviços completos de pós-vendas e condições especiais de lançamento.

A operação da NETA Auto Brasil começou em novembro de 2024, quando a marca chinesa, pertencente ao grupo Hozon New Energy Automobile (um gigante fornecedor global de tecnologia), inaugurou simultaneamente vários pontos de venda em shoppings em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo.

Ao mesmo tempo, a NETA Auto está desenvolvendo ativamente canais de rede, com mais de 20 centros de atendimento em construção. Os centros de atendimento ao cliente começarão a operar ainda no primeiro trimestre e estarão localizados em 13 estados, que fornecerão serviços completos aos clientes. O objetivo da NETA Auto é estabelecer 30 concessionárias no Brasil ainda em 2025.

Como condição especial de inauguração da primeira loja física da marca, a NETA Auto está oferendo condições especiais e algo inusitado. Os 20 primeiros clientes da NETA Potenza poderão escolher em ter taxa zero (em 24 meses e com 60% de entrada) ou uma supervalorização de até R$ 12 mil no veículo  seminovo utilizado como troca.

E quem comprar qualquer versão do AYA ou do X e indicar uma pessoa para realizar um test drive, essa pessoa indicada receberá imediatamente após o teste um PIX de R$ 100 da concessionária. A ação é por tempo limitado, exclusiva para a NETA Potenza e requer agendamento junto à concessionária.

Modelo de entrada da marca chinesa, o AYA traz excelente relação custo-benefício e segue a filosofia da empresa em oferecer tecnologia para todos e democratizar a eletrificação automotiva. Oferecido nas versões Comfort (R$ 128.900) e Luxury (R$ 134.900), o SUV 100% elétrico mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entreeixos é de 2,42 m, garantindo conforto para quatro adultos dentro da cabine.

O NETA AYA tem tração dianteira e é equipado com motor elétrico de 70kW (95 cv) e torque de 150 Nm (15,3 kgfm). Com apenas 1.198 kg (em ordem de marcha), o AYA tem relação peso/potência de 12,6 kg/cv e relação peso/torque de 78,3 kg/kgfm, as melhores em comparação aos seus concorrentes diretos no mercado brasileiro. Isso significa que o AYA oferece mais agilidade e eficiência, especialmente em situações que exigem força, como subidas íngremes ou ao transportar cargas pesadas.

A aceleração 0 a 100 km/h é feita em 12s (2,9s a menos do que um de seus rivais). Sua bateria de 40,7 kWh garante alcance de 338 km (WLTP) ou 263 km segundo as regras do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO. Em uma tomada convencional (carregamento AC), o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 6 a 8 horas. Em uma estação de carregamento (DC) são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80%.

O volume total do porta-malas é de 335 litros – 105 litros (ou 45%) a mais do que seu principal concorrente. O volume considera 300 litros (do assoalho até a altura dos bancos) e 35 litros do compartimento sob o assoalho do bagageiro, um espaço ideal para transportar pequenos objetos ou compras no dia a dia. Ao rebater a fileira traseira de assentos, o AYA acomoda até 588 litros na cabine.

SUV de porte médio e 100% elétrico, o NETA X oferece espaço, conforto e tecnologias sem precedentes na sua faixa de preço. O modelo chega ao Brasil em três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900). Com 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entreeixos, o NETA X oferece espaço e conforto para cinco adultos na cabine e acomoda 508 litros no porta-malas – o maior da categoria, superando em 62% (ou 196 litros) um de seus concorrentes.

Com o banco traseiro rebatido, volume sobe para impressionantes 1.388 litros. Em todas as suas versões, o NETA X tem tração dianteira, potência máxima de 163 cv (120 kW) e torque de 21,4 kgf.m (210 Nm). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos. O NETA X chega ao mercado brasileiro em duas opções de bateria (ambas compostas de ferro fosfato e lítio – LFP).

A primeira opção (que equipa a versão 400) tem capacidade de 52,49 kW/h, permitindo percorrer 323 km (WLTP) ou 258 km (PBEV). A segunda opção de bateria (versões 500 e 500 Luxury) conta com capacidade de 64,14 kW/h, elevando o alcance do veículo para 410 km (WLTP) ou 317 km (PBEV).

O peso em ordem de marcha é de 1.670 kg ou 1.740 kg, respectivamente. Em uma tomada convencional (AC), o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 9 horas para o modelo de 52,49 kW/h e de 11h para a segunda opção.

Em uma estação de carregamento DC são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80% – nas duas configurações de bateria.

ESTUDO TUNAD REVELA INVESTIMENTOS MILIONÁRIOS E O IMPACTO PUBLICITÁRIO DO SETOR AUTOMOTIVO

Levantamento realizado pela Tunad revela as dinâmicas do investimento publicitário e das inserções no setor automotivo na tv linear ao longo de 2024. A pesquisa, que focou nas emissoras de São Paulo para as inserções e no total nacional para os investimentos, destaca estratégias distintas entre as marcas e emissoras, refletindo o panorama competitivo do mercado.

No âmbito nacional, Chevrolet liderou os investimentos com mais de R$ 92 milhões, seguida de perto pela BYD, que destinou mais de R$ 91 milhões. Volkswagen investiu mais de R$ 59 milhões, Fiat alcançou mais de R$ 49 milhões e GWM aparece com mais de R$ 46 milhões, consolidando sua presença no cenário publicitário.

Em São Paulo, a análise de inserções publicitárias apontou a Ford como líder, com 10.626 inserções ao longo do ano. BYD, em ascensão no mercado brasileiro, garantiu 5.850 inserções, enquanto Mitsubishi atingiu 5.255. Chevrolet, também forte em investimentos, registrou 4.978 inserções, seguida pela GWM, com 3.970. Entre as emissoras, a ESPN destacou-se com impressionantes 21.345 veiculações publicitárias, mostrando sua relevância no segmento de tv paga.

Outras emissoras também tiveram participações expressivas, como a Rede Globo News, com 6.799 inserções, Rede SporTV, com 5.393, Globo São Paulo, com 3.749, e Rede CNN, com 2.616. O desempenho dos criativos publicitários também foi analisado no levantamento e a peça mais veiculada foi o criativo “Honda – 05s – oferecimento Record News”, com 1.796 inserções.

Em seguida, dois criativos da Ford, “Ford – 30s – novo Territory” e “Ford – 15s – Ford Maverick”, somaram 1.755 e 1.690 inserções, respectivamente, refletindo a forte estratégia da marca. Ricardo Monteiro, COO da Tunad, observou o dinamismo do setor automotivo em 2024: “Vemos em 2024 uma variação muito grande de estratégia de comunicação em meios tradicionais pelas montadoras de veículos. Isto fica claro na variação dos players comparando investimento e volumetria de inserções.

Como esperado, as duas montadoras chinesas BYD e GWM vieram com força. E a TV paga mostra forte atividade.” O estudo reforça a importância da TV linear como um canal estratégico para o setor automotivo, com marcas explorando diferentes abordagens para maximizar sua visibilidade e engajamento.

A diversidade de estratégias, combinando altos investimentos e volume de inserções, reflete a competição acirrada e a busca por relevância no mercado brasileiro.

YAMAHA LANÇA PRIMEIRO SCOOTER HÍBRIDO NO BRASIL

Mais uma vez a Yamaha Motor do Brasil surpreende e revoluciona o mercado brasileiro de motocicletas. Depois de apresentar sua primeira scooter elétrica (NEO’S CONNECTED) no País, a Yamaha inova e lança a primeira scooter com sistema híbrido do Brasil:  conheçam a NOVA YAMAHA FLUO ABS HYBRID CONNECTED!

A nova scooter da Yamaha passou por uma renovação completa, agora exibe uma dianteira mais sofisticada e linhas mais ousadas que instigam o dinamismo. Além disso, a scooter oferece uma dose extra de modernidade e economia, agora com sistema híbrido para uma experiência de condução ainda mais aprimorada, sem perder a sua essência de prover praticidade. A NOVA YAMAHA FLUO ABS HYBRID CONNECTED agora tem sistema híbrido leve com uma assistência elétrica especial, o POWER ASSIST.

O motor elétrico auxiliar oferece suporte durante a partida e em momentos de maior esforço, como em subidas, acelerações mais intensas, retomadas, ultrapassagens e quando há passageiro ou carga adicionais. Ao detectar o aumento da carga sobre o motor a combustão, o motor elétrico é acionado por três segundos, fornecendo potência adicional e aliviando a sobrecarga do motor principal, resultando em uma redução do consumo de combustível. Esse sistema, denominado POWER ASSIST, é indicado no painel quando está em funcionamento.

É importante lembrar que o modelo continua com Sistema STOP & START Inteligente, que desliga o motor quando a moto para e o religa automaticamente ao acelerar, reduzindo ainda mais o consumo de combustível e a emissão de poluentes. A atualização do Motor SMG (Smart Motor Generator) da Yamaha, que agora integra o sistema híbrido leve com a tecnologia STOP & START, proporcionou à NOVA YAMAHA FLUO uma economia de até 12% quando comparado à geração anterior.

A scooter da Yamaha está equipada com um motor monocilíndrico de 125cc com comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC – Single Over Head Camshaft) e refrigeração a ar que entrega 8,3 cv de potência a 7.000 rpm e 1,0 kgf.m de torque a 5.000 rpm. O sistema de transmissão é automático do tipo CVT.

A primeira scooter com sistema híbrido leve do Brasil já está sendo produzida e tem previsão de chegada às concessionárias durante o mês de fevereiro, com preço sugerido de R$ 16.690 (além de frete e seguro de frete), revisão, preço fixo e garantia de quatro anos, uma exclusividade da Yamaha.

LUBRIFICANTES EVOLUINDO PARA MAIORES GANHOS AMBIENTAIS

O setor industrial aponta otimismo, inovações e novos negócios para os próximos anos. Para se ter uma ideia, entre 2025 e 2027, a Confederação Nacional de Indústria (CNI), projeta que esse segmento deve registrar um crescimento econômico médio anual de 2%. Com relação às tendências, em 2025, a eletrificação nas fabricantes não apenas de automóveis, mas também de caminhões e ônibus, continuarão em alta.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as montadoras vão desembolsar no país, no novo ciclo de investimentos até 2030, R$ 130 bilhões para desenvolver tecnologias limpas, incluindo a eletrificação dos veículos. Ações de sustentabilidade também nortearão os projetos das companhias para os próximos anos e o mercado de lubrificantes industriais tem evoluído para atender às demandas do setor industrial.

Além disso, lubrificantes industriais e graxas desempenham um papel fundamental em diversas aplicações, como robôs industriais, máquinas de produção automatizada e operações de montagem. Por esses motivos, segundo Renato Galvão – Gerente Industrial da FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes, torna-se essencial avaliar a qualidade dos lubrificantes selecionados para as diversas aplicações existentes na indústria.

Da mesma maneira, atentar-se aos rótulos conferindo se as soluções seguem as rígidas especificações do mercado é imprescindível para obter a redução da necessidade de manutenções corretivas e o aumento da vida útil dos equipamentos, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais.

Por fim, a adoção de soluções de lubrificação avançadas pode também gerar significativos ganhos ambientais, incluindo a diminuição do consumo de energia e da geração de resíduos, ajudando as empresas a alinharem-se às tendências globais de sustentabilidade.

AUDI DO BRASIL LANÇA NOVO A3 SEDAN

A linha 2025 do Novo Audi A3 sedan recebeu reestilização que reforça ainda mais a esportividade do sedã compacto premium. O best-seller da marca no país recebeu mudanças no design, adotando a nova linguagem visual global da marca, aprimorou a dinâmica de condução com maior torque, e ampliou a sua lista de equipamentos com itens inéditos de tecnologia, conforto e segurança, tornando-se o modelo mais equipado de sua categoria.

Ele agora passa a ser equipado de serie em todas as versões com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). O novo sedan compacto premium é oferecido em três versões de acabamento – Advanced, Performance e Performance Black – com preços a partir de R$ 289.990,00 e já está disponível nas concessionárias da marca em todo país.

PRODUÇÃO DE MOTOS DO GRUPO J.TOLEDO/JTZ CRESCE 34% EM 2024

O Grupo J.Toledo/JTZ Motos fechou 2024 com produção 34% maior em comparação ao ano de 2023. Um crescimento expressivo em relação ao setor de motocicletas em geral, que registrou aumento de produção de 11% no mesmo período. Atualmente, o grupo representa no Brasil as marcas de motos Suzuki, Suzuki Haojue e Zontes, além da Kymco (scooters) e Hisun (quadriciclos), oferecendo uma ampla gama de modelos que atendem a diversos perfis de consumidores.

Um dos destaques do grupo em 2024 foi o número de modelos lançados durante o ano. Ao todo, foram 11 lançamentos, sete deles da família 350 cilindradas da Zontes. “Sem contar a edição especial da Hayabusa de 25 anos, que apresentamos no Festival Interlagos, que teve todas as unidades vendidas rapidamente. Foi praticamente um lançamento por mês no ano passado.

Isso colaborou para impulsionar nossa produção e vendas”, destaca o diretor Comercial, Ricardo Kato. O bom desempenho de 2024 evidencia o trabalho estratégico e a adaptação do grupo às novas demandas do mercado, além de reforçar seu posicionamento como um dos principais players do setor no Brasil. A expectativa para 2025 é de manutenção da trajetória de crescimento, com o lançamento de novos modelos e expansão da rede de concessionárias em todo o território nacional.

“O resultado alcançado é fruto do esforço contínuo da nossa equipe e da confiança dos nossos parceiros. Estamos muito otimistas com o futuro e seguimos empenhados em oferecer produtos de alta qualidade e experiências únicas para os nossos clientes”, comenta a diretora de Marketing, Fernanda Toledo, que reforça: “Foi um ano intenso, mas muito produtivo e recompensador pra todo nosso grupo. E para 2025 teremos muitas novidades. Nos aguardem”.

PORSCHE ABRE PRÉ-VENDA NO BRASIL DOS NOVOS 911 GT3

A partir de hoje, 22/01, o novo Porsche 911 GT3 já pode ser encomendado por clientes brasileiros em todos os Porsche Centers do país. O modelo será oferecido em duas versões: 911 GT3 e 911 GT3 com pacote Touring, ambas com preço público de R$ 1.467.000. As entregas das primeiras unidades são esperadas para o segundo semestre de 2025.

Desde sua introdução em 1999, o 911 GT3 tem oferecido a combinação definitiva de genes de corrida e praticidade para o dia a dia. Para comemorar seu 25º aniversário, o novo modelo está sendo simultaneamente em duas versões pela primeira vez: como um carro esportivo voltado para a pista com uma asa traseira e como uma versão mais discreta com o pacote Touring.

O coração de ambos os modelos é o motor boxer aspirado de 4,0 litros com 375 kW (510 cv) e 450 Nm. Entre as novidades está o pacote Weissach, disponível pela primeira vez no 911 GT3, oferecendo ainda mais desempenho para o uso em pista.

Além disso, o carro esportivo traz mais equipamentos de série e outras opções que aumentam ainda mais sua esportividade e possibilidades de personalização.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!