Projeto Meninas na Robótica incentiva o conhecimento tecnológico em Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), órgão da Prefeitura de Nova Iguaçu, reforça a parceria com o projeto Meninas na Robótica, uma iniciativa do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), campus Nova Iguaçu. O projeto é apoiado pela FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e também contemplado em edital do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A coordenação do projeto é conduzida pela Professora Rafaelli Coutinho (via FAPERJ), pela Professora Laura Assis (via CNPq) e pelo Professor Fabricio Lopes e Silva, que também lidera junto às escolas parceiras. Alunos de quatro colégios da rede da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu participaram da iniciativa.

“Desde 2019, a Fenig apoia o projeto Meninas na Robótica como uma ação educacional que desperta o conhecimento tecnológico e estimula o aprendizado feminino nesse campo do conhecimento tão importante na atualidade. Estamos olhando para o presente e para o futuro das jovens estudantes da rede municipal de Nova Iguaçu”, destaca o Presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.  

No último sábado (17), as alunas do campus Nova Iguaçu capacitaram as representantes dos campi Maracanã, Petrópolis e Nova Friburgo para ministrarem oficinas em escolas associadas. As formações abordaram os miniprojetos de monitoramento de nível da água, monitoramento da umidade do solo, vaso de flores interativo e carrinho controlado por Bluetooth. Esta capacitação foi coordenada pelos professores Cristiano Carvalho e Tiago Prego.

Nesta edição, Nova Iguaçu é representada pelas Escolas Municipais Jaceruba e Júlio Rabello. Desde 2019, essas escolas integram o projeto, que já contou com a participação de alunas das Escolas Municipais Franklin Bolivar Fernandes (CNPq, 2019–2020) e Marcílio Dias (FAPERJ, 2022–2024), todas da rede da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Também participam do projeto escolas públicas de outras cidades, como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Belford Roxo e Petrópolis.

O Meninas na Robótica é uma ação da Equipe de Robótica BODETRONIC, do Cefet/RJ – campus Nova Iguaçu. Criado em 2015, o projeto surgiu diante da baixa presença feminina nos cursos de engenharia da instituição. Com o objetivo de estimular o ingresso de meninas em áreas tecnológicas, a iniciativa passou a promover palestras em escolas públicas e capacitações técnicas no ambiente da própria equipe de robótica.

A BODETRONIC é composta por alunas da graduação e do ensino médio técnico do Cefet/RJ – campus Nova Iguaçu, além de professores-pesquisadores que orientam e acompanham as atividades de extensão e formação. A proposta é não apenas despertar vocações, mas construir caminhos concretos para o acesso igualitário das mulheres ao universo da engenharia, da ciência e da tecnologia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!