Tracer, o lado estradeiro da Yamaha

150430 V51A mistura de conceitos ou segmentos não é uma exclusividade dos automóveis. No mundo das motocicletas, algumas fabricantes também apostam nos modelos chamados de crossovers. E a Yamaha é um exemplo disso. A marca japonesa apresentou no ano passado a MT-09 Tracer. Baseada na MT-09, a recente integrante da família Masters of Torque – que inclui as Street Rally e Sport Tracker – mantém traços de naked, mas adiciona algumas características de bigtrail à mistura.
A marca japonesa quis atrair diversos perfis de motociclistas com a Tracer. Para isso, a moto ganhou algumas novidades em relação a MT-09. Entre elas estão o pára-brisa ajustável em três níveis, protetor de mãos, tanque de combustível maior – de 14 para 18 litros, assento com altura ajustável e cavalete. A posição de condução é mais ereta que na naked e o banco bipartido pode ter a altura ajustada entre 0,84 cm e 0,86 cm. Regulável também é o guidão. Ele pode ficar mais perto ou mais afastado do piloto, de acordo com a preferência de quem vai em cima.
150430 V51BApesar da aparência estradeira, a Tracer busca oferecer a mesma ciclística encontrada na MT-09 “original”. Ou seja, quadro em alumínio, suspensão com garfo invertido na dianteira com 137 mm de curso e monoamortecida atrás com 130 mm de curso e freios com discos de 298 mm de diâmetro na roda da frente e 245 mm na traseira.
Outro componente que foi mantido é o motor. Com duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica, ele tem capacidade de 847 cm³ e desenvolve 115 cv a 10 mil rpm, além de 8,9 kgfm de torque a 8.500 giros. A força é gerida por um sistema eletrônico – chamado Yamaha D-Mode –, que fornece três ajustes para o acelerador: um normal, outro que libera toda a potência e um terceiro mais “amansado”. Além disso, a Tracer conta com freios ABS, controle de tração e acelerador eletrônico.
A variante Tracer foi lançada nos Estados Unidos e Europa, de onde parte de 9.590 euros – o equivalente a R$ 30.500. Por enquanto não há confirmação da vinda da motocicleta ao Brasil. Por aqui, a Yamaha só oferece a naked MT-09, que começa em R$ 35.990.
por Raphael Panaro
Auto Press

error: Conteúdo protegido !!