Célia Sobreira sai na frente na Olimpíada de Japeri

160602 H81 160602 H82

As campeãs da Escola Célia Sobreira festejaram o triunfo sobre a Santos Dumont e os meninos da Rio D’Ouro levaram a melhor em cima da João XXIII
Foto: Wanderson Oliveira/PMJ

O primeiro dia de competição da 7ª edição da Olimpíada Escolar de Japeri já teve também o primeiro grito de campeão. A Escola Municipal Célia Sobreira conquistou o primeiro lugar no futsal feminino, primeira categoria, para alunas de 15 a 17 anos. O título veio após boa vitória sobre as estudantes da Escola Municipal Santos Dumont. A partida foi realizada na manhã de ontem (2), na quadra da Escola Pastor Tasso Andrade de Oliveira, no bairro Jardim Delamare.
Para conquistar a taça, as meninas contaram com uma dose de sorte. Com apenas três escolas inscritas na competição, um sorteio definiu a equipe que estaria automaticamente na final, sem a necessidade de passar pela semifinal. E foi justamente a Célia Sobreira que obteve a vantagem. A disputa pela segunda vaga na decisão ficou entre a João XXII e a Santos Dumont, que venceu por 1 a 0. O cansaço da equipe vencedora teve reflexo na final e as meninas não conseguiram ter bom desempenho, sendo derrotadas pela equipe da Célia Sobreira por 3 a 1.
Os meninos também entraram em quadra neste primeiro dia de competição da Olimpíada Escolar. Oito escolas inscreveram equipes na primeira categoria (alunos de 15 a 17 anos). Quatro seguem na disputa do título. Na primeira partida das quartas de final a E.M. Ary Schiavo venceu a Santos Dumont por 1 a 0 e garantiu vaga semifinal conta a Leonel Brizola, que derrotou a Bernardino de Mello nos pênaltis, por 2 a 0, após empate em 2 a 2 no tempo normal.
O vencedor deste confronto irá enfrentar quem se classificar no duelo entre Célia Sobreira e Rio D’Ouro. A primeira atropelou a Tânia Mara por 3 a 0, enquanto a segunda venceu a equipe da João XXIII por 2 a 0. Os gols da vitória da Rio D’Ouro foram marcados pelo aluno Carlos Alberto da Silva Gonçalves, 15 anos. “É a primeira vez que participo da Olimpíada Escolar e estou muito feliz em começar com dois gols. Quero ajudar meu time a ser campeão, mas se a conquista vier com mais gols e com a artilharia do campeonato vai ser melhor ainda”, disse o estudante do 9º ano, que sonha em ser jogador de futebol profissional.
O objetivo principal da Olimpíada Escolar de Japeri é transmitir aos alunos a importância do trabalho em equipe e do respeito ao próximo. No entanto, a competição também tem relevado talentos esportivos. É o que explica o coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, Carlos Henrique Barcellos.
“Nós cobramos bom rendimento escolar, respeito aos colegas e professores. Estes são os requisitos para que os alunos possam participar da Olimpíada Escolar. E ao longo dos anos vamos descobrindo talentos. Temos jovens que já fizeram testes no Vasco, no Artsul”, comemora Barcellos.
As semifinais e a grande final do futsal masculino serão disputadas na próxima terça-feira (7), também na quadra da Escola Pastor Tasso Andrade de Oliveira, a partir das 13h.

error: Conteúdo protegido !!