Diversão e Lazer – 10/06

Cultura e gastronomia em Duque de Caxias

A cultura nordestina é uma das marcas da cidade de Duque de Caxias, e a partir de hoje, até o dia 13, acontece na Praça do Pacificador e na Avenida Governador Leonel Brizola, no trecho entre a Rua Nunes Alves com a Avenida Manoel Teles, no Centro, a Feira de Cultura e Gastronomia. O evento é organizado pela Vezes Três Produções e Eventos e tem o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, fornecendo infraestrutura.
Gastronomia, lançamentos de livros, bate-papo com escritores, oficinas, aula show com o chef Elia Shramm, a chef Luiza, e chef Fernanda Cabral, shows com artistas da cidade são algumas das atrações da programação.

 

Programação Cultural

Barracas da Feira de Cultura e Gastronomia já estão montadas ao longo da Av. Leonel Brizola

Barracas da Feira de Cultura e Gastronomia já estão montadas ao longo da Av. Leonel Brizola

No palco da literatura e da gastronomia no dia 10, será apresentado o espetáculo “De Machado a Gonzagão”, às 19h. No palco do Teatro Raul Cortez a parte musical contará com apresentação da quadrilha junina União Caipira, às 20h40, seguida da apresentação do cantor Iuri Andrade e das bandas Rock Jazzil e Valve.
No sábado (11), a partir das 13h, na Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, serão promovidos lançamento de livro, bate-papos com autores, oficinas, debates e show com MCs e DJ. No palco externo do Teatro Raul Cortez o grupo Jequitibá de Poesias vai se apresentar a partir das 13h50.
O palco Literatura e Gastronomia receberá a banda “El Toco” e mesa sobre os temas “O Brasil no cenário dos quadrinhos e da cultura pop” e “A força do Rock independente na Baixada”. As atividades começam a partir das 14h.
Na programação de domingo (12), constam atividades literárias na Biblioteca Governador Leonel Brizola, a partir das 14h, com poesia, mesas de debate e bate papo, lançamento de livros, oficinas. No palco de Literatura e Gastronomia, os MCs Fernando Borges, Bruno Max e Igor Patrício participarão da mesa sobre o tema “Caneta, batidão e a rima”. No palco do teatro Raul Cortez, as quadrilhas juninas “É o amor” e “Cangaço Carioca”, a banda Lira de Ouro e a cantora Kátia Maria vão se apresentar a partir das 17h.
No dia 13, a partir das 13h, serão realizadas várias atividades culturais na Biblioteca Governador Leonel Brizola. Às 17h, a chef Fernanda Cabral dará aula de culinária infantil com o tema “Pic Nic”. No palco externo do teatro Raul Cortez, haverá apresentações de poesias para o público na Praça do Pacificador. A partir das 16h, é a vez do grupo de quadrilha junina “Molecada que agita”. Em seguida vão se apresentar os cantores Nando Bonfá, Dominguinhos do Recife e a banda Blackman. O fechamento da Feira de Cultura e da Gastronomia será com a apresentação de passistas, mestre-sala e porta-bandeira e da bateria “Invocada”, da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio.

 

Gastronomia

Espaço da gastronomia pode receber até 100 pessoas por oficina e aula-show

Espaço da gastronomia pode receber até 100 pessoas por oficina e aula-show

A Feira da Gastronomia deste ano terá a participação dos restaurantes Rei do Bacalhau, Restaurante Gralhos, Acarajé da Jô, Toca do Pepé, Mussarela, Edinho do Caranguejo, Point da Picanha e Galeto Caxias, que funcionarão no primeiro dia a partir das 20h e nos demais a partir das 13h.
As aulas-show ou oficinas vão oferecer o aprendizado de novas técnica, pratos apresentados pelos chefs convidados e a degustação das criações apresentadas. O público estimado é em torno de 100 pessoas por oficina.
No sábado (11), o chef Elia Shramm dará aula de gastronomia com o tema “Vem pro Nordeste”, às 18h30. No dia 12, no mesmo horário, a chef Luiza, do Bar da Gema dará aula sobre o tema “Vem que tem coxinha” e, no dia 13, dia de Santo Antônio, a chef Fernanda Cabral dará aula infantil com o tema “Pic Nic”.
As oficinas na Praça do Pacificador acontecerão com acesso gratuito para a população e serão direcionadas a jovens, adultos e idosos que têm a intenção de aprimorar e fortalecer a cultura gastronômica, principalmente local, além de proporcionar o contato com chefs conhecidos nacionalmente e internacionalmente.

 

ItaCine oferece novas produções gratuitas no Teatro Municipal
160609 H72

O ItaCine, cineclube fundado em Itaguaí para promove a cultura audiovisual e o pensamento reflexivo a respeito da linguagem cinematográfica, exibe no sábado (11), às 15h, no Teatro Municipal de Itaguaí, curtas, como“Terra prometida”. A proposta é convidar a população da cidade para assistir às produções independentes, “marginais” ou de vanguarda.
O ItaCine acontece no terceiro sábado de cada mês e desta vez apresenta os filmes: “Terra prometida”, de Natália Loyola, Bernardo Augusto, e Adão Ferreira, “Poeta do samba” e “Vista Alegre mais Verde“, do Coletivo Subúrbio em Transe, e “Dono vem aí”, de Marcelo Praxedes. Após a exibição das produções acontecem debates e a com direito à pipoca gratuita.

error: Conteúdo protegido !!