BMW F800 R é reestilizada e ganha potência

150508 V51Em alguns aspectos, as motocicletas se assemelham aos automóveis. A diminuição do “gap” entre um lançamento mundial e o desembarque desse produto no Brasil é um deles. Com o crescimento do segmento de alta cilindrada nos últimos anos, as fabricantes duas rodas sempre abastecem o mercado brasileiro com novidades. No caso da reestilizada BMW F800 R, essa desfasagem foi de apenas quatro meses. Mostrada em outubro de 2014 no Salão de Milão, na Itália, a naked começou a ser montada em Manaus, no Amazonas, já em fevereiro desse ano. Com visual renovado e mais potente, a moto está à venda por R$ 37.900.
150508 V52A BMW Motorrad mexeu em uma das principais características da F800 R: o design. O que mais chama a atenção é a mudança dos faróis. A peça dupla assimétrica – traço marcante na linha 800 – deu lugar um conjunto único, com aquele mesmo jeitão “transformer” das motos japonesas. No resto, carenagens redesenhadas para receber melhor o piloto e novas rodas de 17 polegadas. O banco foi redesenhado e as pedaleiras ficaram maiores. A roadster, como a BMW define o modelo, traz mais novidades além do visual: manoplas aquecidas, controle de pressão dos pneus, cavalete central e tomada 12V.
As diferenças mecânicas, por outro lado, são bem discretas. A nova F800 R continua a ser empurrada pelo motor bicilíndrico de 798 cm³ arrefecido a líquido e com quatro válvuas por cilindro. Porém, o propulsor passou por algumas modificações que fizeram a potência subir de 87 cv para 90 cv – sempre a 8 mil rpm. Já o torque se manteve: 8,8 kgfm a 5.800 giros. A transmissão também segue de seis velocidades, mas os engenheiros da Motorrad encurtaram a relação das duas primeiras marchas para alcançar o torque máximo em velocidades menores e dar mais agilidade ao modelo. A máxima se manteve em 200 km/h.
150508 V53Já o conjunto suspensivo evoluiu: o garfo telescópico dianteiro agora é invertido, o que melhora o comportamento em curvas. Na traseira, a balança que sustenta o monoamortecedor é em alumínio fundido. Cargas de amortecimento e retorno podem ser ajustadas para uma utilização mais personalizada. Já os freios são a disco duplo flutuante na dianteira, com 320 mm de diâmetro e pinça Brembo com quatro pistões. Já na traseira, o disco simples tem 265 mm, com um pistão. O peso em ordem de marcha fica em 202 kg e o tanque de combustível tem capacidade para 15 litros. A altura em relação ao solo diminuiu em 10 mm – para 790 mm –, com o objetivo de melhorar a utilização em ambiente urbano para pilotos com menor estatura.

por Raphael Panaro
Auto Press

error: Conteúdo protegido !!