Dicas de Português – 14/07

Erros de digitação

Palavras escritas de maneira inadequada não são causa apenas de desconhecimento da ortografia. Outros fatores levam ao equívoco, como a pressa e a desatenção. Basta um pequeno descompasso e os dedos podem digitar “CEHAGNDO” em vez de “CHEGANDO”; “PERCURSOR” em vez de “PRECURSOR; “GATOS” em vez de “GASTOS” e “OUTURBO” no lugar do mês “OUTUBRO”.
A proximidade de certas teclas combinada com a pressa e a não revisão do que se escreveu pode nos fazer trocar “SEUS” por “SEIS” (a permutação dessas duas vogais, “u” e “i”, é bastante comum e bastante desastrosa) e acrescentar consoantes onde não há (“SENTADORES” em vez de “SENADORES”), por exemplo.
Na digitação, todo mundo está sujeito a esses erros, mas apenas a revisão pode impedir que eles sejam publicados. Corretores automáticos, como o do Word, ajudam a evitá-los. Mas como muitas das palavras formadas podem existir e terem significados muito distintos daquela que se pretendia escrever e como os corretores automáticos não possuem subjetividade – e por isso não sugerirão uma mudança de palavra – apenas a revisão pode salvar sua mensagem.
Por isso, nunca publique nada sem, no mínimo, passar por uma revisão atenta (do próprio autor, de um segundo leitor ou até mesmo de um revisor profissional).

 

“A fim”: junto ou separado?

Surgiu a dúvida? Não sabe se é uma palavra só ou se são duas? Consulte as Dicas de Português! Haverá várias postagens sobre como grafar corretamente certas expressões – e certas palavras confundidas com expressões.
A primeira dúvida a ser extinta: “a fim” é escrito junto ou separado?
Para os sentidos que usamos mais, “a fim” se escreve separadamente:

>>> 1 – Finalidade
Pode ser substituído por “para” e “com o fim de”.

Estamos economizando dinheiro, a fim de viajarmos no final do ano.
Os cortes foram feitos a fim de evitarmos uma crise ainda maior.
Eu estudei a fim de tirar a nota máxima, mas isso não aconteceu.

Repare: na verdade, “a fim”, separado, faz parte de uma locução prepositiva: a fim de.

>>> 2 – Demonstração de interesse
Coloquialmente, usamos “a fim de” no sentido de “estar com vontade de”, “desejar”, “querer”. E sempre precedido do verbo “estar”.

Eu estou a fim de ir ao cinema, mas se quiser, podemos ficar em casa.
Não estou a fim de viajar com pessoas que não conheço.
Pela sua expressão, você não está a fim de ir para a festa.

“Afim” também existe. Mas quase nunca usamos, porque faz parte de uma linguagem bastante formal. É um adjetivo! Sabia? Um adjetivo como “pequeno”, “bonito”, “estranho”. “Afim” é sinônimo de “semelhante”, “igual”, “parecido”.

Eu e meu irmão nos damos bem, pois nossas ideias são bastante afins.
Ou seja, “ideias parecidas”.

Aqui na empresa, a minha função e a sua são afins, portanto, posso ajudá-lo em qualquer dúvida.
Ou seja, “minha função e a sua são semelhantes”.

Talvez fique mais fácil se você pensar assim: “a fim”, separado, é usado quando se tem “de” depois. Então, sempre teremos três elementos: a + fim + de. E posso apostar que “afim”, junto, será muito mais difícil de você e eu usarmos.

error: Conteúdo protegido !!