Ações preventivas marcam luta contra a tuberculose em Caxias

O pedreiro Rildo Machado Fernandes, de 33 anos, faz tratamento há quatro meses na UPH de Saracuruna Foto: Ralff Santos

O pedreiro Rildo Machado Fernandes, de 33 anos, faz tratamento há quatro meses na UPH de Saracuruna
Foto: Ralff Santos

Celebrado no dia 6 de agosto pela Lei 5054/2007, o Dia Estadual de Luta contra a Tuberculose está sendo marcado em Duque de Caxias com ações de prevenção em unidades de saúde dos quatro distritos. Iniciada na segunda-feira (1º), com campanha na Unidade Pré-Hospitalar de Xerém (UPH), as ações da secretaria municipal de Saúde vão até sexta-feira. Ontem, profissionais de saúde de UPH de Saracuruna atenderam pacientes do programa de tuberculose que vão à unidade para pegar os medicamentes, e moradores preocupados com alguns dos possíveis sintomas como tosse constante. De alguns foram foi escarro para escarro para exame no centro Municipal de Saúde.
Se confirmada a doença o paciente é encaminhado ao médico tisiologista que inicia o tratamento que pode levar de seis a um ano, dependo do quadro clínico do doente. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível. Ela afeta os pulmões podendo acometer outros órgãos e sistemas (tuberculose extrapulmonar). O programa de Tuberculose da UPH de Saracuruna atende cerca de 40 pacientes.
Esta semana as ações de prevenção à tuberculose estão sendo realizadas No Centro Municipal de Saúde (diariamente até sexta-feira), nas UPHs de Xerém (hoje), do Pilar (dia 4), Campos Elíseos (4), Parque Equitativa (4) e Imbariê (4), além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Granja também participa da ação preventiva. Com exceção da UPH de Xerém e da UBS Antônio, que vão atender das 14h às 16h, as demais unidades que contam com o Programa de Tuberculose atendem pacientes das 9h às 12h.

error: Conteúdo protegido !!