Parques estaduais são opções de lazer durante o verão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Administradas pelo Inea, unidades de conservação têm trilhas e cachoeiras

Os parques estaduais, administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), são opções de lazer durante o verão. Banhos de cachoeiras, caminhadas ecológicas e até locais para rapel, escaladas, canoagem e Stand Up Paddle são alguns dos atrativos que podem ser desfrutados pelos visitantes.
A população conta com 11 parques estaduais de proteção integral, distribuídos pelo território fluminense, cujos objetivos são a conservação da biodiversidade e a visitação. As entradas para aproveitar as áreas de lazer dos parques são gratuitas. Confira as atrações das unidades de conservação durante esta semana no site www.rj.gov.br.

Pedra Branca – O parque é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12,5 mil hectares. A unidade de conservação abrange 17 bairros e possui quedas d’água, onde o banho é permitido, como a cachoeira do Mucuíba, que fica em Vargem Grande. Outra atração é a cachoeira do Camorim, em Jacarepaguá. Em Realengo, os visitantes podem desfrutar da cachoeira do Barata. A trilha do Rio Grande, no Núcleo Pau da Fome, é outra opção. As principais atrações são o aqueduto do século XIX e o recanto das represas da Figueira e o da Padaria.

Serviço: Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Sede: Estrada do Pau-da-Fome, 4.003, Taquara – Jacarepaguá
Serra da Tiririca – Costão de Itacoatiara, Morro Alto Mourão, sítio arqueológico e o túnel da antiga Estação Ferroviária de Maricá são alguns dos atrativos que o visitante poderá contemplar ao percorrer as trilhas do parque, que abrange Niterói e Maricá. Uma boa opção para quem gosta de apreciar a natureza e praticar esporte é a trilha do Alto Mourão. Há ainda a trilha das Andorinhas, que passa por uma comunidade de pescadores tradicionais de Itaipu e por dois mirantes. Já para quem prefere os esportes radicais, uma boa sugestão é o rapel na Enseada do Bananal, em Itacoatiara.

Serviço: Horário de visitação: Todos os dias, das 8h às 18h

Sede: Rua Engenheiro Domingos Barbosa, nº 4, Recanto de Itaipuaçu – Maricá.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!