Bola Cheia
A cidade colombiana de Medellín, na Colômbia, ganhou há dez dias outro motivo para não se esquecer da Chapecoense, clube do interior de Santa Catarina. Um casal de empresários locais inaugurou um bar temático ao alviverde, com decoração em verde, escudo, fotos e imagens em 3D das vítimas do acidente aéreo em novembro do ano passado. Os moradores da pequena Chapecó agradecem.
Bola Murcha
Tentar encobrir incompetência com a transferência de responsabilidade para outros, parece ser recurso de políticos inescrupulosos e sem amor ao povo. Certos prefeitos da Baixada Fluminense deveriam arregaçar as mangas e buscar soluções, no lugar de usar expressões que indicam culpa “da/pela gestão passada”. Na hora de pedir votos prometem o fundo das calças. Depois…
Evento na CMNI mostra o caminho do sucesso
Conhecimento, habilidade e atitude. Para Eric Garcia, consultor de CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), este é o tripé para tornar qualquer sonho em realidade. A frase foi dita ontem (16/02), para uma plateia de mais de 200 pessoas que participaram do encontro, organizado pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu, que reuniu diversas entidades, do setor público e privado, que trabalham com empreendedorismo voltado para os jovens. O próprio Eric começou sua trajetória no mercado de trabalho num programa de aprendiz, aos 14 anos.
Além do CIEE, o Sebrae e a Casa do Menor São Miguel Arcanjo participaram da mesa de debates e compartilharam suas experiências com os alunos das instituições e da Escola Estadual Dom Adriano Hipólito. O Centro disponibilizou a inscrição para oportunidades de trabalho e a Casa trouxe farto material didático sobre suas atividades.
Nilton Barbosa, que representou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Economia e Turismo de Nova Iguaçu, Fernando Cid, afirmou que a secretaria está com as portas abertas para apoiar os jovens. Pâmela Gomes, instrutora do Curso de Empreendedorismo da Casa do Menor, falou sobre a importância da valorização da vida e que é fundamental garantir oportunidades iguais para a juventude. Willians Dias, analista do Sebrae na Baixada, lembrou que os jovens devem ter conhecimento sobre a atividade de trabalho que irão investir e alertou para o cuidado que é preciso ter com o uso de imagens pessoais nas redes sociais.
“Temos a ferramenta chave para mudar a atualidade”. Assim o rapper Leonardo, aluno do CIEE, definiu a condição dos jovens. Poeta, ele tem vários vídeos publicados no YouTube, onde defende iniciativas pró-ativas no desenvolvimento de qualquer ideia. Homenagens: Duas empresas de sucesso em Nova Iguaçu, e seus sócios, foram homenageados com Moções de Congratulações e Aplausos. Yuri e Ygor Magalhães, da Skul Burger, especializada em food trucks; e Lucas e Caetano Camardela, da Barbearia Dom Ruan. Em sua fala, Lucas falou da importância do conhecimento na abertura de qualquer negócio, citando o Sebrae como grande incentivador. Na foto, Lucas e Caetano sendo homenageados por Juninho do Pneu.
Ação social
A Prefeitura de Duque de Caxias promoverá ação social neste sábado (18), das 8h às 13h, no bairro Laguna e Dourados, 1º distrito. Todas as secretarias municipais estarão envolvidas no evento. Na ocasião, a prefeitura oferecerá atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, prevenção e combate à dengue, zyka e chikungunya, limpeza urbana, iluminação pública e meio ambiente.
A expectativa é de um bom número de serviços gratuitos prestados aos moradores.
Oferta de empregos
Os trinta primeiros dias da secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico de Nilópolis foram de intensa atividade, porém compensadora, afinal os números apresentados pelo secretário Eduardo Amorim e pelo subsecretário Josué Júnior são bastante animadores. Em apenas um mês, conseguiram organizar a secretaria e otimizar o trabalho. O resultado de todo este esforço está na quantidade de pessoas que foram atendidas e, mais que isso, no número de encaminhamentos feitos para vagas de emprego e na taxa dos contratados.
Oferta de empregos (2)
Ao todo, 661 pessoas se cadastraram na busca de um emprego. Desses pretendentes, 321 conseguiram se qualificar para disputar uma das muitas vagas captadas pela secretaria, com 115 candidatos contratados (36%). Vale ressaltar que os encaminhados pela secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico disputam vagas com pretendentes de outros locais.
Juninho: “para o ser humano o céu deve ser o limite”.
A comemoração do Dia do Jovem Empreendedor é uma iniciativa da Câmara Municipal, em concordância com a Lei 4579/2016, do presidente e vereador Juninho do Pneu, que inclui no calendário oficial de Nova Iguaçu a comemoração da data, sempre no mês de fevereiro. Juninho defende iniciativas como esta por parte do Poder Legislativo: “Nosso dever é estimular o desenvolvimento de todos os setores sociais, mostrando caminhos para a realização de todos os empreendimentos. Para o ser humano o céu deve ser o limite”.
Shoppings e
o Carnaval
Pressionados, vários shoppings já anunciaram que vão respeitar a tradicional folga dos comerciários na segunda-feira de Carnaval (27/02). Além do Shopping Tijuca, Barra Shopping/New York Center e Rio Sul, que já haviam confirmado que não haveria expediente, engrossaram a lista o Botafogo Praia Shopping, Shopping Leblon, ParkShopping Campo Grande, Village Mall e ParkShopping Sulacap. Em alguns haverá funcionamento apenas dos cinemas e praças de alimentação. No Rio Design Barra e Américas Shopping a abertura das lojas será facultativa.
Shoppings e
o Carnaval (2)
A pressão continua para que outros grandes centros comerciais como Norte Shopping, Nova América e Bangu Shopping respeitem os trabalhadores e tenham bom senso. “Os trabalhadores estão cada vez mais indignados. Sabem que vai ser difícil circular pela cidade e que a insegurança no período de Carnaval também vai aumentar. Muitos comerciários se preocupam que possam acontecer arrastões, com a bandidagem aproveitando o fato de que o policiamento estará concentrado nos locais em que haverá atividades de carnaval.
Shoppings da
Baixada calados
Mesmo assim o Sindilojas e alguns shoppings não estão nem aí, contrariando até os donos das lojas, que sabem que o custo operacional será maior do que o faturamento no Carnaval. Há uma grande insatisfação de trabalhadores e lojistas. Esses shoppings estão brincando com fogo. Não desistiremos e vamos continuar pressionando junto com os trabalhadores”, promete o presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer. *Na Baixada, os shoppings ainda não se pronunciaram sobre o assunto.