Diversão e Lazer – 03/06

Projeto cultural ganha inspiração na Grécia Antiga

“Thalea, diversas artes de uma mesma Grécia” reúne teatro e exposições.

A comédia “Lisístrata – A greve do sexo terá apresentação única”

A comédia “Lisístrata – A greve do sexo terá apresentação única”

Os gregos antigos se destacaram no mundo das artes, no qual as obras impressionam até os dias de hoje pela beleza e perfeição. Este cenário foi a inspiração para a montagem do projeto Thalea, diversas artes de uma mesma Grécia, que reúne a peça “Lisistrata – a greve do sexo”, a mostra de quadros “Grécia” e a exibição indumentária “Mulheres drapejadas: revisitando o feminino na Grécia Antiga”. O evento entra em cartaz na sexta-feira (5/6), às 19h, no Complexo Cultural Nova Iguaçu (Rua Getúlio Vargas, 5, Centro). O espetáculo teatral tem única apresentação, mas as duas exposições permanecem até o dia 19. A programação tem entrada gratuita.
Realizado pelo grupo Coletivo Inconsciente Produções em parceria com a Unigranrio, a iniciativa tem a finalidade de criar um ambiente que vá além de um espetáculo pontual. “O projeto nasceu depois de muita pesquisa. Após a escolha do texto da peça, a ideia foi criar um evento maior, que pudesse ter outros tipos de artes e proporcionar ao público visões diferenciadas de expressões artísticas clássicas”, declarou o membro do grupo e designer de moda, Arnold Anjos.

Idealizadores do evento Arnold Anjos (E), Jeniffer Lemos e Filipe Santos

Idealizadores do evento Arnold Anjos (E), Jeniffer Lemos e Filipe Santos

A comédia “Lisístrata – A greve do sexo”, que será apresentada somente na sexta é uma crítica severa à situação de Athenas na época, em guerra com Esparta e a mercê dos Persas. Na obra, Lisístrata decide mudar a história da Grécia unindo todas as mulheres e promovendo uma grande greve de sexo. A ação é uma forma de persuadir os maridos, que abandonaram o lar em prol da guerra, desistir da luta e decretar a paz em toda Hélade.

Exposições de quadros e vestuário

As mostras de quadros e vestimentas ficarão em exposição no Complexo Cultural Nova Iguaçu até o dia 19 de junho. A exibição “Grécia” enfatiza a mitologia grega, especificamente em esculturas e pinturas. Também apresenta a temática num estilo moderno. O olhar do visitante se mistura nos tons e na maneira irreverente usada pelo artista plástico Maurício Marins, no qual cada quadro destaca a expressão dos personagens retratados, permitindo que o público faça um passeio pela Grécia Antiga de forma contemporânea.

Alunos do curso Design de Moda da Unigranrio

Alunos do curso Design de Moda da Unigranrio

“Mulheres drapejadas: revisitando o feminino na Grécia Antiga” é uma exposição produzida pelos alunos do 1º período do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Unigranrio, que estão cursando a disciplina História da Moda I. “Incorporadas a uma abordagem contemporânea, procuramos reconhecer e compreender os diversos processos simbólicos que determinaram à narrativa teatral, trazendo a tona à importância da indumentária como um elemento fundamental na construção do imaginário ocidental”, explicou Vânia Mourão, Curadora da mostra e professora da Unigranrio, especialista em Indumentária e Estudos da Moda, Mestre e Doutoranda em Artes pela UERJ/PPGARTES.

por Ana Paula Moresche
amoresche@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!