Jovens de comunidades participam de treinamento com salva-vidas

Ação foi realizada no 2º Grupamento Marítimo, localizado na Barra da Tijuca e contou com 40 adolescentes com faixa etária de 12 a 17 anos

Em ação conjunta entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Legião da Boa Vontade (LBV), 40 adolescentes com faixa etária de 12 a 17 anos participaram de um treinamento com salva-vidas. A ação foi realizada no 2º Grupamento Marítimo, localizado na Barra da Tijuca, e contemplou atletas inscritos nos projetos de prevenção em artes marciais Geração UPP.
Na abertura do curso, os participantes foram recebidos pelo coordenador de Embarcação e Resgate, Tenente Coronel BM, Paulo Costa, que desejou boas-vindas a todos. Em seguida, o oficial – juntamente com sua equipe de instrutores altamente qualificada – iniciou o treinamento falando da importância de respeitar a sinalização dos guarda-vidas.
“A população precisa ficar mais atenta a sinalização das bandeiras vermelhas e aos importantes avisos sonoros dos apitos dos guardas-vidas”, disse.
De acordo com a chefe da Assessoria de Proximidade das UPPs, major PM Bianca Neves, a parceria visa atender uma demanda crescente dos projetos de prevenção oferecidos em comunidades cariocas. Segundo a policial, trata-se da oferta de passeios à praia, piscina e cachoeiras.
“Moramos numa cidade litorânea e quente o ano inteiro. E quando a temperatura encontra-se elevada a melhor opção é refrescar-se com água. E não importa o local”, disse Bianca.
Dados disponibilizados pela Defesa Civil do Governo do Rio informam que somente no mês de janeiro deste ano 10.723 salvamentos marítimos foram realizados em todo o Estado sendo 6.226 na capital.
Ao longo do treinamento os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de primeiros socorros em afogamento, dentre elas: massagem cardíaca, resgate com moto aquática, leitura e compreensão de sinalização de bandeiras vermelhas e placas de perigo.

error: Conteúdo protegido !!