Organização nas ruas de Queimados e Mesquita

Secretaria de Transportes e Trânsito fiscaliza estacionamento irregular nas ruas de Queimados
Foto: Thiago Loureiro/PMQ

Agentes das secretarias municipais de Transportes e Trânsito de Queimados e de Mesquita iniciaram uma operação para coibir irregularidades nas ruas destas cidades. Em Queimados, a ação contou com o apoio da Polícia Militar na fiscalização do transporte escolar e de mototáxi e também na autuação dos motoristas que estacionam em locais proibidos. Já em Mesquita, o ato foi motivado por inúmeras queixas recebidas sobre o excesso de veículos parados de forma incorreta.
Somente na manhã de ontem, seis carros foram rebocados e levados para o depósito público de Queimados. As infrações registradas ocorreram na Rua Eugênio Castanheiras, onde funcionam duas escolas particulares. Ao longo de toda a via é proibido estacionar, mas muitos ignoram a sinalização e param seus veículos no local diariamente.
A operação vai continuar ao longo do mês e os motoristas que não respeitarem a sinalização terão seus carros rebocados e multados no valor de R$ 130,16 e ainda perderão quatro pontos na carteira de habilitação, de acordo com o art. 181, XVIII, do Código de Trânsito Brasileiro.
Com cerca de 400 metros, a Rua Eugênio Castanheiras recebe inúmeros automóveis todos os dias, principalmente no horário de entrada e saída dos alunos das unidades escolares. O secretário de Transpor e Trânsito, Antônio Almeida, alertou sobre o tráfego na via. “Estacionar é proibido, mas existe uma tolerância de 15 minutos para o embarque e desembarque das crianças nas escolas. O motorista deve parar com o pisca alerta ligado para sinalizar aos demais que a parada é momentânea. Vamos intensificar a fiscalização para que a lei seja cumprida”, destacou.
A fisioterapeuta Josenilda Oliveira, de 33 anos, leva todos os dias quatro crianças para uma das escolas e vive a dificuldade em deixar os alunos com segurança. No dia da fiscalização, ela não levou cinco minutos para cumprir a tarefa: “Muito legal a ação, afinal, é muito difícil ter um local seguro para parar o carro e deixar as crianças, pois o tráfego é horrível. A gente fica numa segunda fila, ao lado dos automóveis estacionados irregularmente. Tomara que fique sempre organizado deste jeito”, disse.

Orientação aos mototaxistas

Mototaxiatas passam por fiscalização na Av. Dr. Pedro Jorge
Foto: Thiago Loureiro/PMQ

Os mototaxistas que passavam pela Avenida Dr. Pedro Jorge eram parados e seus documentos e das motocicletas fiscalizados. O intuito é coibir o transporte irregular de passageiros. Atualmente, 183 profissionais estão aptos a realizarem o serviço em Queimados e já tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial do Município. Para executar o ofício, o condutor precisa estar cadastrado na secretaria e cumprir as exigências como ser morador de Queimados, maior de 18 anos, ter a carteira categoria A, ter um curso específico para transporte de passageiros e ter uma credencial expedida pelo órgão municipal.

 

Segunda chance antes das multas

Carros estacionados irregularmente receberam adesivos de advertência em Mesquita
Foto: Divulgação/PMM

A ação de fiscalização em Mesquita foi motivada por inúmeras queixas recebidas sobre o excesso de veículos estacionados de forma irregular, atrapalhando a passagem de caminhões de lixo e de entrega, de pedestres, ônibus e pessoas com mobilidade reduzida. Os bairros inicialmente fiscalizados são Vila Emil, Cosmorama, Rocha Sobrinho, Juscelino e Edson Passos.
Inicialmente, ao contrário do que já vem ocorrendo no Centro da cidade, onde as irregularidades são penalizadas com multas, os agentes estão advertindo os motoristas com adesivos. Mas, em breve, essas infrações também serão penalizadas com multas.
“Nossa ideia é que até abril os moradores e visitantes regulares dessas áreas se conscientizem e mudem esse comportamento. Em abril, porém, começaremos a aplicar multas em quem seguir estacionando de maneira incorreta nessas áreas”, avisa o secretário de Transportes e Trânsito de Mesquita, Fernando Gonzalez.
Em algumas vias de Juscelino, por exemplo, parte dos automóveis estacionados incorretamente é de concessionárias de veículos que funcionam na área. De maneira geral, no município de Mesquita, as principais irregularidades são o estacionamento sobre a calçada ou ainda a menos de cinco metros de distância da esquina.

error: Conteúdo protegido !!