Praça abandonada põe fim ao lazer

A quadra poliesportiva está com as grades danificadas e precisa de reforma
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Sujeira, iluminação precária, bancos, mesas e brinquedos danificados, mato alto. É neste estado que se encontra uma das praças da Via Light, no Centro de Nova Iguaçu, próximo ao viaduto Dom Adriano Hipólito. A equipe de reportagem do Jornal de Hoje esteve no espaço que deveria servir de lazer para a população, mas que se tornou abrigo para moradores de rua e esconderijo para usuários de drogas.
O lugar que antes era frequentado para a prática do esporte e de atividades físicas ou até mesmo para o descanso agora dá lugar ao abandono por parte do poder público. A quadra poliesportiva, por exemplo, está sem a tabela e a cesta para a prática do basquete, a trave do futebol está sem rede e o alambrado está com buracos e repleto de mato. Além disso, os bancos e mesas de concreto da praça estão quebrados, deixando vergalhões expostos podendo causar acidentes.
O cozinheiro Aécio de Souza, 51 anos, é um daqueles que gostam de utilizar o tempo livre para passear pela praça. Mas ao invés de descansar, acaba trabalhando.
“Quando venho aqui varro e retiro o lixo e o mato. Não tem nem lixeira na praça. O matagal tomou conta das quadras de esporte e as lâmpadas estão queimadas, à noite é um perigo, fica tudo escuro”, relata Aécio, que já presenciou cenas de sexo explícito em meio à escuridão.

Local vira abrigo para moradores de rua

A praça virou moradia para moradores de rua, e quem frequenta o espaço se sente inseguro
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

A falta de segurança também afugenta possíveis frequentadores do local. É o que relata o soldador Alberto Wandekocken, 42 anos, que passa diariamente pela ciclovia da Via Light para ir trabalhar. Segundo ele, o local é freqüentado por usuários de drogas e moradores de rua.
Já o costureiro Igor Fontes da Silva, 41, diz que falta apoio do governo. “A prefeitura deveria investir em atividades esportivas, lazer em geral e na segurança. Desta forma, nós poderíamos voltar a frenquentar a praça sem medo de que algo possa acontecer.”
Em nota, a Prefeitura de Nova Iguaçu,por meio da Secretaria de Infraestrutura, informou que está sendo feito um levantamento das praças que precisam ser revitalizadas. Após isto, será feito um plano de intervenção nestes locais.
Colaboração: Élida Machado
Edição: Raphael Bittencourt

error: Conteúdo protegido !!