Bravo Blackmotion: elegante e discreto

Fotos:  Isabel Almeida/Carta Z Notícias

Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

Versões especiais no segmento automotivo podem chegar com diversas funções. Algumas visam criar uma imagem para determinado modelo. Outras, diminuir grandes estoques com pacotes mais rentáveis. Na Fiat, a versão Blackmotion já tinha sido inserida na gama do Punto e, depois de ser lançada como edição especial do Bravo, ganhou espaço fixo no catálogo na linha 2016 do hatch médio. Responsável por 15% das vendas do hatch médio, a configuração tem cara de T-Jet, mas sem o motor turbinado da versão mais cara do carro.
As mudanças visuais da versão T-Jet para a Blackmotion são sutis. Exceto pelas rodas com design diferenciado, faixas decorativas com o nome da configuração e um ou outro detalhe – como retrovisores em preto, independentemente da cor do modelo –, trata-se da mesma estética que tenta mesclar pitadas discretas de esportividade com uma elegância típica do segmento de médios. Faróis escurecidos, minissaias laterais e ponteiras duplas de escapamento cromadas acentuam esse conceito. Sendo que há menos opções de cores: o único tom sólido é o branco, enquanto as cores metálicas disponíveis são preto, cinza e prata.
A lista de equipamentos e itens de conforto do Bravo Blackmotion é bem farta. Tem sistema de entretenimento com comandos por voz, tela touchscreen, Bluetooth e USB. E que pode ser opcionalmente alterado para uma versão com navegação GPS. O ar-condicionado é em duas zonas e a direção elétrica conta com dois níveis: um para a cidade, extremamente leve, e outro indicado para velocidade de cruzeiro, firme. Mas, apesar de a ideia de esportividade estar explícita, a versão Blackmotion não oferece controle eletrônico de estabilidade e tração. Para a segurança, há mesmo os airbags frontais e freios ABS exigidos pela lei e, pagas à parte, mais cinco bolsas de proteção.
Sob o capô, fica o motor 1.8 litro de 132/130 cv com etanol/gasolina. Ele pode ser acompanhado pelo câmbio mecânico de cinco marchas de série ou pela opcional transmissão automatizada, também com cinco velocidades. O torque máximo de 18,9/18,4 kgfm com etanol/gasolina aparece a 4.500 rpm e a velocidade máxima é de 193 km/h. De acordo com a Fiat, seu zero a 100 km/h é realizado em 9,9 segundos e o conjunto suspensivo da versão Blackmotion, assim como o da Sporting e da T-Jet, recebe um acerto mais firme.
Pelo menos por enquanto, a reestilização do Bravo em sua linha 2016 serviu para não afetar o modelo diante da queda expressiva do mercado automotivo, que já passa de 20%. Em 2014, a média foi de 370 unidades mensais. Com o lançamento do face-lift, em fevereiro, os três primeiros meses de vendas cheias do modelo registraram 993 emplacamentos totais, ou seja, cerca de 331 em cada um. Uma retração de cerca de 10%, Metade da sofrida pelo mercado.

por Márcio Maio
Auto Press

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