Suzuki V-Strom 650 ganha dose de aventura

150605 V32Desde que começou a ser vendida no Brasil, em 2004, a V-Strom 650 se destacou no line-up da Suzuki. Com o tempo, porém, as vendas foram perdendo o fôlego para as principais rivais – Kawasaki Versys 650, Yamaha XT 660Z Ténéré, Honda XL 700V Transalp e BMW G 650 GS. Principalmente porque as mudanças implementadas ao longo de 10 anos não foram de grande impacto. Até que, em 2013, a Suzuki decidiu dar mais porte à sua bigtrail. Agora, a marca decide dar ainda mais presença a sua motocicleta com a versão XT, que tem maior vocação para enfrentar longas viagens.
Apresentada durante o Salão de Colônia, na Alemanha, em outubro do ano passado, a variante XT da Suzuki V-Strom 650 é baseada na V-Strom 650 ABS Aventura, porém com algumas diferenças estéticas. A motocicleta ficou mais alinhada à V-Strom 1000, após a instalação de um novo “bico” dianteiro com dutos de ar integrados, para levar o vento do deslocamento em direção ao para-brisa. Outra novidade fica por conta das rodas, agora “raiadas” e de alumínio, sendo as dianteiras de 19 polegadas e as traseiras de 17, para resultar em melhor absorção do impacto.
Para ampliar o conforto do piloto e do carona, o assento foi totalmente redesenhado, para reduzir a distância para o solo. Outra novidade está na suspensão traseira, com molas de pré-carga reguláveis e cinco opções de configurações, o que oferece uma melhor adequação da moto ao piloto e à estrada.
A bigtrail vem equipada com freios ABS, malas laterais e case superior compostos de alumínio, para-brisas ajustáveis em três posições para reduzir o vento e fadiga do condutor, painel multifuncional de LCD com hodômetro, posição da marcha, medidor e consumo médio de combustível e relógio. A navegação pelas informações é ativada através de um botão do lado esquerdo do guidão. Há também assentos de turismo e aquecimento para os punhos.
O trem de força não sofreu alterações. Segue o mesmo V-Twin, de 645 cm³, com dois cilindros em V, duplo comando no cabeçote e arrefecimento líquido. Ele é gerenciado por um câmbio de seis marchas e produz 69 cv de potência a 8.800 giros e 6,12 kgfm de torque a 6.400 rpm. O modelo é comercializado na Europa por 8.590 euros – algo em torno de R$ 30 mil. No Brasil, a Suzuki V-Storm 650 “normal” custa R$ 35.900. A versão XT é melhor equipada e deve chegar por aqui – a previsão é para o segundo semestre de 2015 – por volta dos R$ 40 mil.

por Raffaele Grosso
AutoPress

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