Lexus IS 250 F-Sport: o preço da exclusividade

Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

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Os modelos da Lexus ainda são raros nas ruas brasileiras. Obviamente, o objetivo da marca é crescer e aparecer. Mas sem pressa. A montadora japonesa entrou no mercado de luxo no Brasil apenas com versões completas e mais requintadas de seus modelos. Ou seja: briga no topo de cada segmento. Esse posicionamento é quase uma tradição. A divisão de luxa da Toyota foi criada basicamente para o mercado americano, com a proposta de ficar acima das marcas alemãs, como Mercedes e BMW, ou mesmo norte-americanas, como Cadillac e Lincoln. E isso explica a exclusividade dos modelos. O IS 250, por exemplo, é oferecido no Brasil em duas versões. Mas a maior parte de seus emplacamentos – 70% – vem da F-Sport – justamente a mais completa e mais cara.
O sedã médio chegou ao país em setembro de 2013 com uma função clara: rivalizar com a concorrência alemã, principalmente nas versões de topo do BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Mas não se trata de um carro para render volume de vendas. As previsões da marca, aliás, seguem modestas no país. A intenção é emplacar cerca de 100 unidades mensais de toda a sua gama, composta por seis modelos. Para o sedã, a meta era que cerca de oito exemplares fossem vendidos por mês. Dito e feito. Foram 164 IS 250 comercializados desde o lançamento em 2013 até o final de abril deste ano. Exatamente oito a cada 30 dias.

Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

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Esteticamente, o sedã ostenta um design contemporâneo e com traços de ousadia típicos da atual identidade visual da marca. Na frente, se destacam a grade em forma de ampulheta, as luzes diurnas de led e o farol em formato do “L”, que evoca a logomarca da empresa. Já no perfil, de linhas sinuosas, dois vincos bem marcados dão personalidade. A traseira recebe lanternas horizontais bem esticadas e o logo da Lexus em evidência no centro superior da tampa do porta-malas.
Para movimentar o sedã médio, a Lexus o equipa com um V6 de 2.5 litros capaz de render 208 cv de potência e torque de 25,2 kgfm. O propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades. A força gerada é toda enviada às rodas traseiras, o que confere uma personalidade esportiva ao modelo.
As diferenças entre a versão Luxury e a “top” F-Sport são significativas. Por fora, uma grade exclusiva incorpora acabamento com detalhes em losango à mais cara. Os cantos inferiores dos para-choques dianteiros ganham detalhes aerodinâmicos que permitem um resfriamento mais eficiente dos freios. As rodas exclusivas de 18 polegadas possuem raios em forma de Y – assumidamente inspiradas no LFA. A influência do esportivo aparece ainda no painel de instrumentos, projetado em uma tela digital. Ali, os instrumentos virtuais, composto sempre por um conta-giros analógico com um

Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

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velocímetro digital no interior, podem ser deslocados para o lado, para dar mais destaque ao computador de bordo. Já no interior, o acabamento recebe alumínio escovado e revestimentos em couro nas cores preta, cinza claro e vermelha. Para completar, a configuração de topo é equipada com um gerador de som que ajuda a criar um ronco mais esportivo do motor.
A lista de itens de série é farta e contempla equipamentos como central multimídia com TV Digital e GPS até 10 airbags. Mas a Lexus sabe cobrar bem por tamanho requinte e cuidado. A configuração de entrada custa R$ 182.600, enquanto a F-Sport adiciona R$ 14 mil à conta. Com uma etiqueta de preço assim, não é difícil manter a ideia de exclusividade que a fabricante japonesa ostenta no país.

por Márcio Maio
Auto Press

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