Light encontra mais de mil fraudes de energia em Caxias

A cada 100 clientes visitados em Duque de Caxias, 81 possuíam alguma fraude de energia
Foto: Light/Divulgação

As ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”, sobrecarregam a rede de distribuição da Light e provocam interrupções do fornecimento. Entre os dias 6 e 10 de Março, a Light atendeu a 10,5 mil chamados em razão de interrupções. O maior número de ocorrências foi registrado justamente nas regiões onde se furta mais energia e as localidades mais afetadas são as Zonas Oeste e Norte do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense.
Para combater essa prática a empresa realizou uma ação em Duque de Caxias, na sexta-feira (24). O índice de acerto foi de 81%. A cada 100 clientes, 81 possuíam alguma fraude de energia. A Light realizou ainda 1.304 inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais, com 1.060 irregularidades encontradas.
Durante a operação uma Agência Móvel instalada na Praça do Humaitá (Av. Brigadeiro Lima e Silva) prestou serviços comerciais aos moradores e realizou solicitações de pedido de ligação nova, segunda via de conta, análise de contas, vistorias técnicas, parcelamento de débitos, transferência de titularidade, encerramento de contrato, entre outros.

Combate ao furto de luz
Muitas vezes, o fornecimento de energia é interrompido por causa da sobrecarga dos equipamentos. Preparados para atender o número de clientes regulares/formais, os transformadores acabam não suportando a demanda gerada pelos “gatos”. O furto de energia na área de concessão da Light corresponde a cerca de 40% sobre a carga distribuída para a rede de baixa tensão, o equivalente ao consumo do Espírito Santo, durante um ano.
E o que a Light tem feito para combater isso? Por meio de uma parceria com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e com as delegacias locais, a companhia já realizou, em janeiro de 2017, 30.401 inspeções e detectou 20.488 irregularidades (todas normalizadas), ou seja, a cada 100 clientes, 67 furtavam energia. Além disso, foram registrados 26 boletins de ocorrência e 4 prisões em flagrante.   O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão.
Denúncia
A empresa pede que o cliente denuncie os “gatos” de energia por meio da Agência Virtual pelo site www.light.com.br, pelas redes sociais (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes) ou pelo Disque-Light (0800 021 0196). Pelos mesmos canais, é possível solicitar o restabelecimento da energia, em casos de interrupção.

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