Diversão e Lazer – 09/06

Política Nacional das Artes é tema de debate no Rio

 

Alunos da Escola Nacional do Circo se apresentam na sede da Funarte

Alunos da Escola Nacional do Circo se apresentam na sede da Funarte

O Ministério da Cultura (MinC) realiza hoje o seminário de lançamento do processo de construção da Política Nacional das Artes (PNA). O evento ocorrerá das 9h às 18h, na sede da Funarte (Fundação Nacional das Artes) – Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro.
A primeira atração será às 9h, com os alunos da Escola Nacional de Circo. Às 9h30, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o presidente da Funarte, Francisco Bosco, e demais autoridades participam da abertura institucional do evento.

As conferências começam às 10h30, com as presenças de Chico César, Ailton Krenak e Tania Rivera. Ao meio-dia, no pátio externo do edifício, será apresentado o espetáculo de dança “Na Batalha”, com dançarinos do passinho.
Na parte da tarde, às 14h, serão realizados os debates sobre os Planos Setoriais de Artes Visuais, Livro e Leitura e Música. Participam representantes dos colegiados setoriais e articuladores de cada linguagem, com mediação dos coordenadores e dos diretores dos Centros de Artes Visuais (CEAV) e Música (Cemus) da Funarte. A programação artística prossegue às 16h, com a performance “Abrigo Mar”, de Franklin Cassaro, e o Vídeo: Ações Visuais.

Às 16h30, será a vez dos Planos Setoriais de Circo, Dança e Teatro, com representantes dos colegiados setoriais e articuladores de cada linguagem, com mediação dos coordenadores e do diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da Funarte. As atividades no Palácio Gustavo Capanema terminam com a performance teatral “Onde? Ação no 2” da tribo de atuadores Ói nóis aqui traveiz, que estarão no local a partir das 18h30.

O cantor Emicida faz show no Circo Voador

O cantor Emicida faz show no Circo Voador

Às 21h30, o cantor Emicida encerra a programação do dia com o show musical “O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui”. A apresentação será no Circo Voador e será transmitida ao vivo pelos sites do MinC e da TV NBR.

A Política Nacional das Artes é um conjunto de políticas públicas consistentes e duradouras para as artes brasileiras. As discussões têm como ponto de partida o conteúdo produzido pelos Planos Setoriais dos Colegiados Setoriais, debates, conferências e estudos realizados pelo Sistema MinC.
O projeto contribuirá para a renovação da Funarte (Fundação Nacional das Artes), entidade vinculada ao ministério, responsável pelas políticas de fomento para artes visuais, circo, dança, música e teatro.
A programação do evento e a transmissão ao vivo, de toda a programação, poderão ser conferidas no site www.cultura.gov.br.

Seminários e apresentações artísticas
Local: Sede Funarte – Rio de Janeiro
Horário: 9h às 18h
Às 9h30, ministro Juca Ferreira participa da abertura institucional

Show Emicida
Local: Circo Voador
Horário: 21h30, mas o local estará aberto a parti das 20h
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Exposições e peça de teatro fazem sucesso na Casa de Cultura de Nova Iguaçu

150608 H71CO Projeto Thalea, Diversas Artes de Uma Mesma Grécia, encantou quem passou pelo Complexo Cultural de Nova Iguaçu nos últimos dias. O grupo coletivo inconsciente produções, apresentou a Peça “Lisístrata – a greve do sexo”, texto de Aristófanes, considerado maior representante da dramaturgia grega. O grupo inovou sem ficar caricato, com atores interpretando personagens femininos e atrizes com personagens masculinos. A apresentação foi única na Casa de Cultu
ra mas, no próximo dia 14, eles vão se apresentar no Campus da Universidade Rural em Nova Iguaçu, a partir das 19h, entrada gratuita.
Já a exposição Grécia, apresenta quadros criados pelo artista Maurício Marins e a exposição “Mulheres drapejadas: Revisitando o feminino na Grécia Antiga” é composta por figurinos inspirados na indumentária Grega contemporânea ao texto, criados em parceria com alunos do primeiro período do Curso de Tecnologia em Design de Moda da Unigranrio Pólo Duque de Caxias, e tem a curadoria de Vânia Mourão. Segue até o dia 19 de junho.

error: Conteúdo protegido !!