Visão Geral – 09/06

Bola Cheia

A coluna tem recebido manifestações favoráveis ao prefeito Bornier, quanto a coleta domiciliar de lixo. Segundo os contribuintes, nos dias e períodos marcados, o caminhão passa e arrecada o conteúdo deixado nas lixeiras pelos moradores. Nos governos Lindberg e Sheila Gama houve momentos nos quais as montanhas de porcarias incomodavam.
Bola Murcha

Boa parte das ruas nos bairros e distritos da Baixada pede socorro. Sem recapeamento há anos, as vias mais parecem queijo suíço de tão esburacadas. Existem as que não permitem nem o trânsito de veículos de passeio e as pessoas têm de fazer malabarismos, principalmente quando chove. Poeira, buracos, lama e poças d’água, são comuns nessas regiões.
Costa e Lula conversaram sobre Pasadena

150608 H41Documento da Petrobras indica que o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa (direita) viajou a Brasília para se reunir com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (esquerda) em 2006 com o objetivo de tratar da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), um mês antes de a controversa compra da planta de refino ser autorizada. A agenda consta de relatório intitulado “Viagens Pasadena”, no qual a companhia lista deslocamentos feitos por seus funcionários e executivos, no Brasil e no exterior, em missões relacionadas ao negócio, considerado um dos piores da história da petroleira. Conforme o documento obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, o encontro entre Lula e Costa se deu em 31 de janeiro daquele ano, no Palácio do Planalto, exatos 31 dias antes de o Conselho de Administração da Petrobras, na época chefiado pela então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (centro da foto), dar aval à aquisição de 50% da refinaria. O ex-presidente nunca admitiu participação nas tratativas para a aquisição, que, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), causou prejuízo de US$ 792 milhões aos cofres públicos. A conversa foi inscrita na agenda de Lula apenas como “Reunião Petrobras”.
Prefeito reage

A coluna está na expectativa pela divulgação dos resultados das investigações dos nomes ou perfis que vinham atacando o prefeito de Belford Roxo Dennis Dauttmam nas redes sociais. Após ser alvo de denúncias infundadas, Dauttmam, montou, há uma semana, uma comissão de advogados para identificar e punir os perfis fakes que o agrediam. A partir de agora, todo responsável por qualquer comentário calunioso que agrida a moralidade do prefeito, bem como a integridade dele, seus familiares e funcionários, estará sujeito a processo judicial.

 

Prefeito reage (2)

O prefeito reitera que a medida não tem intuito de impedir críticas ao seu governo ou cercear a liberdade de expressão dos munícipes. Sua intenção é se resguardar, assim como preservar sua família e funcionários, que vinham sendo covardemente desrespeitados nas redes sociais. Uma das calúnias o levou a fazer um registro de ocorrência na delegacia distrital do município e esse procedimento será adotado toda vez que um perfil fake seja identificado prejudicando qualquer uma das partes envolvidas.

Previni de casa nova

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (Previni) está de mudança para sua nova sede, na Rua Antenor de Moura Raunheitti, s/n, no bairro da Luz, onde funcionou o antigo bloco J da Unig (Universidade Iguaçu).
A presidente da instituição, Danielle Argero, informa que não haverá atendimento ao público entre os dias 10 e 19. Por isso, os aposentados e pensionistas que fazem atestado de vida durante o mês de junho, deverão realiza-lo em julho e agosto, excepcionalmente.
‘Empurrar’ cartão é abuso

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que o envio de cartão de crédito não solicitado pelo consumidor configura prática abusiva. O entendimento, que consta de uma súmula publicada ontem no Diário da Justiça, foi firmado após vários casos julgados pelo tribunal, envolvendo pessoas que receberam os cartões e entraram na Justiça para pedir indenização pela cobrança indevida de taxas.
No caso mais recente julgado pelo tribunal, uma consumidora pediu ao banco um cartão de débito, mas recebeu um cartão de múltiplas funções. Por decisão dos ministros, a instituição financeira foi condenada a pagar R$ 158 mil de indenização, mesmo alegando que a modalidade crédito estava bloqueada.

 
Apoio a Marin

Ontem, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, disse aos clubes que está ajudando o ex-presidente José Maria Marin, preso no dia 27 de maio, na Suíça, após operação do FBI com a polícia local. De acordo com informações dos dirigentes, que estiveram no Rio, o mandatário disse que espera ver as provas colhidas pelo governo norte-americano e que ainda espera pela inocência do colega. O encontro na sede da entidade foi convocado na semana passada, pegando de surpresa a todos e sem uma pauta definida.

 
Apoio a Marin (2)

Segundo os cartolas, não houve nenhum detalhe de que tipo de ajuda está sendo dada ao ex-presidente, que segue na Suíça, e tem um advogado suíço indicado pela Conmebol. Marin, que teve seu nome retirado da fachada da sede da CBF, ainda aparece como presidente em um painel localizado na parte interna da entidade. Del Nero, por sua vez, ainda está nomeado como ‘vice-presidente’. Ele será ‘sabatinado’ na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, em Brasília.

 
Apoio a Marin (3)

Após a reunião os primeiros cartolas a deixarem o encontro descartaram a renúncia do presidente Del Nero após os escândalos no futebol envolvendo a Fifa. Uma liga para a disputa do Campeonato Brasileiro também foi descartada. “Eu vim do judiciário. Então sempre decidi com base nas provas. Até agora não existe nada contra o Del Nero. Não há motivo para ele renunciar. Todos os presidentes pensam assim também”, afirmou Nilton Macedo Machado, presidente do Avaí, de Santa Catarina.

error: Conteúdo protegido !!