Grupo Literário homenageia amor ao livro

A arte renderá homenagem a arte e ao ativismo cultural no dia 07 de abril às 19h00 no ICBEU. O grupo Diário da Poesia, coordenado e idealizado pelo poeta e professor Renato Cardoso, homenageará o poeta Nereis Ribeiro.

Nascido em Curuzu 6º distrito de Itaboraí, filho de pequenos lavradores, não conseguiu ir muito longe em seus estudos, naquela época caminhava por vários quilômetros para chegar na escola Padre Francisco Mariano, na fazenda Esperança – Itaboraí, que até hoje ainda existe, não havia ginásio, nem faculdade. O pouco que ganhava trabalhando antes na lavoura, depois em pequenos empregos pela cidade do Rio, Caxias e São Gonçalo na aviação ABC, foi ai que em vez de gastar com drogas, bebidas e até roupas novas, passou a comprar livros, onde descobriu a beleza da poesia, nunca negou a origem humilde a quem quer que seja! Mudou para Monjolos – São Gonçalo no ano de 1978, em 1987 foi descoberto pelo G.I.A (Grupo de Incentivo a Arte), idealizado por alguns amigos, entre eles Antônio Lages, Fernando Lages, Evanice Cabral e outros.

Já em 1988 ficou em segundo lugar, no 2° festival de poesia de Monjolos, G.I.A com a poesia (A TERRA) hoje com trinta e oito troféus, vinte e duas medalhas, milhares de poesias na gaveta, também peças de teatro, contos e crônicas, participação em saraus e recitais de poesia em vários lugares, entre eles, Corujão da Poesia, Uma Noite na Taverna, Diário da Poesia, eventos do Grupo a Arte no Poder, um livro individual (Nereis Ribeiro e as treze poesias + premiadas), um livro com Antônio Lage e Tito Duarte e mais 13 Antologias, sendo um pelo Instituto da Poesia Internacional, com mil e quatorze poetas brasileiros e a mais atual pela Editora Porto da Lenha de Manaus, que sairá em dezembro de 2015.

Participou de duas Conferências de Cultura, municipal e uma estadual, continua amando e defendendo a natureza e sendo o mesmo caipira, lá do interior de Itaboraí, terra de Joaquim Manoel de Macedo, onde pretende descansar um dia. São mais de 40 anos de ativismo cultural, onde construiu uma biblioteca comunitária em Monjolos, contando com um acervo de mais de 6000 livros, atendendo a população local.

Na poesia teremos a participação dos poetas: José Francisco Rodrigues, Carlos Galeno, Marcelo Motta, Fátima Daniel, Ivone Rosa, Eduardo Henrique, Carlos Alberto Oliveira, Kleber Marques, Mariângela Tavares, Gilvan Carneiro, Helter Barcellos. Já na música será a vez dos cantores: Jandivison Guilerme, Onofre Esteves, Vitor Adolfo, além do trio Os Usufrutuários. A dança ficará por conta do casal Vinicius Matos e Juliana Medina, assim como o teatro por conta do ator Elcino Dello Carmo. Teremos também o lançamento do CD de MPB da poetisa e trovador Janne Duarte.

 

 

error: Conteúdo protegido !!