Visão Geral – 05/04

Bola Cheia

Enfim, abriram a porteira e o cofre em Nova Iguaçu. Nos últimos dias, agentes de trânsito são vistos na Via Light e cercanias trabalhando até o meio da noite. A chegada dos ‘homens reluzentes’ começou a botar ordem no caótico movimento de veículos que atormentava a vida de motoristas e pedestres. Sem ordenadores de tráfego, a bagunça impera.

 

Bola Murcha

Mais uma bola bem vazia para certos pilotos da Viação Vila Rica, principalmente os que trabalham na linha Pavuna-Via Light-Metrô. Alguns deles parecem irados e quem sofre com isso são os passageiros. As arrancadas bruscas sem respeitar os buracos que aparecem são tormentos diários impostos às pessoas. Pelo preço da passagem, fica caro também prestigiar a empresa.

 

Prefeitura orienta motoristas
de vans e ônibus em N. Iguaçu

Agentes da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana realizaram, na última segunda-feira (3), uma operação na Rua Bernardino de Melo, no Centro, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública. A ação tem como objetivo fiscalizar e orientar os motoristas de vans e ônibus que fazem fila dupla nas vias e que param em locais proibidos para o embarque e o desembarque de passageiros, prejudicando o fluxo no trânsito. A operação continuará sendo realizada nos próximos dias.
“Estamos fazendo um trabalho de conscientização para ajudar a melhorar a mobilidade da cidade. A operação é diária, mas preciso contar também com o apoio da população, dos motoristas de vans e de ônibus para que não exista a necessidade de aplicar multas”, afirmou o secretário Herval Barros.
Outra iniciativa da secretaria que está sendo realizada no município é a operação Trânsito Legal. A ação prevê etapas que vão da educação no trânsito à ações de fiscalização, modernização dos semáforos, emplacamento e pintura horizontal das vias, bem como a atuação diária no trânsito, que irão, ao longo dos próximos quatro anos, transformar Nova Iguaçu no setor de Transporte e Trânsito. Nesta quarta-feira (5), os agentes estarão à partir das 10h, no bairro Cabuçu e na quinta-feira (6), atuarão no Centro.

 

Sated promove dia
lúdico no INCA

Com objetivo de promover alegria, humanizar o ambiente hospitalar e elevar a autoestima dos pacientes com câncer, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro – Sated/RJ, vai levar seus artistas circenses para uma manhã lúdica na Área de Ações Voluntárias do INCA, também conhecida como INCAvoluntário.

 

Sated promove dia
lúdico no INCA (2)

Brincadeiras, magia, equilibrismo e malabarismo irão fazer a alegria das crianças e seus acompanhantes nesta quarta-feira (5), às 9h30. O evento será na sala da Recreação Infantil, no prédio-sede, na Praça Cruz Vermelha. *Quem puder prestigiar, vale dar um pouco de calor humano e espiritual às crianças internas do INCA.

 

Criança é a
prioridade

Ao participar na noite de ontem (4) do encerramento do Fórum Global da Criança na América do Sul, a primeira-dama Marcela Temer disse que o trabalho com as crianças é prioritário no país e no mundo. “Não há no mundo missão mais prioritária do que essa”, disse. “É nosso dever comum amparar a infância e garantir que os jovens de hoje possam crescer dignamente e realizar seu potencial. Enquanto houver crianças desassistidas, vítimas da violência, fome e maus tratos, haverá um trabalho urgente a fazer. E esse trabalho não é tarefa apenas de governos, mas de toda a sociedade: família, empresários, trabalhadores e meios de comunicação. A contribuição de todos é indispensável”, disse ela.

 

Bilhete único: Alerj derruba veto de Pezão

Ontem (4), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou o veto do governador Luiz Fernando Pezão ao trecho da Lei 7.506/16 que destina valor não utilizado do Bilhete Único Intermunicipal para o Fundo Estadual de Transporte. A destinação estava prevista no texto aprovado em dezembro do ano passado pela Alerj e que foi vetado pelo Executivo. Pezão justificou na época que o saldo remanescente dos cartões de transporte acumulado após um ano pertencia às empresas de ônibus e aos trabalhadores apenas.

 

TCE do Rio volta
a funcionar

O Tribunal de Contas do Rio de Janeiro fez ontem sua primeira sessão plenária depois que cinco de seus sete conselheiros foram presos na semana passada. A reunião foi presidida pela conselheira e presidente interina, Marianna Montebello Willeman, a única titular a não ser detida na Operação Quinto do Ouro, da Polícia Federal – uma cadeira vinha sendo ocupada por substituto.

 

Auditores substitutos
convocados

Para alcançar o quórum mínimo de quatro conselheiros, o tribunal convocou os auditores substitutos Marcelo Verdini e Andrea Siqueira Martins, que se juntaram ao também substituto Rodrigo Melo do Nascimento, que já vinha participando. A sessão começou às 11h e analisou contratos de municípios fluminenses. Os substitutos acompanharam a relatora nos votos da primeira sessão.

 

Contas de Pezão
na pauta

Eles também retomaram o julgamento da última quinta-feira (30), cancelado por causa da operação e a consequente falta de quórum mínimo. Na abertura, a presidente informou que foi protocolado ontem (3) processo que analisará as contas de 2016 do governo de Luiz Fernando Pezão (PMDB). A análise antecede a apreciação pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
*Como em uma partida de futebol, os reservas entraram em campo com a responsabilidade de jogarem mais do que os titulares e não cometerem as mesmas falhas técnicas.

error: Conteúdo protegido !!