Projeto Lixo Zero em Itaguaí começa dia 17

A Secretaria de Ordem Pública de Itaguaí inicia na próxima segunda-feira (17) o projeto Lixo Zero. Caminhões irão percorrer nesta primeira etapa ruas dos bairros do Engenho, Parque Independência e Jardim América recolhendo entulhos de obras, galhos e bens duráveis (restos de armários, carcaças de geladeiras e fogões, móveis).
Segundo o secretário de Ordem Pública do município, Nisan César, esta é a primeira etapa do projeto, que ao longo do tempo receberá os ajustes necessários. “A operação começará nesta segunda-feira, a partir das 8 horas, com o caminhão percorrendo o bairro do Engenho entre as ruas Nadir Ramalho até a Santa Terezinha. Por isso, é fundamental que os moradores na véspera separem o material que será recolhido. O objetivo é que as pessoas deixem de colocar nas calçadas e em terrenos baldios entulhos, galhos de árvores e bens duráveis como carcaças de geladeira e fogões, armários ou móveis” explica.
“A Prefeitura de Itaguaí está fazendo sua parte, ou seja, recolhendo este material que é deixado nas calçadas. Semanalmente no site da Prefeitura (www.itaguai.rj.gov.br), na pasta da secretária de Ordem Pública será disponibilizado o calendário com o trajeto do caminhão. Sabendo o dia da passagem do veículo, na véspera o morador separa seu lixo. É importante deixar claro que o lixo orgânico não será recolhido, já que este serviço é realizado três vezes na semana em todos os bairros da cidade”, esclarece o secretário Nisan César.
Gradualmente o projeto Lixo Zero passará por aperfeiçoamentos. “Quando o projeto estiver totalmente implantado em todo o município, será intensificada a fiscalização nos locais onde o caminhão passou. Aquele morador que for pego jogando entulho, galhos ou móveis em área pública receberá as sanções do Código de Postura. Este tipo de serviço já prestado em diversas cidades, principalmente no interior de São Paulo. A Prefeitura está implantando o projeto em Itaguaí, mas a população precisa participar, respeitando os dias determinados de coleta. Quem sai ganhando é a cidade, o bairro”, conclui.

error: Conteúdo protegido !!