
Foto: Ivan Teixeira
Esse ano o Dia dos Namorados será mais fraco para alguns setores do comércio de Nova Iguaçu em relação aos anos anteriores. Floriculturas estão vivenciando um momento crítico na segunda data comemorativa com mais vendas para o ramo. Alianças, relógios, cestas de café da manhã e lingerie são ainda os presentes mais procurados pelos consumidores iguaçuanos.
Quem passa pelo calçadão de Nova Iguaçu, já divide o espaço com ambulantes que aquecem o comércio da região. A variedade é grande, com os ambulantes podem ser encontrados produtos mais artesanais como cestas de café da manhã, almofadas e bijuterias. A auxiliar administrativa Raísa Helena de Lima, de 22 anos, pretende gastar um pouco mais de R$100,00 no presente para o namorado. “Estou pensando em comprar uma cesta de café da manhã e uma camisa para ele. Quero gastar no máximo R$120,00 nos presentes”, disse ela.

Foto: Ivan Teixeira
Há sete anos, a vendedora Joelma Barros, de 46 anos, monta uma barraquinha para vender cestas de café da manhã no Calçadão durante a semana do Dia dos Namorados. “Estou muito confiante em relação as vendas desse ano. Esse ponto do Calçadão é muito bom”, contou a comerciante.
Entre os presentes mais escolhidos pelos casais para uma noite especial estão as lingerie e produtos eróticos. Segundo a gerente da loja de moda íntima Tentação, Aurea Sandra Rodrigues, as vendas em relação ao ano anterior estão mais baixas, porém ainda assim, a loja tem vendido bastante. “Nossos produtos estão com um peço mais em conta em relação ao mercado, o que tem saído mais são as calcinhas e os baby-dolls que custam em torno de R$2,50 e R$19,00”, disse Aurea.

Foto: Ivan Teixeira
Pela primeira vez, o New Sex Shop, em Nova Iguaçu, investiu em publicidade para as vendas no Dia dos Namorados. O gerente Amir Samman contou que a loja contratou a iguaçuana e ex-BBB Fani Pacheco para fazer postagens publicitárias nas redes sociais. “A loja está com promoção durante todo o mês de junho para os namorados. Contratamos a Fani Pacheco para divulgar nossas promoções”, disse Amir. Ainda segundo ele, a loja preparou conjuntos especiais com os produtos mais vendidos. “Montamos os “Kits Namorados” com preços variados para todos os bolsos. Já saíram mais de 150”, complementou.
Um dos presentes mais procurados ainda são as alianças.Segundo a gerente da loja Lulean, Luciana Silva, o movimento da loja começa a aumentar uma semana antes da data. “Na semana dos namorados, temos uma saída maior nas tradicionais alianças, mas também em joias e relógios”, disse a gerente da loja. Já na loja Rei da Prata, Deoclécio, o proprietário disse que com as promoções atraem muitos clientes. “Nossa loja tem o privilégio da localização, além disso, temos novidades semanalmente. Esse ano as vendas estão concentradas nos perfumes importados, colares e claro as alianças que estão com um preço muito bom”, disse ele.

Foto: Ivan Teixeira
A data não está boa para todos os comerciantes, no ramo da floricultura as vendas estão fracas em relação aos outros anos. “Minhas flores estão todas aqui ainda. Investi em produtos de qualidade e esperava um lucro como no Dia das Mães”, contou o comerciante Medeiros Flores. Para ele, é a pior crise economica vivida em 26 anos de loja. “Na quarta-feira (10) expus buquês na calçada da loja, não vendi nenhuma”, complementou.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)