Um dia da pesada para caminhões e ônibus

MAN LatinAmerica

Foi um dia inesquecível, isso eu posso afirmar. Digo isso, pois sempre gostei de ônibus e caminhões, além dos carros, que são uma de minhas paixões. E quem me proporcionou esse dia tão marcante foi a MAN Latin América, através de um convite de seus assessores de imprensa, para conhecer o mais novo campo de provas da marca.
O legal mesmo foi que além de conhecer o campo de provas, foi possível andar na pista dirigindo os mais recentes lançamentos da marca. Eram sete opções de veículos pesados para dirigir na pista de teste, onde consegui andar em seis, sendo um ônibus.
Confira os modelos e os preços dos que estavam disponíveis para teste:

1. MAN TGX 29.480 XL -> R$ 471.618,24
2. VW Constellation 25.420 Sleeper Cab – V-tronic -> R$ 339.890,92
3. Volksbus 17.230 ODS Veículo SVE – Urbano – Manual
4. Volksbus 18.280 OTS LE Automático -> R$ 290.471,18
5. VW Constellation 30.330 Low Roof – V-tronic -> R$ 407.811,55
6. VW Constellation 24.280 Low Roof – V-tronic -> R$ 263.691,82
7. VW Constellation 6×6 R$ 31.320
8. VW 17.230 E OD – Urbano Full Air – R$ 212.391,36
De acordo com a montadora, o novo campo de provas da MAN LatinAmerica é o mais eficiente do continente em termos de aproveitamento do espaço e complexidade dos testes. Possui uma maior diversidade de obstáculos por metro quadrado. A estrutura abriga ainda a única pista da América Latina com a certificação internacional ISO 10.844 para homologar veículos quanto ao nível de ruído externo. Com 35.500 metros quadrados de área, o equivalente a quatro campos de futebol, o empreendimento é o primeiro para testes de rodagem de veículos comerciais do Grupo VW na América Latina.
“Temos uma frota com mais de cem caminhões e ônibus Volkswagen e MAN em testes por todo o país. A cada mês, rodamos cerca de 300 mil quilômetros. Por trás disso, temos um time de quase 600 profissionais dedicados ao desenvolvimento de nossos produtos. Nosso investimento é pesado para garantir a qualidade e consequente satisfação dos clientes. O novo campo de provas chega para dar ainda mais eficiência a esse trabalho e integra os recursos financeiros que aplicamos continuamente no país”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN LatinAmerica.
Imagina uma pista de testes curta, que oferece 26 condições diferentes de rodagem, pois foi assim que a MAN Latin América fez para conseguir testar os seus veículos em um menor espaço de tempo e com muita eficiência. Como exemplo, tem a linha Delivery, onde é possível simular em um quilômetro rodado no campo de provas o equivalente a 50 quilômetros na estrada.
Entre os 26 diferentes eventos, podemos destacar pavimentos especiais como pedras de rio, paralelepípedos, trilhos de trem, ondulações nas chamadas costelas de vaca, lombadas, placas de metal com efeito de asfalto remendado e também pistas milimetricamente esburacadas.
Além de rampas especiais que podem chegar até a 60% de inclinação para testar caminhões com tração sob medida, como o Constellation 31.320 6×6 desenvolvido para as Forças Armadas do Brasil. Inclinações mais leves também permitem representar partidas e retomadas em aclives para avaliação da eficiência do freio e até de basculamento da cabine. Situações extremas de torção estão entre os obstáculos e atuam de forma a validar seus componentes estruturais, como o chassi e suas travessas, conforme os padrões de aplicação do veículo.

Marcus Lauria

Os caminhões e ônibus são submetidos aos eventos justamente para colocar à prova o veículo, com o objetivo de certificar e validar componentes como trem de força, sistemas de freio e direção, suspensão e chassi. O campo de provas vai permitir ainda confirmar o desempenho estrutural e o espaço prevê uma área livre para avaliações dinâmicas. Os avaliadores poderão simular mau uso e desempenho em curvas de impacto. A pista de avaliação de ruído segue padrões internacionais da norma ISO 10.844 e é a única na América Latina certificada para essa homologação.
Uma espessa camada de mais de 20 centímetros de concreto, associada à utilização de malhas de aço e fibras de polímero, assegura a robustez necessária para a continuidade das condições de todos os pavimentos especiais do campo de provas, no longo prazo. Ao todo, foram movimentados mais de 3.300 caminhões de terra para a construção. De concreto, foram 250 veículos, além de outros 95 de asfalto.
Todo o projeto segue normas internacionais para esse tipo de teste e certificação. As diretrizes brasileiras de pavimentação também foram adotadas como padrão para a construção do empreendimento. Outras pistas do Grupo Volkswagen na Europa serviram como referência para a construção nacional, garantindo a equivalência entre os resultados obtidos.
Após seu desenvolvimento, o primeiro teste a que um veículo da Volkswagen Caminhões e Ônibus ou MAN é submetido se dá no ambiente virtual. Programas de última geração já antecipam desgastes que possam ocorrer em situações reais para que os engenheiros da montadora possam otimizar o desempenho do veículo.
Avaliações em bancada também compõem a cesta de ferramentas que a MAN LatinAmerica utiliza, assim como análises de durabilidade estrutural e validação funcional. A aquisição de dados é muito importante nessa etapa e ao longo de todo o ciclo de vida do produto.
Além dos testes no novo campo de provas, a MAN LatinAmerica se vale de uma propriedade com mais de um milhão de metros quadrados para simular condições específicas off-road. Localizada a cerca de 50 quilômetros da fábrica, em Resende, a área permite a reconstrução de uma série de outras variáveis que abrangem a rodagem dos caminhões e ônibus da montadora em terrenos fora de estrada.
O desenvolvimento dos veículos inclui testes especiais em estradas de todo o país e também internacionais para avaliações que necessitem de quilometragem extra ou situações características como verão ou inverno.Nessa fase, os modelos chegam a passar até por câmaras climáticas com temperaturas que vão desde os – 40°C aos 60°C. Compatibilidade eletromagnética, resistência a impacto e consumo de combustível são outros aspectos avaliados.
Por Marcus Lauria

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