Sem repasses do Estado, casa para idosos depende de doações

A casa de acolhimento dá moraria e refeições gratuitas a cerca de 65 idosos da Baixada Fluminense
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Garantir um envelhecimento em um ambiente de zelo e humanismo. Esta é a missão do Centro Bom Samaritano para a Terceira Idade, localizado no bairro Califórnia, em Nova Iguaçu. A casa de acolhimento, mantida graças a um convênio entre a Associação Amor e Vida e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, presta assistência a idosos da Baixada Fluminense há quase sete anos, mas vem enfrentando dificuldades para manter-se.
Inaugurada em junho de 2010, a instituição foi idealizada pelo jornalista e pastor Isaías de Souza Maciel. Atualmente, cerca de 65 pessoas recebem, gratuitamente, moradia e até cinco refeições. Porém, a crise econômica pela qual o estado atravessa fez com que o Governo cortasse a verba destinada ao Centro Bom Samaritano.

Voluntários do Seminário do Instituto Bíblico da Barra da Tijuca fizeram doações
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

“Não recebemos repasse do Governo do Estado há aproximadamente 14 meses”, revela Agnes Ribeiro Gomes de Jesus, responsável pela captação de recursos do Centro Bom Samaritano.
Sem dinheiro para despesas básicas, a casa de acolhimento está pedindo doações. “Estamos precisando de material de limpeza e alimentos, especialmente carnes, frango, peixe e margarina”, completa Agnes.
É desta forma que a instituição tem conseguido manter o atendimento aos idosos. Durante a visita da equipe de reportagem, voluntários integrantes do Seminário do Instituto Bíblico da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, estiveram no espaço e levaram doações.
Mesmo com a chuva que caiu sobre a região metropolitana durante boa parte do dia de ontem, o aposentado Cláudio Santos, 58 anos, e os estudantes Renato Lanes, 29, Natália Lanes, 27, Diego Dias, 29, Ligia de Oliveira, 27 e Juliana Nogueira, 31, se reuniram para levar também carinho e atenção aos moradores da fundação.
Quem quiser colaborar com o Centro Bom Samaritano para a Terceira Idade pode entrar em contato com a instituição pelo telefone 3773-8638. A casa de acolhimento fica na Rua Sebastião Francisco de Moura, 57, Califórnia.
Texto: Élida Machado
Edição: Raphael Bittencourt

error: Conteúdo protegido !!