ESPAÇO MOTOR por JOÃO MENDES – 27/05

Voando baixo de Audi R8

Em 2011 eu participei de um desafio entre um grupo de jornalistas especializados em veículos, promovido pela Audi, para ver quem conseguiria a maior velocidade com um Audi R8 GT que tinha motor 5.2 FSI de 560 cavalos de potência. O desafio aconteceu na pista da Embraer em Gavião Peixoto, interior de SP, a terceira maior pista do mundo com 3,5 km de extensão e 100 m de largura e eu consegui atingir 321,36 km/h vencendo o desafio. Essa versão GT tinha 60 cavalos a mais que a versão original e fiquei super impressionado com a arrancada, de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos,  quase um Fórmula 1, e 0 a 200 km/h em apensas 10,8 segundos. Passados sete anos volto eu a poder acelerar com vontade o Novo R8 com motor V10 5.2 FSI, aspirado com injeção direta de combustível, 40 V, de 610 cavalos, portanto mais 50 cavalos da antiga versão GT. O câmbio automatizado de 7 velocidades, dupla embreagem, trabalha com precisão e ainda tem as borboletas no volante que permite as trocas das marchas manualmente. Desta vez não estava numa pista de aeroporto, mas sim no circuito travado da Fazenda Capuava, também no interior de SP, e é impressionante como a Audi se superou colocando muito mais tecnologia no bólido conquistando melhor desempenho e segurança. A Carroceria Audi SpaceFrame é composta por mistura de diversos materiais, como alumínio e polímeros reforçados de fibra de carbono, o carro ficou mais leve. A velocidade final passou para 330 km/h e o 0 a 100 km/h baixou para 3,2 segundo. O carro possui o Audi Drive Select onde você escolhe o modo de performance e assim a potência entra mais rápido na posição esportivo e entra mais suave quando você indica piso molhado, por exemplo. Na pequena reta da Fazenda Capuava o carro chegou aos 230 km/h, é muito motor mas ele é dócil quando se tem que passear com o carro. Nas curvas o carro é fantástico e sistemas eletrônicos salvam a vida dos inexperientes, com eles o carro anda como se estivesse num trilho e com freios de fibra de carbono, que usam material cerâmico param de assustar. Parte do meu teste aconteceu na chuva e assim pude ver como o R8 se comportava no molhado o que também é surpreendente, a tração Quattro se manifesta e dá mais segurança nas curvas. Fora o desempenho o carro tem um design muito bonito e agressivo como convém a um super esportivo, interior de empolgar com painel que tem acabamentos com fibra de carbono e o conjunto de instrumentos digital configurável, o Virtual Cockpit. Os faróis são de LED.  O botão para ligar e desligar o motor foi para o volante o que já acontece faz tempo na Fórmula 1 mas que nos automóveis teimava em ficar no painel ou console. Os canos de descarga possuem um sistema que te possibilita escolher dois sons diferentes, um normal e um mais alto que exala a esportividade. Para economizar combustível até 55 km/h só cinco cilindros funcionam e ao apertar o acelerador para querer correr os 10 cilindros entram com disposição.O Audi R8 V10 Plus custa R$1.170.990, possui apenas dois opcionais, costura especial nos bancos por R$7.000 e bancos especiais em concha por R$16.000, e ainda tem uma cor especial, Azul Arara, por R$13.000.  Uma maravilha!

 

Econômico Volkswagen Up! TSi

Peguei um Volkswagen Up! com motor 1.0, 3 cilindros, TSi, que desenvolve 105 cavalos de potência e fiz uma viagem para Búzios – RJ, saindo da Barra da Tijuca, o que deu exatos 186 km de ida e outros 186 km de volta.  Sempre mantendo a velocidade limite da estrada, na ida, com mais trânsito e algumas retenções, o consumo foi de 19,2 km/l de gasolina e na volta, com a pista mais livre, o consumo foi de R$21,3. Nada mal se contar que ainda abusei uma vez ou outra desse motor turbo para fazer algumas ultrapassagens. O Up ! TSi é um carro muito gostoso de dirigir.

 

Dias tristes

Os ladrões não estão dando trégua para ninguém. Aqueles assaltos que acontecem, quando o carro para no sinal e uma moto encosta na janela do carro, estão acontecendo a qualquer hora do dia. Normalmente eram duplas em cima da motos praticando os assaltos mas agora muitas ações estão sendo feitas por apenas uma pessoa. O ladrão encosta na janela do carro, tira a arma, faz  a abordagem criminosa, guarda o produto do roubo, guarda a arma, engata a marcha da moto e sai em disparada. É muito abuso!

 

Começando devagar

Para quem não tem experiência com motos de grande cilindrada, para aqueles que depois de uma certa idade resolveram andar de moto, o meu conselho é começar andando em motos de menor cilindrada para ganhar experiência. Também aconselho a fazer cursos de pilotagem com segurança o que a Honda já promove desde 1974. Digo isso porque tem muita gente que, só por ter dinheiro, acaba comprando uma moto grande demais sem nenhuma experiência e o resultado não tem sido bom.

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