COLUNA MARCUS LAURIA – 27/05

Range Rover velar tem preços e versões reveladas no Brasil

O Range Rover Velar, mais novo veículo apresentado pela Land Rover, está confirmado para chegar ao mercado brasileiro a partir de Outubro. Até lá, os interessados já podem fazer suas reservas junto à rede de concessionários em todo o Brasil. As versões disponíveis para reservas a partir de hoje são equipadas com motor 3.0 V6 Supercharged de 380 cavalos, a gasolina, cujos preços iniciais partem de R$383.100 (R-Dynamic S), R$405.400 (R-Dynamic SE), R$445.500 (R-Dynamic HSE) e R$513.900 (First Edition, limitada no Brasil a 20 unidades).
Quando as vendas se iniciarem oficialmente em 31 de Outubro, outras versões serão disponibilizadas para reservas e vendas. Estas serão as versões equipadas com o 2.0 Ingenium a gasolina de 250 cavalos – partindo de R$291.000 – e as abastecidas com o Ingenium a diesel de 180 cavalos – essas partindo de R$311.000.
Esta será a primeira vez que a Land Rover abre totalmente a personalização de um modelo ao cliente final. O Range Rover Velar estará disponível com uma série de versões e pacotes que variam a partir do motor escolhido pelo cliente. Cada versão terá preços configuráveis graças a itens de série distintos para atender aos mais variados perfis de clientes, portanto com diferentes prazos de entrega a partir do pedido.
Produzido na unidade industrial de Solihull, no Reino Unido, o modelo é o quarto membro da família Range Rover e chega para ficar posicionado entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport.
O Range Rover Velar estará disponível no mercado brasileiro acompanhado do já conhecido sistema de transmissão ZF de oito velocidades, com opção para trocas sequenciais no volante.
Volkswagen Fox chega à linha 2018

Novos equipamentos de série, mais recursos de tecnologia e ainda mais conectada. Assim é a linha 2018 do Fox, que acaba de chegar às concessionárias Volkswagen. O modelo feito em São José dos Pinhais (PR) pode ser equipado, já na versão de entrada Trendline, com o sistema “Composition Touch”, com tela sensível ao toque de 6,5” e capaz de realizar o espelhamento da tela do celular com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
Agora, as versões Highline, Pepper e CrossFox ganham como equipamento de série assistente de partida em rampas (HHC), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e câmera traseira de auxílio ao estacionamento. Este, por sinal, agora também é oferecido no Fox Comfortline. Resultado: mais tecnologia, conforto e conveniência em todas as versões.
Outras novidades da linha 2018 são a oferta da roda de liga leve de 16 polegadas com novo visual (estilo “Thor”) para o Fox Highline e a oferta para todas as versões da cor “Branco Puro” (a mesma disponível na linha Golf). O figurino e os revestimentos dos bancos também são novos em todas as configurações da linha 2018.
O Fox 2018 é oferecido na versão Trendline nos motores 1.0 (82 cv) e 1.6 (104 cv), sempre com câmbio manual de cinco marchas. A versão Track está disponível exclusivamente com a motorização 1.0 (82 cv). A versão Comfortline traz agora somente o motor 1.6 (104 cv), que pode ser associado tanto à transmissão manual de cinco marchas como à I-Motion, com trocas de marcha de modo automático.
As configurações Highline, Pepper e CrossFox são ofertadas sempre com o motor 1.6 MSI (120 cv), que pode ser acoplado ao câmbio manual de seis marchas e à transmissão I-Motion com a segunda geração do software de gerenciamento de trocas de marchas.
Toyota do Brasil começa a exportar o Etios para Costa rica e Honduras

A Toyota do Brasil anuncia a expansão da comercialização de seu compacto Etios para outros dois países da América Latina: Costa Rica e Honduras. O veículo, produzido em solo brasileiro, na planta da marca na cidade de Sorocaba (SP), será exportado na configuração sedã, equipada com motor 1.5L a gasolina, versão manual, para a Costa Rica, e automática, para o mercado hondurenho.
Com adição de Costa Rica e Honduras, o Etios passa a ser comercializado em sete países: Argentina, Brasil, Paraguai, Peru, Uruguai, além dos dois países localizados na região da América Central.
A partir do início de sua produção no Brasil, em setembro de 2012, o Toyota Etios tornou-se fator chave na complementação da estratégia da fabricante na busca pela expansão das exportações, com objetivo de atender as peculiaridades regionais e estender os benefícios do DNA Toyota de qualidade, durabilidade e confiabilidade para o consumidor latino-americano.
A marca reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e crescimento sustentável da Costa Rica e Honduras e continuará a monitorar a demanda nessas regiões, a fim de ofertar volume compatível com o potencial de consumo.
Ford F-150 ganha versão “Shelby Super Snake”

A Ford F-150, picape mais vendida dos Estados Unidos há 40 anos, ganhou uma nova versão especial para uso urbano, a Shelby Super Snake 2017. Além de motor V8 5.0 turbo de 760 cavalos (750 hp), a superpicape da preparadora Shelby traz suspensão independente tunada e itens de estilo exclusivos. Com produção limitada a 150 unidades, ela será vendida em distribuidores selecionados da Ford nos Estados Unidos, nas versões 4×2 e 4×4.
As rodas cromadas de 22” destacam as linhas poderosas da F-150 Shelby Super Snake. A carroceria exibe um novo capô com dupla entrada de ar, spoilers dianteiros, saias laterais, grade dianteira em formato colmeia com o emblema da cobra, novo pára-choque traseiro, faixas esportivas centrais e laterais e escapamento Borla com ponteiras duplas cromadas. O mesmo tema é usado no interior, com emblema nos encostos de cabeça, no painel e nos tapetes. Uma plaqueta de identificação com o número de série atesta a sua originalidade.
Desenvolvida pela Shelby American junto com a Ford e outros parceiros, a nova “Super Snake” tem a grife de Carroll Shelby, pioneiro na preparação de picapes urbanas de alto desempenho. Mais do que estilo e exclusividade, sua proposta é oferecer o que há de melhor em potência, som do motor, estilo e capacidade dinâmica. Mais informações da nova F-150 Shelby Super Snake estão disponíveis no site www.Shelby.com.
Como funciona a direção autônoma?

Muito tem se falado em direção autônoma de automóveis nos últimos anos. Mas como essa tecnologia, que promete oferecer aos passageiros mais conforto e tranquilidade, além de tempo para fazer outras coisas enquanto está no trânsito, funciona de fato? O que é necessário para que o automóvel conduza automaticamente enquanto o motorista conversa despretensiosamente ou mesmo lê e-mails ou o jornal?
Uma vez que os veículos começam a coletar mais informações, os sistemas precisarão ser capazes de reconhecer e reagir a uma série de situações. E a interface entre os motoristas e seus carros deve ser mantida.
Além do mais, a tecnologia também precisará comunicar rapidamente todas as informações de volta para o motorista entender o que acontece de forma fácil.
Considere um cenário em que o veículo está mudando de faixa e, de repente, outro carro se aproxima em uma pista ao lado: como o veículo autônomo vai transmitir informações importantes sobre o carro rapidamente? O que ele vai fazer em resposta? Ou quando um pedestre solitário começa a andar na rua: o que o carro precisa fazer?
A condução autônoma de automóveis considera quatro pilares para ser eficiente: percepção, cognição, decisão e ação. Confira no quadro ao lado os sistemas e equipamentos que ajudam o veículo a “tomar decisões.

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