Visão Geral – 27/05

Bola Cheia

Desta vez a Supervia acertou! Passageiros contarão com mais um trem expresso de Japeri para a Central do Brasil, na parte da manhã, a partir da próxima segunda-feira (29/05). A viagem adicional representa um aumento de 2,4 mil lugares no pico matutino. A novidade vai proporcionar mais conforto aos passageiros que precisam se deslocar no período de grande movimento e mais uma opção de viagem com destino ao Centro do Rio de Janeiro.

 

Bola Murcha

Entra governo, sai governo, e a penúria dos passageiros de ônibus na Baixada Fluminense continua. Como se não bastasse pagar caro pelo transporte, o trabalhador ainda sofre sob sol e chuva, nos locais escolhidos como pontos de embarque ou desembarque. Recentemente, o JH fez mais uma matéria narrando a saga dos usuários de ônibus em Nova Iguaçu. #CadêVocêAutoridade?

 

Nota de repúdio

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro recebeu com o devido acatamento a decisão judicial que reajusta a passagem de ônibus para R$ 3,95. “A Prefeitura irá recorrer da decisão, tendo em vista que o reajuste calculado pela Secretaria Municipal de Transportes recomenda a manutenção da tarifa inicial, em função do acréscimo indevido dado ao valor da tarifa, que vigorou em 2016; A Prefeitura lembra que foram – e ainda estão sendo feitos – vultosos investimentos nas linhas de BRT, que comprovadamente reduzem os custos operacionais das companhias de ônibus em 30%”, diz um trecho da nota.

 

Palestra do SENAI

O SENAI realiza na próxima terça-feira, às 18h30, em Nova Iguaçu (Rua Gerson Chernicharo, no 1.321, Bairro da Luz), mais uma palestra gratuita para apresentar as novidades do mercado de trabalho, como novas ferramentas e tecnologias, e tirar dúvidas sobre a formação profissional em diversas áreas. Desta vez, o tema apresentado será “Refrigeração e Meio Ambiente” e os interessados em participar podem se inscrever pelo site https://www.cursosenairio.com.br/palestras.

 

Prestação de contas

Todo cidadão tem o direito de saber sobre o funcionamento do sistema de saúde pública do seu município, como por exemplo, o número de atendimentos realizados e as estatísticas relativas a determinado período. Assim sendo, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados apresenta, na próxima terça-feira (30), o relatório de gestão referente à prestação de contas do 1º quadrimestre de 2017. A audiência pública acontece na Câmara Municipal e terá início às 17h.

 

Projeto Portal dos Laranjais na Via Light

Com objetivo de arborizar Nova Iguaçu, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR) do município deu início na manhã da última quinta-feira (25) ao programa Portal dos Laranjais. A proposta consiste em plantar cerca de 150 mudas de pés de laranja nos canteiros da Via Light, da altura da Rua Otávio Tarquino até a Rua Dr. Luiz Guimarães, no Centro.
A ideia do espaço é celebrar a história da cidade, que por volta da década de 30 foi a maior exportadora da fruta no país. “A laranja é um símbolo de Nova Iguaçu e este portal nos remeterá a história da cidade, o tempo dos laranjais”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fernando Cid. Além do Portal dos Laranjais, a equipe da SEMADETUR também está realizando o plantio de Resedás vermelhos e Pitangueiras. Até o momento, já foram 250 mudas de resedás e 50 de pitangas plantadas.

 

Cobertura em pontos
de ônibus

Na quarta (24), a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 8240/14 do deputado federal Felipe Bornier (PROS/RJ), que torna obrigatória a cobertura dos pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte urbano. “Quem usa o transporte público bem sabe o quanto é difícil ficar em um ponto de ônibus esperando a condução, debaixo de sol ou chuva. O que se vê no País é a instalação de pontos de ônibus apenas com a placa sinalizadora de parada, sem qualquer tipo de infraestrutura”, destacou Felipe.

 

Legislação
não exige

A proposta modifica a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Entre os direitos dos usuários do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana está o de receber a adequada prestação do serviço. “A legislação em vigor não exige que os pontos de parada de ônibus tenham cobertura adequada, de modo a proteger os usuários do transporte coletivo das condições climáticas adversas. Precisamos aprimorar a nossa legislação e garantir qualidade dos serviços públicos prestados”, concluiu o deputado.

 

Para finalizar…

O pessoal da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados precisa dar uma passadinha na calçada que começa no buraco do Getúlio (túnel sob a linha férrea) e vai até a região frontal ao Supermercado Guanabara – Av. Marechal Floriano Peixoto. Ali existem pontos finais de várias linhas que servem bairros da periferia. Não tem como errar, senhores deputados!

error: Conteúdo protegido !!