Kawasaki quer ampliar vendas no Brasil com a Z300 e a Vulcan S

A Kawasaki Vulcan S é equipada com um motor de dois cilindros paralelos que somam 649 cc

A Kawasaki Vulcan S é equipada com um motor de dois cilindros paralelos que somam 649 cc

Há setores do mercado de veículos que não sentem os efeitos da crise. No caso das motocicletas, são os segmentos mais sofisticados, onde há menos necessidade de financiamento e onde a motocicleta, mais que um meio de transporte, vira objeto de lazer. A Kawasaki aposta na base desse segmento com a Vulcan S 650, que já está à venda com e sem ABS, e prepara a chegada da nova Z300 no próximo mês, lançada na Europa no ano passado. A primeira é a menor custom vendida pela marca no Brasil desde que a Vulcan 500 parou de ser comercializada, em 1999. Já a Z300 pega carona no enorme sucesso da Ninja 300, com quem compartilha arquitetura e mecânica. A maior diferença é o visual naked, que traz uma estética mais moderna e agressiva, claramente inspirada na Z800.
Na Z300, o propulsor de 296 cc rende 39 cv de potência em 11 mil giros e torque máximo de 2,8 kgfm em 10 mil rotações. Com sistema de partida elétrica e injeção eletrônica de combustível, o modelo tem transmissão por corrente de seis marchas e sua suspensão é com garfo telescópico de 37 mm à frente e monoamortecida atrás, com amortecedor a gás e com pré-carga da mola ajustável em 5 níveis. O peso é de 172 kg e, no caso do modelo com ABS, passa a 174 kg, com tanque de combustível capaz de armazenar 17 litros.
A custom Vulcan S é equipada com um motor de dois cilindros paralelos que somam 649 cc. É o mesmo propulsor utilizado pela Versys 650, a ER-6n e a Ninja 650. O propulsor é capaz de atingir 61 cv de potência a 7.500 rpm e chegar aos 6,4 kgfm de torque em 6.600 rpm, com injeção eletrônica de combustível. O câmbio tem seis marchas e a transmissão é por corrente. A suspensão é com garfo telescópico de 41 mm na dianteira e monoamrtecida com pré-carga de mola ajustável em sete níveis atrás. O tanque recebe até 14 litros de combustível e o peso é de 225 kg – ou 228 kg, quando equipada com sistema de freio ABS.
O novo modelo de 300 cilindradas deve disputar um mercado bem próximo ao que hoje a Ninja do mesmo tamanho atua. Mas, pelo caráter de novidade e o visual agressivo, o mais provável é que a Z300 se torne a mais vendida da marca no Brasil. No ano passado, de acordo com os dados da Fenabrave, a Ninja 300 teve 2.478 unidades emplacadas no país, quase 35% de todas as vendas de motocicleta da marca no Brasil. Já a Vulcan S terá a função de “porta de entrada” para o nicho das estradeiras na fabricante japonesa e tenta bater de frente com a Honda Shadow 750 e com a Harley Davidson Iron 883.
A Vulcan S custa R$ R$25.990 nas cores preta e branca. Quando tem ABS, é sempre na cor roxa e custa R$27.990. Uma Honda Shadow 750 começa em R$ 29.900 e, com ABS, sai a R$ 32.400. Já a Harley Davidson Iron 883 parte de R$ 34.990. Já no caso da Z300, a não ser pela própria Ninja 300, ela não tem rivais diretos no mercado brasileiro. A moto custa R$ 17.990 sem ABS e R$ 19.990 com o sistema antitravamento dos freios. Neste caso, ela é sempre verde, enquanto o modelo mais simples pode receber ainda as cores cinza e laranja. A título de comparação, uma Honda CB 300R começa em R$ 12.736 e chega a R$ 14.518 com ABS, mas rende 26,7 cv. Ou seja: custa cerca de 30% menos e tem cerca de 30% menos potência.
por Márcio Maio
Auto Press

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