Visão Geral – 01/08

Bola Cheia

Tem festa na roça para os idosos sim senhor e com muito anarriê! A Secretaria Municipal da Terceira idade de Queimados, realizou na última sexta-feira (28), o tradicional arraiá no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). O evento contou com a participação do Trio Baião Lunar que interpretou músicas no estilo forró pé de serra arretado e pra lá de animado. #Boa!

 

Bola Murcha

Escuridão na travessia da Via Light entre o viaduto Padre João Musch e o Top Shopping assustou quem precisou usar o trajeto na última sexta (28), após a chegada da noite. Apressadas, algumas pessoas não escondiam o medo de assaltos, pois a região é considerada uma quase ‘cracolândia’, principalmente ao lado do viaduto e no gramado sob as torres. #Preocupante

 

Capacitação para mandatários em Nova Iguaçu

Aconteceu na manhã de sexta-feira (28) a última aula do Ciclo de Palestras “Fui Eleito, e Agora?” da TOP na Mídia Comunicação. Participaram vereadores de Mesquita (Roberto Emídio), São João de Meriti (Dinho Meriti), Duque de Caxias (Valdecy), Nova Iguaçu e assessores dos vereadores. O ciclo apresentou em quatro dias, ferramentas e estratégias para um mandato eficiente. A jornalista e especialista em Gestão Pública, Fernanda Galvão, foi a responsável por ministrar as palestras, juntamente com as diretoras da ‘Top na Midia’, Gisele Rocha e Sara Oliveira. No dia 12 de agosto, a agência oferece, também em Nova Iguaçu, o Workshop “Marketing Político Digital”, as inscrições podem ser feitas pelo telefone: 3488-0115.

 

Lisboa confirma
viagem a Cuba de
dois secretários

A coluna recebeu de um leitor de Belford Roxo e republica. “A quem interessar possa: o prefeito Rogério Lisboa confirmou hoje que seus secretários Carlos Ferreira, o Ferreirinha, homem forte das finanças em Nova Iguaçu, e Fernando Cid (Meio Ambiente e Turismo) viajaram para Cuba, sim. Lisboa ressaltou, no entanto, que não tem dinheiro público financiando o passeio deles com suas respectivas famílias”. Cá entre nós, diz o leitor, tirar férias com apenas sete meses no cargo é muita colher de chá do chefe, né?

 

Presidente não
engoliu a
goiabada

Sobre a nota acima, o jornalista Ricardo Portugal perguntou em um grupo do WhatsApp: “E aí, Carlinhos Presidente? Dá pra engolir essa goiaba? O ex-vereador de Nova Iguaçu, respondeu: “É o jeito de fazer bem feito meu amigo Ricardo Portugal. Enquanto os secretários do governo do prefeito Rogério Lisboa vão a Cuba fumar charutos, o povo Iguaçuano leva fumo. Cidade abandonada e máfia dos reboques nas ruas todos os dias”. Seria cômico se não fosse sério.

 

Desempregado está;
desempregado fica

Cidadão-contribuinte-eleitor, leitor da coluna e impostos em dia com a Prefeitura de Nova Iguaçu teve seu carro rebocado pelo não pagamento de um tributo. Ao tentar argumentar que estava desempregado e usava o veículo para vender doces e pão, ouviu a seguinte resposta: “não tem mimimi. Está rebocado e você seguirá desempregado”. A vítima pediu anonimato temendo mais retaliações contra si e sua família”.

 

Guarda Municipal e forças federais juntas

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, colocou o efetivo da Guarda Municipal à disposição das forças federais de segurança. Ele se reuniu ontem (31) com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e disse que, juntos, estão decididos a reduzir os índices de criminalidade. “Já caiu, com esta ação de presença, o roubo de cargas. A nossa rodovia do contorno [Arco Metropolitano] está sendo vigiada o tempo todo. Também nas áreas de acesso, portos e aeroportos, a Marinha e Aeronáutica estão conosco. A Guarda Municipal, com seus 8.500 homens, está à disposição dessa força de segurança. Estamos coesos e decididos a diminuir a violência no Rio de Janeiro”, afirmou Crivella, após o encontro.

 

Mulheres negras

A Assembleia Legislativa, através do Projeto de Resolução 369/2016, que possui co-autoria do deputado Waldeck Carneiro, aprovou a criação do Fórum Permanente de Diálogo com as Mulheres Negras do Estado na Casa Legislativa. O objetivo é estabelecer um canal permanente de diálogo entre a ALERJ e os movimentos sociais organizados que representam as demandas, reivindicações e pautas desta parcela da sociedade. O Fórum será instalado no Plenário da Assembleia quinta-feira (3), às 9h, com participação de lideranças do movimento negro.

 

Espaço para lutas

“O objetivo é dialogar com o setor para elencar proposições ao Estado do Rio de Janeiro. Queremos marchar, organizadamente, junto a estas guerreiras para que fiquem mais próximas do Poder Legislativo”, afirmou Waldeck. Segundo Rute Sales, uma das lideranças do movimento negro no Estado, o empoderamento da mulher negra na sociedade vem sendo engrandecido através deste fórum. “É um forte espaço de debates para a justa luta desta causa”, disse Sales.

 

Para finalizar…

O Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro (FEMN/RJ) foi criado no final dos anos 80 do século passado como decorrência do processo de mobilização na realização do 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras que aconteceu em Valença (RJ), em dezembro de 1988. O FEMN/RJ nasceu tendo como objetivo constituir-se em um espaço democrático de discussão e articulação política com o intuito de contribuir para o fortalecimento institucional das mulheres negras organizadas em diversos segmentos da sociedade civil.

error: Conteúdo protegido !!