Visão Geral – 02/08

Bola Cheia

Nos últimos anos, aumentou a população de rua composta pelos sem-teto e sem-família. Os governos municipais, com raras exceções, não dão atenção ao problema como deveriam. Aí, entra em cena, ações independents e colaborativas como a da Casa do Jovem Júnior, de Mesquita. Às terças, os voluntários distribuem sopa e roupas para os desvalidos que vivem ao relento. #Palmas!

 

Bola Murcha

O dois pesos e duas medidas da Câmara de Vereadores de Mesquita não pegou bem. Conforme comentários de internautas nas redes sociais durante o dia de ontem, a maioria dos parlamentares estiveram na gestão passada e nada fizeram para barrar o “desastroso Governo Gelsinho Guerreiro”. Realmente a galera está ligada nas acontecências políticas mesquitenses. #PolíticaDeInteresses

 

Mediadores e Agentes de Leitura

O ‘Trilhas Literárias’ é um projeto de formação de mediadores de leitura, realizado pelo Instituto Tear, com patrocínio da Light através do Programa Territórios Culturais – Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura RJ. Em Nilópolis contou com o apoio da Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura.
O objetivo do curso é provocar e aprofundar questões referentes às funções e ações de Leitura, Literatura, Sujeito Mediador, Espaço Leitor e Prática Leitora.
Participaram do curso, aqueles que já atuam ou que desejam atuar no campo do livro e da mediação de leitura, tais como estudantes de ensino médio e universitário, educadores, professores de sala de leitura, contadores de histórias, bibliotecários e agentes do processo de formação e incentivo à leitura.

 

Agosto amargo do
prefeito Miranda

Na crendice popular, agosto é o mês do desgosto e do azar. Parece que para o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda (PSDB), está sendo assim. Ele acordou ontem e, pouco depois, teve seu afastamento do cargo aprovado pela Câmara de Vereadores por 9 votos a favor, dois contra e uma abstenção. A sessão matinal do Legislativo sacudiu as redes sociais e muita gente queria saber detalhes sobre o futuro politico da Cidade Caçula da Baixada Fluminense.

 

Opiniões tomaram
conta da manhã

Logo, logo, politicos de outras cidades opinaram. O ex-vereador de Nova Iguaçu, Carlinhos Presidente disse que cabia recurso na decisão e que a pendenga entre Miranda e vereadores poderia durar meses, sempre com interferência da Justiça. O ex-prefeito de Queimados, Max Lemos, confidenciou ao chefe da Comunicação de Seropédica, Paulo Cezar Pereira, que a decisão deveria ser derrubada pelo Judiciário, ainda ontem. Enquanto isso, a assessoria de imprensa do Legislativo mesquitense informava que na sessão das 18h, o vice, Waltinho Paixão, seria empossado no lugar de Miranda.

 

Mercado profissional

A Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu reabriu as inscrições para oficina sobre mercado profissional e estágio. A atividade é voltada para jovens e adultos que pretendem ingressar no mercado, ou desejam disputar uma vaga durante o período de crise. Os encontros são ministrados pela especialista em recursos humanos Luzia Santana. As aulas acontecem toda quarta-feira, a partir das 14h, na Casa de Cultura (Rua Getúlio Vargas 51, Centro). A atividade é gratuita e aberta para pessoas a partir de 12 anos.

 

Prefeitura do Rio nega fechamento de clínicas

A prefeitura do Rio de Janeiro desmentiu ontem (1º) a informação divulgada pelo vereador e médico Paulo Pinheiro (PSOL) de que haverá fechamento de unidades da Clínicas da Família, programa de saúde de atendimento à população. Em nota, a prefeitura informou que a saúde é prioridade da gestão de Marcelo Crivella. “A atual administração está fazendo todo o esforço para desatar o nó do orçamento da cidade e, nesse sentido, está adotando medidas para aumentar a arrecadação do município, além de cortes de despesas em todas as pastas”. De acordo com o prefeito Marcelo Crivella, apesar da grave crise que atinge o estado e o município do Rio de Janeiro, “todos os esforços estão sendo feitos para garantir os serviços públicos de saúde, inclusive com inúmeros mutirões que foram realizados, aumentando o número de consultas, exames e cirurgias, na comparação com o mesmo período do ano passado.”

 

Detran presente

O Detran Presente esteve pela primeira vez em uma comunidade carente do Rio de Janeiro. No último sábado (29/07), o mutirão de serviços atendeu aos moradores do Complexo da Maré. Ao todo, foram realizados 1.653 atendimentos. Com estes números, o Detran Presente alcançou a marca de 19.450 atendimentos nas nove edições realizadas, em sete cidades do estado. Agora, o Detran Presente estará de volta à Baixada Fluminense.

 

Agora será em
Queimados

A 10ª edição será na cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, no próximo sábado (5), das 9h às 16h. Os moradores da região serão atendidos na Escola Municipal Professor Alberto Pirro (Rua Boa Viagem, nº 1135 – Jardim Alzira).
Os cidadãos poderão emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão.

 

Para finalizar…

Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br. “O Detran Presente na Maré foi especial”, vibrou o presidente do Detran-Rio, Vinícius Farah.

error: Conteúdo protegido !!