XJR 1300: desempenho moderno e design retrô

150626 V32A cada exibição de novos conceitos de motocicletas, há destaque para os modelos com visual customizado ou conjunto mecânico mais tecnológico. Os holofotes voltam ainda mais para os que conseguem aliar os dois. Criada a partir do projeto Yard Built – “construção no quintal” – a Yamaha apresentou duas versões da esportiva XJR 1300 durante o Salão de Colônia, na Alemanha, em outubro passado. Ambas unem desempenho moderno e visual retrô.

Baseada na tendência vintage, que tem como princípio as linhas de design dos anos 1960 e 1970, a Yamaha XJR 1300 manteve-se fiel ao seu estilo naked, com o mínimo de carenagem e elementos visuais possíveis, para deixar à mostra o conjunto mecânico. A moto sofreu pequenas atualizações em seu estilo, e o tanque de combustível, que antes comportava 21 litros, teve capacidade reduzida para 14,5 litros, buscando ampliar o conforto do piloto ao melhorar o encaixe das pernas. No conjunto mecânico, a suspensão dianteira é composta com garfo DLC – Diamond Like Carbon, que utiliza algumas propriedades químicas e físicas de diamante para maior resistência – e a traseira bichoque, com amortecedores Ohlins reguláveis. Há também um novo sistema de escapamento 4-2-1 em preto fosco, guidão em alumínio e novo painel de instrumentos, que exibe velocímetro e conta-giros em relógios de desenhos clássicos. No centro há um display de leds e várias luzes-espia com informações relacionadas ao motor e à moto. Nessa variante, custa 10.390 euros, algo em torno de R$ 36 mil.
Já a outra versão, a XJR 1300 Racer, segue a moda café racer e tem design inspirado nos modelos de competições antigos. Nesta versão, o modelo segue os mesmo padrões mecânicos e estéticos da configuração naked, porém conta com alguns itens diferenciados. A Yamaha cobra 11.590 euros pela configuração Racer da XJR 1300, cerca de R$ 39 mil.
Ambas as versões contam com o mesmo propulsor. A Yamaha XJR 1300 e sua variante Racer são equipadas com o motor Dohc, de quatro cilindros em linha e 1.251 cm³, refrigerado a ar, capaz de produzir de 98 cv de potência a 8 mil rpm e torque máximo de 11,1 kgfm a 6 mil rpm.

por Raffaele Grosso
Auto Press

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