Jornada pedagógica movimenta Educação de Japeri

O palestrante professor José Inácio da Silva Pereira, o Pachecão, foi o grande destaque do primeiro dia de evento
PMJ/Divulgação

A “aula show” do professor José Inácio da Silva Pereira, mais conhecido como Pachecão, foi um dos momentos marcantes do primeiro dia da Jornada Pedagógica – Juntos por uma educação de qualidade -, que a Prefeitura de Japeri está realizando para os profissionais da área da Educação. Autoridades participaram do evento, entre elas o prefeito da cidade, Carlos Moraes, o desembargador e primeiro juiz japeriense, Luciano Silva Barreto, e a secretária de Educação, Roberta Bailune. A jornada começou ontem e continua hoje na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunhetti, a partir das 8h, com várias atividades, como oficinas e palestras.
Já na entrada da escola, os convidados eram recepcionados com abraços, bilhetes com mensagens de carinho escritos pelos alunos da rede municipal de ensino e tinham a oportunidade de apreciar o coral e grupo teatral Todos Nós, da Escola Municipal Bernardino de Melo. O clima de animação e confraternização continuou durante as palestras e também nas apresentações culturais dos alunos.

Hamilton Werneck abordou o tema “Como lidar com os obstáculos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem”
PMJ/Divulgação

Durante a programação Pachecão falou sobre “Os desafios da atualidade e a manutenção da qualidade do ensino” e deixou várias mensagens de estímulo para os educadores. “ Graças a Deus que temos alunos com problemas e que nos desafiam. Eles nos inspiram a melhorar e fazer diferente. Ótimo também que estamos em Japeri onde tem uma coletividade que acredita que a educação transforma e nós vamos vencer. Uma escola, um professor muda uma nação, isso porque o professor inspira os seus alunos”.
Durante toda a tarde Hamilton Wernec, doutorando, pós-graduado em educação, pedagogo e professor de ensino superior reconhecido pelo Conselho Federal de Educação abordou o tema “Como lidar com os obstáculos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem”.
“Hoje vivi um grande dia que entrou para a história de Japeri. Com eventos como este é que vamos modificar a mentalidade do povo desta cidade. Estas palestras são uma injeção de ânimo e vontade de modificar. Precisamos aprender a pensar, ensinaram tudo errado. Não canso de falar que precisamos gerar emprego e resgatar os conceitos de família, mas o primeiro passo estamos dando e vamos alcançar nossas metas. O trabalho é lento, mas vamos vencer”, garantiu o prefeito Carlos Moraes.
Para a secretária de Educação, Roberta Bailune, a jornada é mais uma prova dos investimentos que estão sendo feitos na Educação de Japeri. “Agradeço ao prefeito Carlos Moraes que não tem medido esforços para destinar recursos e tem mantido um olhar sensível aos profissionais da Educação”, disse Roberta. “Nós professores lançamos sementes. Espero que todos saiam desta jornada pensando em jogar muitas sementes e modificar o que temos, atualmente”, acrescentou a secretária.
Também participaram do primeiro dia de programação da jornada pedagógica o subprocurador de Belford Roxo, Luciano Silva Barreto Júnior, e o vereador de Seropédica Agnaldo Luiz Pereira, que fizeram parte da mesa de autoridades, ao lado da subsecretária de Educação, Débora Alves, e da gestora da E.M. Darcílio Ayres Raunhetti, Cleide Regina Santana.

error: Conteúdo protegido !!