Visão Geral – 06/09

Bola Cheia

A Secretaria de Educação de Belford Roxo promoveu o seminário ‘Tecendo para Transformar’, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre professoras e diretoras. A Escola Municipal Álvaro Lisboa Braga, que conseguiu reduzir o analfabetismo, principalmente nas turmas de terceiro ano, com o ‘Tecendo para Transformar’ foi citada com louvor no encontro. #Palmas!#Palmas!

 

Bola Murcha

Caramba! O Rogério Lisboa acaba de completar oito meses de governo em Nova Iguaçu e já tem gente perguntando nas redes sociais quem seria o melhor nome para votar nas próximas eleições. Vale lembrar que 2020 dependerá de 2018 e que, de acordo com o ‘voo da vaca’, alguns podem sair antes. #QuemViverVerá.

 

Caxias espera vacinar 80 mil cães e gatos

A secretaria de Saúde de Duque de Caxias, através da Coordenaria de Vigilância Ambiental e Zoonoses, imunizou no sábado (2), na quinta etapa da campanha contra raiva, 5.020 cães e gatos de moradores dos bairros Pantanal e Vila Rosário. A próxima etapa, marcada para o dia 9 deste mês, foi cancelada devido ao feriado, já que muitas famílias costumam aproveitar o feriadão para viajar. A nova data será anunciada na semana que vem. As demais estão mantidas para os dias 16, 23 e 30 de setembro e os coordenadores da campanha esperam vacinar cerca de 80 mil animais. A raiva é uma doença letal transmitida do animal para o homem. O vírus, transmitido através da mordida ou lambedura de um animal, se espalha no sistema nervoso do novo hospedeiro, atingindo diversos órgãos. Após a exposição ao vírus, os sintomas podem surgir a partir do décimo dia da contaminação. A única forma de prevenção da raiva é a vacinação anual de cães e gatos.

 

Brasília, o sonho
de Juninho do Pneu

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, Juninho do Pneu, nunca escondeu de ninguém o sonho de ser deputado federal. Parece que, agora, alçado à condição de comandante da Casa do Povo, com apoio do prefeito Rogério Lisboa, ‘do Pneu’ viu o caminho mais fácil. Lisboa pode apoiar seu homem de confiança no Legislativo em sua pretensão de ser mais um passageiro ilustre da ponte aérea Rio-Brasília, a partir de janeiro de 2019.

 

Dobradinhas na
Câmara

Usando a tática mineira de trabalhar em silêncio, Juninho costura apoio de alguns colegas de Legislativo, que também pretendem alçar voos mais altos. Entre eles, Fernandinho Moquetá é um dos mais animados e já conta com possíveis cabos eleitorais pregando sua pré-candidatura à Alerj, nas redes sociais. “Moquetá tem tudo para ser o melhor estadual que a cidade já teve. Ainda mais na dobrada com Juninho”, vibra um dos adeptos de Fernandinho. Há quem garanta que a Câmara pode montar várias dobradinhas nas eleições do ano que vem.

 

Ponto facultativo
em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita decretou ponto facultativo nas repartições públicas do município, nesta sexta-feira, dia 8 de setembro, em virtude do feriado nacional da Independência do Brasil. O decreto, assinado pelo prefeito Jorge Miranda, diz que o expediente será normal, sob a responsabilidade dos respectivos chefes, nos órgãos cujas atividades não possam ser suspensas, de acordo com as exigências técnicas ou por motivo de interesse público. A decisão foi publicada no Diário Oficial de ontem (5) e está disponível para consulta no site da prefeitura.

 

Japeri terá desfile cívico nesta quinta

Estudantes das 33 escolas municipais de Japeri vão participar do desfile cívico, que acontecerá nesta quinta (7). As primeiras apresentações serão a partir das 8h, na rua Francisco Antônio Russo, no Centro de Engenheiro Pedreira. E a partir das 13h, na avenida Joaquim Leite Serrão, no bairro Chacrinha. Bandas consagradas, como a da Escola Municipal Santos Dumont, prometem surpreender o público. Alunos do Colégio Cenecista Professora Lina Monte Mor (CNEC), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e integrantes de Projeto Social Jovens Brigadistas ?também confirmaram presença.
“Toda comunidade escolar está envolvida. Este ano vamos explorar o tema “Japeri Filhos da Terra. Acredito que emocionaremos o público”, destacou a secretária de Educação, Roberta Bailune.?

 

Transplantes
de córneas

O Programa Estadual de Transplantes (PET) do Rio de Janeiro alcançou o recorde de 576 transplantes de córneas realizados este ano, até agosto, superando o número de procedimentos feitos no passado (575). Em agosto, foram feitos 106 transplantes de córneas, suplantando também o recorde anterior de 96 procedimentos. O anúncio foi feito ontem (5), na capital fluminense. Para o coordenador do PET, médico urologista Gabriel Teixeira, os dois recordes são resultado de uma série de ações iniciadas a partir de 2010.

 

Mil pacientes
aguardam

Entre elas, destacou o fortalecimento dos centros transplantadores, reestruturação da fila, estruturação do programa, melhoria na capacidade de busca pelas córneas. “Enfim, uma série de fatores que culminaram com essa melhora dos números. Isso é reflexo de bastante trabalho ao longo dos anos”.
Já o número de pacientes em fila não mudou tanto. Gabriel Teixeira disse que cerca de mil pacientes aguardam a doação de córneas. “O que mudou foi a transportabilidade do estado”.

 

Para finalizar…

Em 2010, a demora para receber uma córnea era em torno de dez anos. Hoje, está entre um ano e um ano e meio. “O nosso sistema hoje funciona, e diferente do que acontecia no passado, os pacientes ficam no estado para fazer o transplante. Isso acabou trazendo mais doentes para a nossa fila”. Embora o número de pacientes em fila não tenha mudado muito, Teixeira assegurou que é uma fila “que anda”.

error: Conteúdo protegido !!