Alerj, por Ronaldo Ferraz e Pereirinha – 12/09

Martha na PadariaMartha na Padaria

A deputada Martha Rocha, delegada e ex-chefe da Polícia Civil, não tem nenhuma familiaridade com massas e fermento, mas talvez goste de pães e biscoitos. Provavelmente tenha sido essa a razão pela qual apresentou projeto de lei propondo a criação do Dia Estadual do Padeiro, a ser comemorado em 16 de outubro de cada ano. Uma efeméride e tanto, a dos padeiros. Mas incompleta, porque faltaram às festividades as massas, o trigo, os óleos e Idoso aos 60 Proposta do líder do PDT na Assembleia Legislativa regulamente a idade do idoso aos 60 anos e diz que todas as leis estaduais, voltadas ao idoso, devem se adequar a lei federal 10.741/2010, que define o Estatuto do Idoso.

 

Problema de Gestão

Há um grave problema de gestão na rede estadual de saúde, comandada pelo secretário Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa não acompanha. O secretário promoveu a contratação do Instituto GNOSIS para administrar o Centro de Estudos de Diagnóstico do Programa de Imagem, por R$ 22, 620 milhões; e a Associação Lar São Francisco, por R$ 1, 085 milhão, no entanto o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, está prestes a fechar as portas porque a ONG gestora não recebe há seis meses.

 

Síndrome de Down

É da autoria do deputado Jorge Picciani, presidente licenciado da Assembleia Legislativa fluminense, a proposta obrigando os hospitais públicos e privados a fazer o registro e a comunicação imediata do nascimento de crianças com síndrome de Down aos órgãos estaduais competentes, que desenvolvem atividades com pessoas portadoras de deficiências.O objetivo é garantir o apoio, o acompanhamento dessas crianças e a intervenção imediata dos órgãos estaduais, através de seus profissionais devidamente capacitados.

 

Patrimônio Imaterial

O deputado Wanderson Nogueira desceu à serra de Nova Friburgo para dar lições de imaterialidade, mas não de espiritualidade, que é coisa do pai-de-santo Átila, na área futebolística, transformando o Campeonato Carioca em patrimônio cultural imaterial, o que significa dizer que passa a ser coisa eterna, infinita. A proposta, que desagradou o Pezão, segue em frente indiferente aos indiferentes em sua imaterialidade

 

Bobagem da Titia

Menino! A titia é boba, né! Assim diria, um garoto retardado, não! Tardio na adoção, diante da natureza da proposta da deputada Tia Ju no sentido da criação da “Semana de Incentivo à Adoção Tardia”, com o objetivo de…deve ser, ao que parece, obrigar o casal a adotar uma criança ou adolescente “acima da faixa etária de interesse dos candidatos à adoção”. Coisa estranha, né!

 

 

Exames em Abundância

O deputado Luiz Martins, líder do PDT e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, tem uma mente prodigiosa, onde a imaginação floresce e abundam as ideias. Um exemplo dessa fertilidade genuína é o projeto de lei que autoriza, mas não obriga, o governo a disponibilizar aos cidadãos com idade igual ou superior a 20 anos (porque apenas até os 20?) a realizar, nas unidades públicas de saúde e em clínicas conveniadas, 27 exames, do sangue ao de merda.

 

Estímulo aos Esportes

O deputado Chiquinho da Mangueira se associou à colega deputada Enfermeira Rejane para assinar e apresentar projeto de lei propondo a criação de uma política de fomento do futebol feminino no estado do Rio para incrementar o futebol de campo, de salão, society e de areia, com o apoio logístico e financeiro do estado.

 

Fundação Planetário

Os deputados Carlos Osório, Edson Albertassi, Lucinha, Luiz Paulo, Silas Bento, Chiquinho da Mangueira e Waldeck Carneiro assinam o projeto de lei propondo o tombamento, como patrimônio histórico e cultural do estado do Rio, a sede da Fundação Planetário da Cidade, localizado na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, nº 100, na Gávea, Rio. A sede da Fundação, fundada em 19 de novembro de 1970, não é histórica nem cultural, mas simplesmente as atividades ali desenvolvidas são de natureza cultural. Nada mais.

 

Cine Clube

O casal de deputados, Zeidan e Comte Bittencourt, assinam a proposta de incentivo à prática do Cine Clube nas escolas públicas estaduais, com o propósito de manter a integração com a matriz curricular comum, priorizando os filmes nacionais.

error: Conteúdo protegido !!