Scooter Tricity é a aposta da Yamaha

150703 V32Com o travamento do trânsito nas grandes cidades ao redor do mundo, as scooters se tornaram uma das alternativas para quem quer ganhar tempo e manter algum conforto. Suspensão macia, espaço para bagagem sob o banco, escudo de proteção para as pernas e para-brisas para cortar o vento tornam as scooters mais sociáveis que as motocicletas, que exigem uma postura mais esportiva. Por isso mesmo, elas são quase a totalidade – cerca de 98% – dos veículos de baixa cilindrada vendidos na Europa. De olho nesse mercado, a Yamaha apresentou no Salão de Milão, no ano passado, a Yamaha Tricity.
Como o nome já sugere, a Yamaha Tricity é uma scooter de três rodas – duas estão no eixo dianteiro e outra na traseira -, conceito já consagrado pela Piaggio MP3. A Piaggio, inclusive, move uma ação na Justiça contra a Peugeot e Yamaha, por entender que ambas plagiaram sua ideia com os modelos Metropolis e Tricity, respectivamente. A Yamaha Tricity é comercializada na Europa e na Tailândia, onde é produzida. Em território europeu, a scooter de três rodas tem seu valor estipulado em 3.399 euros, algo em torno R$ 12.500.
O triciclo japonês possui 1,90 metro de comprimento, 0,73 metro de largura e 0,78 metro de distância do assento. O peso fica em 152 kg, distribuídos de maneira 50/50 entre as rodas dianteiras e traseira. O motor é um monocilíndrico de 124,8 cm³, quatro tempos e com refrigeração líquida, capaz de render 11 cv de potência e 1,06 kgfm de torque. Junto com o motor, trabalha uma transmissão automática do tipo CVT. Todas essas características reforçam ainda mais a aptidão urbana da motocicleta.
A Yamaha Tricity aposta na simplicidade como ponto forte. O painel da motocicleta é de fácil percepção e tem poucos comandos. A tela de LCD traz velocímetro digital na parte central, com relógio e nível de combustível à esquerda e temperatura externa e computador de bordo à direita. Abaixo desse visor, uma fila de luzes-espia dá outras informações ao condutor. Na parte interna do escudo, próximo à ignição, há um gancho para se pendurar uma bolsa ou uma mochila. Sob o banco, o compartimento de carga tem capacidade de 20 litros e é capaz de comportar um capacete fechado. A Tricity traz tanto cavalete central quanto lateral para facilitar na hora de estacionar.
A scooter de três rodas possui dois discos de freios no eixo frontal, um para cada roda, e um disco simples atrás. Ambos são acionados mediante o sistema UBS – Sistema de Frenagem Unificado – que distribui a pressão de frenagem entre as rodas, independentemente de o piloto acionar apenas um dos freios. A suspensão dianteira é composta por dois garfos separados, um para cada roda. Os amortecedores funcionam de forma conjugada, para equalizar o comportamento nas curvas – o garfo interno nas curvas tem de se encurtar enquanto o externo tem de se alongar. A suspensão traseira traz um tradicional sistema bichoque.

por Raffaele Grosso
Auto Press

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