OAB premia alunos por redações sobre meio ambiente

Os alunos Isabele Vitória e Isaque Mendonça ao lado da professora Denise Moura
Fotos: Davi de Castro/Jornal de Hoje

A Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Nova Iguaçu, premiou os alunos que apresentaram as melhores redações sobre o tema “A OAB e a Educação Ambiental”. A premiação aconteceu na quinta-feira (21), no auditório da instituição, situada na Rua Humberto Gentil Baroni, 137, Centro.
O presidente da OAB, Jorge Rosenberg, aproveitando a data em que se comemora o Dia da Árvore, falou aos alunos e professores sobre a importância de se preservar o meio ambiente, e a advogada Laura Magalhães, especializada em educação ambiental, exibiu o vídeo sobre reciclagem e sustentabilidade.
Redações premiadas
De acordo com o advogado Duwett Catramby, presidente da Comissão do Meio Ambiente, participaram do Projeto, que marca o 2º Encontro do Meio Ambiente, promovido pela OAB, vários estabelecimentos escolares, tanto da rede pública quanto da rede particular de ensino de Mesquita e de Nova Iguaçu. Ele lamentou, porém que, “no momento em que o mundo precisa de educação ambiental para salvar vidas e o planeta, muitos alunos deixaram de participar da solenidade porque a prefeitura de Nova Iguaçu não liberou ônibus para o transporte deles”.

O professor Walter, Duwett, Erika Brígida, Jorge Rosenberg, Laura Magalhães, Jorge Luiz Moura, Paulo Tadeu e Orides Júnior
Fotos: Davi de Castro/Jornal de Hoje

Os alunos premiados foram Isabele Vitória Mello Braga, Renata Santos Ataíde e Isaque Mendonça Paiva, todos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Geração Feliz, situado no bairro de Juscelino. Eles receberam relógios e tablets como prêmio. Também foram homenageados com diplomas os professores Walter Marques de Castro (diretor), Danielli Mesquita Mello Braga, Marcela Muniz Galamba e Denise Moura.
A lição do ambiente
O vídeo apresentado por Laura Magalhães mostra a utilidade da reciclagem para a sobrevivência e a sustentabilidade do planeta e, consequentemente, das vidas. E cita que a reciclagem de uma tonelada de papel evita o corte de 50 a 60 eucaliptos; de plástico, uma tonelada de petróleo será poupada; e a reciclagem de uma tonelada de latas de alumínio ajuda a economizar 95% d energia elétrica. Jorge Rosenberg, dirigindo-se aos alunos, explicou que “muitos países estão enviando foguetes para pesquisar o espaço, porque já preveem que nosso planeta sofrerá um colapso, já que, há cerca de 10 mil anos, o homem está destruindo nosso meio ambiente”, avisa.
>>Palestra – No dia 23 de outubro, a partir das 19h, haverá palestra, ministrada pela professora Laura Magalhães, no mesmo local, sobre “meio ambiente e responsabilização” e suas implicações no direito cível, penal, administrativa e fiscal. Ainda segundo Duwett, haverá posteriormente, um curso regular sobre o tema. Mais informações pelo telefone (21) 2765-5500 e e-mail: novaiguaçu@oab.org.br.

 

por Davi de Castro (davi.castro@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!