Secretaria de Direitos Humanos lança Disque Idoso

A partir desta segunda (02) o Rio de janeiro terá um canal exclusivo para denúncias e informações voltadas para as pessoas com mais de 60 anos. Maus tratos, violência, dúvidas sobre direitos, episódios de preconceitos, entre outros, poderão ser denunciados através do Disque Idoso – (21) 2334 5500. A Central Telefônica funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h.

O canal é lançado no mês em que a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) conta com uma programação voltada para a pessoa idosa. Durante o mês de Outubro, dedicado a essa população, a secretaria promoverá palestras, feira de serviço e até um baile de dança para a terceira idade.

O alto número de ligações por parte dos idosos no Disque Combate ao Preconceito, lançado em agosto deste ano pela SEDHMI, foi o que motivou a iniciativa. No primeiro mês de funcionamento do canal, 37% das denúncias recebidas foram feitas por idosos.

“O volume de demandas da população idosa nos surpreendeu, já que o canal também recebe queixas de racismo, intolerância religiosa e outros tipos de preconceito. Isso mostra que ainda temos muito que avançar para garantir os direitos da população idosa. Esse disque é fundamental para que possamos identificar as maiores dificuldades e estabelecer ações efetivas”, diz o secretário de Direitos Humanos Átila Alexandre Nunes.

As principais reclamações das pessoas com mais de 65 anos, recebidas pela SEDHMI, são referentes ao transporte público, informações sobre direitos e denúncias sobre violência.

error: Conteúdo protegido !!